Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

[Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por Superbomber » Sáb Jul 16, 2016 1:40 pm

O fórum melhorou bastante desde a mudança, devo admitir. Mas acredito que o foco está muito alto em perguntas e respostas, e estão se esquecendo dos jogos e dos desenvolvedores.

O que quero dizer, é que um desenvolvedor aqui não há muita vantagens em utilizar o fórum. E os jogos não passam de meros projetos para passar o tempo.

Minha dica é que deixem o fórum e os jogos lado a lado. Ao invés da pagina principal ser o forum, ser um portal mostrando melhores jogos, jogos recentes, pesquisa de jogos, separar jogos por categoria, etc. Basicamente como um site de jogos.(assim chamando atenção de gamers e ao mesmo tempo beneficiando os desenvolvedores.)

Também recomendo facilidades para os desenvolvedores, como facilitar a criação de equipes(ala grupos no facebook), testes que dariam uma espécie de pontuação para mostrar as habilidades do membro(algo como ganhar um certificado ou medalha) e quem sabe futuramente, facilitar a venda de seus jogos.(e possibilitar a postagem da source code para os jogos opensource)

Bem e basicamente isso, acho que tinha mais algo a dizer... Mas me esqueci ._.'
Flw galera. :D
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
Shiverzero
Artista
Artista
Reações: 0
Mensagens: 7

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por Shiverzero » Sáb Jul 16, 2016 2:56 pm

Concordo com tudo que você especificou no tópico, esse fórum morreu para mim quando o foco deixou de ser criar jogos para apenas focar na parte teórica, dá pra notar a diferença observando como o antigo fórum tratava jogos feitos pela comunidade (foco no Hall da Fama, display de jogos, avaliadores, sistema de notas no perfil e medalhas) enquanto nesse fórum, mal dá pra saber onde postar projetos completos sem procurar, que supostamente devem ser postados em suas respectivas áreas de Game Engine, se não notaram, faz parecer que os jogos postados aqui não passam de protótipos e exemplos.

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por banny » Dom Jul 17, 2016 10:17 am

Os senhores estão completamente equivocados. A melhor mudança que já ocorreu neste recinto foi a troca de um ambiente infantilizado (dezenas de recém-chegados ao mundo da programação postando minigames absurdamente precários) para um espaço de formação semi-profissional (desenvolvedores iniciantes buscando competências em Game Design).
Não se deve tentar vender feijão para plantadores de feijão! Este é um raciocínio básico que qualquer pessoa com aptidão para a área de exatas deveria possuir.
Existe sim uma deterioração da comunidade, mas por resultado de má gerência. Willy nos trouxe um salto cavalar na qualidade do sistema após a migração, mas não recebeu o devido apoio da comunidade e hoje temos de amargar este retrocesso.
As pessoas aqui são teimosas, não querem sair de suas "cascas" e enxergar o mundo lá fora. Nunca houve um projeto da Game Maker Brasil que tenha alcançado expressividade na cena Indie, e sinceramente jamais haverá uma vez que continuam estreitando a visão para publicações restritas ao grupinho de amigos.
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por Superbomber » Dom Jul 17, 2016 10:40 am

Acho que você foi quem se equivocou... Vou começar pelo fim: "continuam estreitando a visão para publicações restritas ao grupinho de amigos"

Oque sugeri basicamente e para acabar com isso. :D
Veja, quando falei sobre destacar os jogos... Basicamente falei em criar um repositório para jogos(baixaki jogos, por exemplo)

Com um sistema de notas e etc. Os desenvolvedores poderiam utilizar esse próprio para publicar seus jogos, não só para o grupinho de amigos ou a galera do forum, mas para o publico geral de gamers(lembra o que falei sobre chamar a atenção dos gamers?)

E sobre o que eu disse para vender seus jogos, já deixa claro que o objetivo e ser algo profissional... Afinal se o objetivo não fosse o publico em geral, não haveria o que mudar pois já ha uma área de downloads ._.'

Agora voltemos para o início: "para um espaço de formação semi profissional"

Eu não chamaria assim o forum atual... E o que sugeri sobre testes faria um ambiente bem mais profissional..
Não uma competição, algo como uma prova/curso para provar-lhes suas habilidades... Ala http://freelancer.com/

Assim desta forma, facilitando contratações para trabalhos profissionais.
Flw :flw:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por banny » Dom Jul 17, 2016 12:29 pm

Caro, isto não passa de uma utopia. Cite apenas 1 (um) exemplo de comunidade frequentada por desenvolvedores de jogos digitais que tenha uma biblioteca de projetos finalizados com visitação ativa!
O perfil dos usuários do Baixaki jogos, Uol jogos e correlatos é basicamente o fanboy que passa o dia discutindo sobre como a plataforma preferida é superior às demais, fazendo uso de argumentos como "meu console/etc roda com 5 fps a mais que o seu".
Por qual razão um sujeito assim frequentaria tal repositório? Que tipo de jogos ele esperaria encontrar por aqui?
Ainda que hipoteticamente atingisse este objetivo, como o desenvolvedor - principal figura deste espaço - se beneficiaria com a presença daquele grupo? Francamente, bastam 2 minutos lendo comentários nos sites supracitados pra concluir que o suposto feedback dos mesmos é tão descartável quanto o antigo sistema de avaliadores que colocava um completo leigo para ponderar trabalhos de membros com 4-5 anos a mais de experiência.
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
rodrigomendes
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 11

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por rodrigomendes » Dom Jul 17, 2016 1:17 pm

Bom, eu comecei a fazer jogos em 2006 com o game maker 6. Eu frequentava o gmbr desde o comecinho e tambem outros foruns sobre gmbr que eram muito bons. Ja criei o meu forum na epoca, o brasilgame.forumbraisil.net que ja chegou a ter mais de 100 membros onlines e muitas postagens, mas o forum que vingou mesmo foi o gmbr forumeiros do janx, cabecao e o pessoal. Por um bom tempo fiquei fora do mundo dos jogos, e voltei recentemente e me deparo com o fato que o gmbr nao existe mais o.O virou arquivo. Cade o pessoal das antigas? aqueles jogos maneiros do forum? varios projetos e pessoas fervilhando com ideais ? Eu tambem acredito que o foco do forum seja o produto do assunto tratado sobre o mesmo ou seja, o assunto eh game maker, o produto eh jogo. O foco deve ser este, mas claro que temos que ter espaco para todo o programa em si, artes, som, engine, etc.  Espero mesmo que este forum consiga atingir este objetivo de estar sempre cheio e cheio de pessoas cheias de ideais.

(desculpem a acentuacao, estou sem acentos no teclado)
Portfolio:

2009 - Pro-Shoot Striker
2009 - Cubo 2
2008 - Smash !!!

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por Superbomber » Dom Jul 17, 2016 4:13 pm

Meu caro @banny, você esta com dificuldades em entender.
Não quero que gamers entre no forum...que parte de "colocar os jogos e o forum lado a lado" você não entendeu? Tgmbrasil.com.br e um site e não um puro forum como na gmbr, pode-se muito bem fazer um site de jogos(algo como um google play) e um forum em paralelo, SEPARADOS.
Mas a ideia e que os desenvolvedores possam postar seus jogos, tanto os que participam do forum, como não.
Por enquanto como o champs ali disse, não ha ninguém que faca jogos completos com intuito de publicação por aqui... Mas você já viu medico fazer curso de enfermagem?
Se não ha profissionais participando do forum, e porque eles não tem motivos para isso... Mudanças como essas mudariam o nivel das pessoas que queriam participar do forum. E não ha nada de utópico nisso, algumas simples edições e um investimento de no maximo 100 reais em publicidade e teremos um excelente avanço no forum.
Uma coisa e você não concordar com minha opinião, outra e dizer que ela esta "equivocada". Estou baseando minhas dicas em sites como o freelancer, que funciona perfeitamente.(mas claro, adaptando coerentemente ao forum)
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por guimaraf » Dom Jul 17, 2016 4:32 pm

Concordo com o @Superbomber, o forum precisa necessariamente ter uma página inicial, não apenas forum.
Seria ótimo ter um it.io brasileiro, porém isso vai demandar tempo de desenvolvimento e até custos, dependendo do que for colocado.

Não é somente aqui que profissionais não postam jogos em forum, hoje em dia os estúdios estão criando seus sites, postando informações dos seus trabalhos nele, o modelo forum pelo menos no Brasil está com baixa aceitação, porém muito necessário para organizar informações.

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por banny » Dom Jul 17, 2016 4:49 pm

Realmente, tenho muita dificuldade em entender como vocês pensam nisso como algo factível. Criar um subdomínio e jogar uma página tosca com talvez 4 ou 5 jogos de baixíssima qualidade não chega nem longe deste cenário mirabolante que está descrevendo.
Olhe ao redor, ninguém aqui produz nada. Esperar que pessoas qualificadas migrem de outros portais apenas por terem adicionado MAIS UM espaço vazio (vide seções daqui) é até subestimar uma utopia.
Uma coisa é desejar ver a comunidade crescer, outra é sonhar com soluções mágicas para atrair movimento. Você não abre uma loja em uma viela, não é um bom ponto comercial (para bom entendedor, o paralelo aqui é óbvio).
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por Superbomber » Dom Jul 17, 2016 5:24 pm

Cara, você está menosprezando o forum e seus membros. E acho que você se esqueceu que estamos falando de JOGOS.
Quantos sites horríveis e mal feitos, poluídos de ad's eu já vi terem milhares de acessos por dia...

Todos grandes sites começam com pouco conteúdo, ou acha que esse forum já foi criado com milhares de tutoriais inclusos?

E você me parece não esta lendo direito... Essas alterações são justamente para chamar atenção de desenvolvedores, pode ser que "ninguém faca nada por aqui", mas com facilidades novos desenvolvedores e atuais passariam a fazer.

Como por exemplo o sistema de equipes que citei, poderia ate ter uma especie de pagina para poderem descrever o grupo e seus feitos.(jogos ou quem sabe um grupo de sonoplastia? Artistas graficos? Ótima maneira de vender seus trabalhos.)

Seu modo de pensar e muito estranho, não quer mudanças ao mesmo tempo que critica o estado atual. o.O
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
Rouca_SG
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 22

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por Rouca_SG » Dom Jul 17, 2016 5:35 pm

Eu acho que poderiam dar mais destaque aos jogos ou projetos publicados.
Poucas pessoas publicam porque não tem muita visibilidade aqui.
Um exemplo disso são os concursos... A pessoa ganha, mas não recebe nenhum destaque, nem mesmo o seu jogo. somente um post comum falando do ganhador ou das pontuaçoes gerais que logo vai se substituida por publicaçoes mais recentes.
Eu pelo menos não percebo a visibilidade dos jogos. Se eu faço uma demo de um jogo, é para as pessoas verem, se interessarem e jogarem, porque quero feedback para o produto final. 
Isso não acontece muito por aqui, então não chega ser muito animador publicar, entendem o que quero dizer?!
Uma coluna mostrando os ultimos projetos publicados, ou destacando os jogos mais curtidos, ou qualquer coisa assim, deixaria esse forum mais "atraente" nesse sentido;

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por Superbomber » Dom Jul 17, 2016 5:56 pm

Olha EU MESMO posso pagar uma publicidade para o forum, mas não faria isso se o forum não tem uma estrutura adequada.
Estratégia e investimento não é "uma solução mágica" e nem "uma ideia utopica" como o banny citou.

Uma coisa é ele não ser capaz de fazer algo do tipo, outra é ele dizer que nós não somos.
Não baixem suas auto-estimas por causa de pessoas do tipo, fazer esse forum grande é possível e garanto que não necessita de um investimento financeiro muito grande.

Infelizmente estou sem meu PC, mas podem contar comigo para dar um apoio, e quem sabe ajudar com money dependendo da ocasião.

É minha ultima manifestação neste tópico, esta claro que o banny só quer nos menosprezar só porque ele não e capaz de fazer algo do tipo... Alem de querer tratar opinião alheia como errada, e querer impor a dele como certa.
A descrição perfeita de um...cara.

(Não adianta, a treta me persegue)
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por banny » Dom Jul 17, 2016 6:54 pm

Lamento fortemente que seus argumentos tenham dado lugar a ofensas gratuitas. Não entro em um debate para ficar sofismando, logo meus apontamentos são realistas, por mais frios que possam parecer.
Por outro lado, isto não lhe oferece qualquer impedimento para ter a atitude de alavancar sua ideia, montar um caso de uso (algo palpável) e posteriormente apresentá-lo aqui. Uma coisa posso lhe afirmar com muita segurança, se ficar apenas na expectativa que a equipe de direção do fórum tenha a iniciativa de implementar sua proposta, irá se decepcionar.
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Noob4Fun
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 37

Contato:

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por Noob4Fun » Seg Jul 18, 2016 4:09 pm

Eu sou membro desde do gmbr. para mim o gmbr era tudo o que precisava para tirar as minhas duvidas ter apoio, opiniões, tutoriais de qualidade, membros ativos em cada segundo do dia... Para mim a gmbr estava muito melhor do que esta este, até achava os administradores mais atenciosos e ativos que aqui. Para mim mudar o forum foi uma perda de tempo e de membros. Se não houvesse esta mudança o forum estaria bem melhor. Eu estou aqui porque nao encontro um melhor que este...

Avatar do usuário
chicoweb
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 135

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por chicoweb » Ter Jul 19, 2016 11:54 am

Rouca_SG escreveu:Eu acho que poderiam dar mais destaque aos jogos ou projetos publicados.
Poucas pessoas publicam porque não tem muita visibilidade aqui.
Um exemplo disso são os concursos... A pessoa ganha, mas não recebe nenhum destaque, nem mesmo o seu jogo. somente um post comum falando do ganhador ou das pontuaçoes gerais que logo vai se substituida por publicaçoes mais recentes.
Eu pelo menos não percebo a visibilidade dos jogos. Se eu faço uma demo de um jogo, é para as pessoas verem, se interessarem e jogarem, porque quero feedback para o produto final. 
Isso não acontece muito por aqui, então não chega ser muito animador publicar, entendem o que quero dizer?!
Uma coluna mostrando os ultimos projetos publicados, ou destacando os jogos mais curtidos, ou qualquer coisa assim, deixaria esse forum mais "atraente" nesse sentido;
A única coisa boa pra se tirar disso tudo aí que tão falando é justamente o assunto principal mesmo, os jogos perderam o foco, isso afasta quem já é experiente na programação, entrar aqui só para ensinar é satisfatório sim, mas não pode ser só isso que viemos fazer aqui. Gostaria de feedbacks nos meu games, não tem, então para que estou publicando eles aqui.

Agora porque não tem feedback? 
Não acho que seja a causa principal, mas é também porque tem poucos acessos os post dos jogos, e por exemplo se eu coloco um game aqui hoje, amanhã ele já sumiu, é assunto ultrapassado, se niguem der up (Coisa que não pode), sele ele ficasse em uma vitrine seria diferente.

Apoio a volta do formato de adminstração láaaa de tras do forumeiros com medalhinhas, ranking com letras, reputação, área de hall da fama, destaque do mes, destaque de design, etc...
Meus games:
Jump James - Aventura/Estratégia/Robô
Freedom of Pala Pala - Aventura/Estratégia
Prisioneira - RPG/Bloco/Ação

Avatar do usuário
Noob4Fun
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 37

Contato:

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por Noob4Fun » Ter Jul 19, 2016 3:40 pm

E que tal meterem os vossos jogos em assinatura?

Avatar do usuário
junior.rod2
Moderador
Moderador
Reações: 0
Mensagens: 101

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por junior.rod2 » Ter Jul 19, 2016 4:47 pm

Sou totalmente a favor da criação de tal portal ou página focada em promover a divulgação dos projetos aqui publicados, sei bem como é desanimador trabalhar semanas em um projeto para não receber nenhum feedback.
Porém, não é para dizer isso que vim aqui, mas sim para ressaltar que vocês deixaram o assunto principal de lado, apenas para discutirem quem é melhor que quem e ofenderem uns aos outros aparentemente sem motivo algum.
Então finalizando essa mensagem gostaria de citar um trecho das regras do fórum " Respeito é a base de tudo, se eu te respeito você me respeita. E esse respeito é essencial para se criar um bom ambiente de trabalho e diversão. Aqui você não é melhor que nenhum outro usuário."

Avatar do usuário
Dust
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 109
Localização: Santa Catarina

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por Dust » Ter Jul 19, 2016 5:18 pm

Seria bacana uma espécie de Hall Of Fame, como na old gmbr. A galera gosta de ter um projeto bem pregado e bem martelado no forum, ainda mais em um tópico bem atraente por assim dizer xD...
Também, a cada resultado de uma competição oficial do forum, o champião poderia ganhar uma espécie de trofeu, ou medalhas, ou uma conquista, que ficaria logo abaixo da foto de perfil. por exemplo como nesta ibage
Ideias e Ideias, q possivelmente não serão acrescentadas ao fórum :V

Avatar do usuário
7f55842f
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 33

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por 7f55842f » Ter Jul 19, 2016 7:16 pm

Ué, apagaram meu comentário? Cadê o direito de expressão?

Quando a staff e administradores tiverem maturidade suficiente pra replicar um comentário, sem a necessidade de suprimir, essa comunidade poderá ter alguma chance de se desenvolver, chega a ser ridículo que precisem apagar um post.

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por gabrielsch » Ter Jul 19, 2016 7:33 pm

7f55842f escreveu:Ué, apagaram meu comentário? Cadê o direito de expressão?

Quando a staff e administradores tiverem maturidade suficiente pra replicar um comentário, sem a necessidade de suprimir, essa comunidade poderá ter alguma chance de se desenvolver, chega a ser ridículo que precisem apagar um post.
Realmente existiam posts seus nesse tópico, se elas foram excluídas então foram excluídas permanentemente, caso contrário uma mensagem informando a ação estaria presente no lugar delas. Uma coisa parecida aconteceu no meu tópico de gerador de labirintos mas nesse caso foram apenas duas mensagens de usuários diferentes.
Sobre o tópico, não vou me manifestar ainda mas tenham certeza que estou de olho.
Imagem

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes