Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[Enquete] Melhorias para o Fórum 2016

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.

Sugestões de melhorias

Portal separado para os jogos feitos pela comunidade
26
35%
Sistema de medalhas e premiações sendo exibidas no perfil
19
26%
Sistema de reputação em posts feitos por membros
4
5%
Sistema de classificação de tópicos por meio de estrelas
4
5%
Widget de "Hall da Fama" com jogos em destaque
21
28%
 
Total de votos: 74

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Enquete] Melhorias para o Fórum 2016

Mensagem por banny » Qua Out 12, 2016 8:12 pm

Prezados, antes de mais nada gostaria de frisar que tenho nenhuma intenção de entrar em conflitos desnecessários, todavia acho muito importante atentar para o fato que ainda em meados de Agosto eu havia postado dizendo-
considero uma boa prática alimentar periodicamente a comunidade com o andamento dos trabalhos afim de evitar conjecturas
A verdade é que após aquele período só recebi algum feedback relativo ao assunto agora com a postagem do caro MrRafael (alerta de subscrição do tópico por email). Imagino que a justificativa será a mesma, ou seja, não há pessoas na equipe de gerência com disponibilidade para gerir, simples assim.
É curioso apenas que em Setembro a funcionalidade do botão para excutar HTML5 diretamente no post tenha sido implementada de imediato. Naturalmente era algo muito mais simples que os itens aqui abordados, mas demonstra como pequenas ações podem perfeitamente acontecer quando existe empenho real.
Talvez a pergunta que realmente deva ser feita é- O objetivo dos "proprietários" do sistema é a melhoria contínua enquanto comunidade de suporte ou estabelecer uma margem satisfatória de receita com propagandas no servidor?
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Enquete] Melhorias para o Fórum 2016

Mensagem por Superbomber » Qua Out 12, 2016 9:46 pm

Banny nem precisa esperar a resposta da staff.(se é que vai haver)

Pelo número de acessos diários ao fórum é fácil calcular que a receita gerada não chega nem próximo de cobrir os gastos mensais no servidor.

A verdade é que nunca foi uma boa ideia esta migração, eis o resultado.

As pessoas que estão a cargo destas ditas tarefas não tem tempo(ou desejo?) para empenhar no avanço do fórum. Fazendo empacar no nível em que estamos.

Há avanço, só não como é necessário para o fórum crescer ao nível desejado imediatamente.

Não adianta cobrar respostas de algo que está em evidência e que já foi esclarecido pelo gabrielsch.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Enquete] Melhorias para o Fórum 2016

Mensagem por banny » Sex Out 14, 2016 10:58 am

De fato não espero posicionamento algum, até porque os ""responsáveis"" se mantém convenientemente fora das discussões (ou discutem somente o que lhes é de agrado).
Tenho o costume de traçar paralelos afim de melhor ilustrar as situações, mas como disse antes, não pretendo entrar em atritos. É de se questionar, no entanto, o nível de comprometimento dos referidos para com a comunidade.
Em qualquer fórum de suporte que se preze, cargos de gerência são sempre ocupados por indivíduos com alto índice de frequência/participação e profundamente inteirados do que se passa naquele ambiente. Chega a ser cômico ler algumas passagens do chatbox daqui (por exemplo) onde os mesmos demonstram abertamente desconhecer por completo as postagens e projetos que foram destaque naquela semana/etc.
Não me convence esta justificativa da falta de tempo quando não há o menor indício de esforço pessoal, ou será que fornecer um feedback como o usuário MrRafael citou é tão mais complicado que postar memes de gatos no Facebook?
Quanto à questão dos Ads, não se esqueça que para um host que já era de posse e há muito estava inutilizado (ou sub-utilizado), abater 20 ou 30% da mensalidade já seria motivação suficiente para se apropriar daquele movimento de page views.

EDITADO
Caros, parece que em resposta ao clamor da comunidade por uma posição da gerência obtivemos a seguinte atualização-
gabrielsch escreveu:Tópico atualizado com a nova tag .
Mais atualizações estão por vir, fiquem atentos!

Não sei se tento me enganar acreditando que foi apenas um "timing" falho ou perco a pouca esperança que me resta com esta demostração medíocre de trabalho.
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Aclive
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 34

Re: [Enquete] Melhorias para o Fórum 2016

Mensagem por Aclive » Ter Out 18, 2016 11:18 am

Bom, sou muito novo no Fórum, então fico com um pouco de receio em opinar (e isto não tem nada a ver com a Glória Pires! rs).
Já que é um tópico sobre melhorias, faço alguns comentários sobre os tópicos da enquete e deixo algumas sugestões no final.
[1] Portal Separado para Jogos da Comunidade - Ué, já temos o Fórum, isto aqui não é um portal? Os membros trocam ideias aqui, mostram seus trabalhos aqui, aprendem aqui, divulgam aqui. Quando cheguei no canal, o que mais me surpreendeu não foi a ferramenta GMS - inclusive sempre deixei claro minha opção por ela foi exatamente por ter encontrado este portal (o fórum) em português, com membros brasileiros, para trocar ideias e aprendermos juntos. 
[2] Sistema de medalhas e premiações - Tenho uma opinião formada sobre isto. Não gosto de medalhas e premiações, não de forma tão subjetiva assim. Sempre acreditei que um sistema de "estrelinha" afasta mais as pessoas do que as aproxima. Isso aqui é um lugar feito para aprender a criar jogos, falar sobre isso, utilizar a ferramenta GMS e outra qualquer de interesse do usuário. A melhor "medalha" que um membro pode receber é o aprendizado, é ver seu game sair do papel e ganhar vida, é terminá-lo. E, quem sabe colocar nos créditos - agradecimentos: ao forum da TGM Brasil e aos seus membros que contribuíram para a realização deste projeto.
[3] Sistema de reputação - Penso que isso pode acontecer em oculto. João entrou no forum para aprender e ajudar. Os moderadores tem observado isso, beleza, deixa João quieto. Pedro entrou no fórum para fazer zuação, pilhéria, sacanagem. Os moderadores enviam uma advertência (em oculto) e se persistir, simples, exclui o sujeito e pronto. Isso aqui é uma comunidade, somos todos iguais, não importa se você já sabe fazer um game completo ou se não sabe nem fazer um "hello world"! Tá aqui, é igual, temos que lutar para sermos uma comunidade equânime. Se um membro se acha mais evoluído, então ele não serve mais a comunidade, deve buscar outros patamares. Fui membro da Unidev por anos, era uma maravilha lá, adorava. De repente, uns começaram a acreditar que eram melhores que os outros, que sabiam mais que os outros, e pelo numero de postagens e estrelas, e condecorações e avatares maravilhosos, as coisas foram ganhando um ar estranho. Eu me senti incomodado, passei a ficar quieto, deixei de postar tutoriais, e fui saindo aos poucos. Conversava com os amigos que não entraram neste tipo de jogada e por fim, ficou insuportável. Não dava para ler nada que era interessante, que contribuísse para algo a respeito de games. Faz anos que não vou lá, pode ser que tenha mudado e tomara que tenha. Faço votos.
[4] Sistema de classificação de tópicos por meio de estrelas: Isso acho legal, ótimo.Um tópico com estrelas mostra a relevância do mesmo. Quando estou estudando e procuro algo na internet e vou a fóruns que não sou cadastrado, tópicos em estrelas sempre chamam minha atenção e digo que na maioria das vezes o conteúdo que tem lá é muito bom. Meu voto foi para esta opção.
[5] "Hall da Fama" com jogos de Destaque: Bem, eu tiraria o "Hall da Fama" e deixaria apenas "jogos prontos feitos pelos membros da comunidade tgm (mesmo que não seja no GMS". Isto mostraria que a comunidade está produzindo. Inclusive, isto poderia ser estimulado através de Contest.

Então, falando de Contest ou Game JAM, e vou recorrer a wikipédia para o que é uma Game JAM:

"Um game jam é um encontro de desenvolvedores de jogos para efeitos de planejamento, concepção e criação de um ou mais jogos dentro de um curto espaço de tempo, geralmente variando entre 24 e 72 horas"

Poderíamos organizar contest sobre games, com temas específicos com duração maiores, 1 mês, ou 2 meses. Temos que lembrar que muitos membros trabalham, estudam, tem suas atividades. No final, teríamos um tópico referente a este constest (ou essa Game JAM prolongada) com os jogos que foram finalizados e discutiríamos com os membros sobre os trabalhos que não foram finalizados, para traçar metas, dar dicas, trocar ideias. No final, cada game desse pode ir parar no itch.io ou Game Jolt, enfim. 
Bom, fica ai a sugestão. Um fórum de games como este tem tudo para produzir e muito, acho que estamos produzindo, quero dizer, produzir mais... mais conhecimento, mais jogos, mais diversão.
Até

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Enquete] Melhorias para o Fórum 2016

Mensagem por Superbomber » Ter Out 18, 2016 2:23 pm

Aclive, tivestes um ótimo posicionamento, e por isso acredito que mereça uma resposta.

1) O "portal" separado é para dar destaques aos jogos. O objetivo seria as pessoas terem o fórum como publicação de seu jogo, uma "propaganda" gratuita de seu trabalho.

2) O dito sistema de medalhas surgiu de uma sugestão minha.
A ideia (da minha sugestão) era um sistema de certificação(ou como quisessem chamar) que servisse como "portfólio" para o membro.

Algo que seria útil para começar trabalhos profissionais em grupo. Já que o contratante saberia o nível de habilidade do membro.
Pensei em coisas como testes(não teste, tipo "faça um joginho". Teste, tipo "ENEM") para programadores, ou avaliações para artistas, e outros feitos que pudera expressar suas respectivas habilidades.

Creio que o sistema de medalhas e etc seja de utilidade como a minha sugestão descreve.

3) O sistema de reputação é muito utilizado em ambientes sérios.
Stack Overflow, Freelancer, etc.( Mercado Livre :P )

Até a Wikipédia zela pela reputação de seus editores. Embora não haja um sistema de reputação propriamente dito, é completamente imoral(e rápidamente revertido) remover qualquer tipo de alerta em suas respectivas páginas de discussão. Que será utilizado para analisar o comportamento do editor para promove-lo ou por outros editores para identificar vândalos.

Um sistema de reputação é de utilidade óbvia.(Reputação :yes: )
E se oculto, sua utilidade é inexistente.

--------------------
Aclive disse:

Bom, fica ai a sugestão. Um fórum de games como este tem tudo para produzir e muito, acho que estamos produzindo, quero dizer, produzir mais... mais conhecimento, mais jogos, mais diversão.
Até
É evidente que você vê o desenvolvimento de jogos apenas como um passa-tempo ou "diversão".

Existe dois tipos de pessoas que podem frequentar este fórum.
As que querem aprender, e as que sabem e (talvez) vão fazer um jogo.

Para quem quer aprender(ou passar o tempo), isso aqui está ótimo.
Mas para quem quer realmente fazer algo sério...

Tanto que, os do segundo tipo não frequentam o fórum. Existe alguns poucos, mas eles não tem nada para fazer aqui.

Esse é o motivo de eu ter sugerido mudanças, onde minha sugestão resultou nesta enquete.

Bye. :flw:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
Aclive
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 34

Re: [Enquete] Melhorias para o Fórum 2016

Mensagem por Aclive » Ter Out 18, 2016 6:21 pm

Oi Superbomber,
Quero deixar bem claro que as críticas e sugestões foram postadas de modo construtivo. Nessa nova releitura, você explicando os motivos das mudanças, ai sim, tudo parece fazer bem mais sentido. E não é uma mudança de opinião simplesmente porque você respondeu ao tópico, mas é algo que vejo, pelas propostas que vc sugere, que realmente são melhorias válidas e eu as apoio 100% da forma como colocou em seu texto. Muito bom... 
Sou novato, estou aprendendo, me divirto em aprender, mas não se trata apenas de um passatempo e diversão. Quero muito levar isso tudo a sério, tanto que me posicionei no fórum. Acho importante as pessoas se posicionarem, com ideias, sugestões e críticas que sejam construtivas, que vão acrescentar algo. Por isso estou aqui, quero ajudar e claro, ser ajudado, sempre! 
Valeu.

Avatar do usuário
dbpfahl
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 6

Re: [Enquete] Melhorias para o Fórum 2016

Mensagem por dbpfahl » Sáb Out 29, 2016 4:34 pm

Eu votei na criação do portal e também do hall da fama, porque eu acredito que é necessário não só para incentivar os criadores dos jogos bons que recebem visibilidade, mas também para inspirar outros a irem atrás de projetos maiores.
Sou novato no fórum e ainda não sei muito sobre desenvolvimento de jogos, mas já estive em outros fóruns, como o MRM onde existe espaço para formação de equipes, porém, por não saber muito, nunca consegui entrar em uma, pensando nisso, outra ideia que eu dou seria a criação de um sistema para formar equipes com a intenção de treinar iniciantes (como eu) e assim levar as pessoas a aprender a trabalhar em equipe e entender o ritmo da criação de jogos.
Não tenho algo muito específico em relação a isso, é só uma ideia mesmo, acho que assim diminuiria a distancia entre querer criar jogos e realmente cria-los.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante