Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[Guia] Criar jogos? Por onde começar? Veja aqui!

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

[Guia] Criar jogos? Por onde começar? Veja aqui!

Mensagem por All-x » Dom Mai 22, 2016 5:52 pm

Seja bem-vindo ao mundo da criação de games!

Este guia irá lhe ajudar a ingressar na fantástica 10 ª Arte

Você também pode fazer a leitura do artigo Como se tornar um desenvolvedor, com dicas preciosas para o desenvolvimento de games.

1 - ESCOLHA DA FERRAMENTA:

Antes de tudo você precisa escolher que ferramentas irá utilizar para produzir seu game. Claro que você pode fazer tudo do 'zero' usando ferramentas que não são especificas para jogos, porém o trabalho é muito maior. Dependendo da complexidade você mesmo terá que criar seu editor de níveis, o que já iria requerer de você uma certa experiência na área de programação.

Sabendo deste detalhe importante, agora vamos às ferramentas mais comumente usadas para criação de jogos:

Imagem

GameMaker: A minha preferida, é focada em jogos 2D (Mas você também pode usar 3D com um pouco mais de trabalho). É multi-plataforma, possui editor de níveis, editor de imagens, suporte à Shaders, linguagem GML (Proprietária), e muito mais. Na sua versão grátis exporta apenas jogos para HTML5 (Desktop) com o uso do Opera GX.

Clique aqui para mais detalhes

Imagem

Unity: A mais popular game engine de todas, ainda mais agora que possui ferramentas dedicadas para games 2D. Possui um completo editor de mundos em 3D, recursos de geração de terrenos e uma comunidade bem ativa ao redor de todo o globo. Na versão grátis pode exportar para todas as plataformas (Ver site) desde que seu faturamento seja menor que o especificado nos termos.

Clique aqui para mais detalhes

Imagem

Construct 3: Outra ferramenta que tem conseguido seu espaço pela facilidade na criação de jogos e totalmente online (Roda direto do seu navegador). Seu sistema de behaviors é automatizado e com poucos cliques você consegue criar a base do seu jogo. Sua versão livre é bastante limitada, logo se quiser aproveitar toda essa simplicidade terá que comprar o software.

Clique aqui para mais detalhes

Há várias outras ferramentas como a Unreal Engine e a Cry Engine, porém há mais conteúdo disponível para as três acima citadas.

2 - APRENDENDO SOBRE FERRAMENTA:

Depois de escolhida a ferramenta você precisará aprender sobre seus recursos. Aqui no fórum o conteúdo sobre GameMaker: Studio é vasto, já as demais ainda precisamos de material de base para indicar aqui. Seguem alguns links para ajudar na sua escolha:

GameMaker: 

None Class

Vídeo Aulas e Tutoriais sobre GM: S por Alex FC

Unity: 

Canal Games Indie

Canal do Patrick

Unity 2D Básico - Jogos Indie

Construct: 

Canal do Amilton Neves

Canal desKompliKa Cursos

Canal Paremetade Games

3 - RECURSOS / ASSETS:

Enfim, já tendo estudado você precisará de recursos gráficos e sonoros. Você mesmo pode fazer ou pode baixar de repositórios livres na internet. Seguem alguns links que podem lhe ajudar:

[Links Uteis] Audiovisual

4 - PUBLICANDO SEU JOGO:

Agora você tem seu jogo pronto (Brincadeira, mas vamos dizer que sim). Onde postar? Onde divulgar? (Além daqui, claro) E agora?

Há vários repositórios onde você pode colocar seu jogo. Abaixo seguem os mais usados pelos desenvolvedores independentes, onde você terá um feedback mais técnico:

Itch.io
indieDB
GameJolt
Indie Video Games

Depois de ter passado por essa peneira técnica, com o jogo com vários erros corrigidos, você pode divulgar seu jogo para o público em geral. Os portais abaixo podem receber o seu game:

CNET Download.com
Baixaki Jogos
Super Downloads
Ultra Downloads

Tenha em mente que não estamos aqui para te ensinar a preencher formulários, mas qualquer dificuldade que tenha em enviar seu jogo para os portais e repositórios acima, estaremos aqui para lhe ajudar. Lembre-se de criar uma página de divulgação para seu game com descrição, vídeos, imagens e afins.

E logicamente, essa não é a receita do sucesso. Tudo vai depender do quão bom é seu jogo, mas uma boa apresentação é sempre indispensável.

5 - Está tudo em Inglês! Como faço agora?

A partir do momento que você entra nessa área, aprender inglês deve se tornar uma de suas prioridades. As ferramentas que você vai usar estão em inglês, bem como sua documentação. Não estou falando nem de "inglês técnico" (Se é que existe mesmo isso), você TEM que aprender, pois é essencial para qualquer profissional da tecnologia. 

Segue um vídeo de como aprender inglês 🤓:



Enfim, qualquer sugestão de melhora para este guia é bem-vinda.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
__dotCHAOS
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 21

Re: [Guia] Criar jogos? Por onde começar? Veja aqui!

Mensagem por __dotCHAOS » Dom Mai 22, 2016 5:56 pm

Sugestão: Expor este guia de forma bastante direta, linkando na barra superior ou algo assim (senão vai ser só mais um conteúdo desconhecido pela maioria).

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [Guia] Criar jogos? Por onde começar? Veja aqui!

Mensagem por All-x » Dom Mai 22, 2016 6:05 pm

dotCHAOS escreveu:Sugestão: Expor este guia de forma bastante direta, linkando na barra superior ou algo assim (senão vai ser só mais um conteúdo desconhecido pela maioria).
Realmente, irei providenciar. Colocarei na mensagem de boas-vindas também.
FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 273

Re: [Guia] Criar jogos? Por onde começar? Veja aqui!

Mensagem por Rodrigo Santiago » Ter Mai 24, 2016 3:37 pm

Uáu. Eu nem tinha visto essa página, está ótima !

Avatar do usuário
eduty5000
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 6

Re: [Guia] Criar jogos? Por onde começar? Veja aqui!

Mensagem por eduty5000 » Qui Jun 09, 2016 12:48 pm

Show de bola

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [Guia] Criar jogos? Por onde começar? Veja aqui!

Mensagem por guimaraf » Dom Jun 12, 2016 5:10 pm

Eu fiz um documento sobre os principais canais brasileiros de Construct2, não atualizo ele a uns 2 meses, porém tem um material vasto, caso queira colocar no tópico principal.

Canais Brasileiros de Construct 2

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [Guia] Criar jogos? Por onde começar? Veja aqui!

Mensagem por All-x » Dom Jun 12, 2016 6:10 pm

guimaraf escreveu:Eu fiz um documento sobre os principais canais brasileiros de Construct2, não atualizo ele a uns 2 meses, porém tem um material vasto, caso queira colocar no tópico principal.

Canais Brasileiros de Construct 2
Irei adicionar. Obrigado.
FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
daimonsanthiago
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 3

Re: [Guia] Criar jogos? Por onde começar? Veja aqui!

Mensagem por daimonsanthiago » Ter Nov 29, 2016 8:20 pm

Olha, usei tanto o game maker studio tanto o construct 2:

Os problemas: 

Contruct 2 é inviável para games de luta por exemplo, pois você tem muita dificuldade em trabalhar com um objeto com código próprio (os códigos são ligado aos estágios), e o outro problema é a parte de instância, é complicado você querer fazer um código que se aplica a uma instância em vez de ser ao objeto (quem manja o básico de OO sabe que existe a diferença entre instância/entidade e o objeto/classe).

Game maker te dá uma linguagem de programação própria, complia em Exe e te facilita a acessar API's e DLL sem ter que criar um plug in em javascript (sou horrível em javascript digasse de passage),  O bom dele é que da pra fazer state machine só que a nível de código ( O unity é melhor que isso e já tem um sistema de state machine nativo nele, que são aqueles diagramas de animação). o problema que ele não dá suporte a OO como o Unity faz, ou seja, dependendo do tamanho do teu game, mais embaralhado o código vai ficar.

Já o unity, aprendi bem o básico e já de cara não gostei pelo fato de manipular pivot (não dá para editar o sprite dentro dele, procurei um plug in bom mas não deu). Simplesmente a imagem abre toda com todos os frames, fica difícil de comparar o ponto, coisa que no contruct 2 principalmente é rápido. Isso facilita muito para games de luta 2d.

Resumindo:

Game fast-food tipo tétris: contruct 2
Game plataforma, luta, rpg 2d like pokémon/zelda: game maker studio
FPS, Moba, ou games 2D grandes com bastante complexibilidade, ou mesmo um 2d mais sendo comercial, com equipe e tudo mais: Unity
Fazer um battlefield 1: manda curriculo para DICE :D

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [Guia] Criar jogos? Por onde começar? Veja aqui!

Mensagem por guimaraf » Ter Nov 29, 2016 10:01 pm

daimonsanthiago escreveu:Olha, usei tanto o game maker studio tanto o construct 2:

Os problemas: 
Contruct 2 é inviável para games de luta por exemplo, pois você tem muita dificuldade em trabalhar com um objeto com código próprio (os códigos são ligado aos estágios), e o outro problema é a parte de instância, é complicado você querer fazer um código que se aplica a uma instância em vez de ser ao objeto (quem manja o básico de OO sabe que existe a diferença entre instância/entidade e o objeto/classe).
Vou comentar somente sobre o Construct2 pois é uma engine que tenho maior domínio.
Jogo de luta é complicado em qualquer Engine, digo um Street Fighter, Mortal Kombat, agora um jogo de luta com 2 ou 3 golpes "Nidhogg, Divekick, entre outros", não é tão complicado assim.
No Construct2 tem um recurso de relacionar event sheet, desta forma, você pode por exemplo separar toda a programação do personagem em uma, depois nos cenários, só relacionar ela, é bem simples para falar a verdade.
O grande problema no Construct2 é a não exportação em aplicativo/jogo nativo, ele rodando sobre um navegador, acaba limitando bastante a quantidade de objetos que deseja colocar na tela, se tornando um grande problema em mobile, onde se gasta muito tempo otimizando "quase clinicamente" para o jogo não perder qualidade".
Eu tenho estudado OO em C#, pois a minha segunda Game Engine é Unity, que tenho estudado entre os espaços livres que tenho.

Avatar do usuário
itarodrigo
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 17

Re: [Guia] Criar jogos? Por onde começar? Veja aqui!

Mensagem por itarodrigo » Ter Nov 29, 2016 11:06 pm

rapaz, depois que eu vi o lançamento do GM 2, e vi o preço, achei um absurdo e já estou usando unity (por isso faz tempo que apareci por aqui, voltei porque recebi email desde tópico). unity é uma ferramenta mais completa, fácil de usar (eu tinha receio de usar pois não queria aprender C#), grátis pra quem ganha menos que 100.000 / ano e permite exportar pra todas as plataformas.

o sistema de programação 2d é bem fácil de fazer e o código C# lhe permite mais controle dos objetos.

resumindo, estou muito satisfeito com o unity e não tenho planos de voltar ao GM:S (embora eu tenha comprado ele completo na promoção que teve a uns dias atrás).

recomendo a todos que gostam de programar que façam um teste na ferramenta (pra quem não usa códigos, só recomendo se quiser aprender).

aproveito pra deixar o link de um canal muito bom pra iniciantes (aprendi por ele) -> https://www.youtube.com/channel/UCok1vS ... ufASLHSqJg

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes