Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[08/06/2018] Atualizações no fórum

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por Dotted Chaos » Dom Jun 10, 2018 1:31 pm

Do jeito que colocou ficou parecendo que já está tudo pronto.
Do jeito que postou, ficou tudo pronto. Com aquele roteirinho, como espera que alguém chegue com uma ideia muito diferente? (eu mesmo não postei lá porque achei idiota falar em um evento paralelo quando tu já fez até um logo TGM JAM 5).

Do mais, passando 100 views to vendo nenhum post ali, o que só reforça meu ponto de que essa iniciativa não deveria ser meramente uma extensão do que já havia antes.

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por All-x » Dom Jun 10, 2018 1:48 pm

O logo é parte de começar a criar a identidade visual do JAM, também sujeito à avaliações. Afinal pra ter um convite convidativo (Como fiz nas MPs) precisava de uma imagem não genérica.

Pensei em ter sido claro já no primeiro paragrafo, farei um adendo pra não restar dúvidas.
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por None » Dom Jun 10, 2018 1:51 pm

Definir a data e a duração eu também achei meio forçado, creio que isto deveria ser mais aberto.

Em relação a criação a um site adjacente para servir como vitrine eu já acho um tanto exagerado e basicamente um desvio de função, se for necessário colocar a exibição em algum lugar acho mais interessante fazer (tentar ao menos) uma parceria com algum site de criação de jogo (O Diogo Pimenta tem contato e um curso com a EBG e outros sites) e divulgar por lá e depois anunciar anunciar tanto por estes lugares quanto por aqui, porque querer que a adm do fórum crie um site novo, administre o site para ver se vai reavivar a comunidade (o que neste caso seria migrar) eu acho uma forçada da barra.

Eu posso oferecer um cupom gratuito do meu curso no Udemy para quem participar, não creio que o vencedor precisaria porque não é um curso avançado, logo seria mais interessante em pensar em um sorteio ou algum runner up (uma boa ideia mas pouco conhecimento) para ganhar o curso.

Enfim, vou colocar os comentários em relação à jam lá para ver se fomenta alguma discussão lá também.
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por Dotted Chaos » Dom Jun 10, 2018 1:57 pm

porque querer que a adm do fórum crie um site novo, administre o site para ver se vai reavivar a comunidade (o que neste caso seria migrar) eu acho uma forçada da barra.
Não, cara, site-vitrine é tipo uma landing page. No máximo iria editar algumas linhas no source pra exibir os novos vencedores de cada edição e um link pras edições passadas (páginas no itch.io).

Dá pra fazer isso até no bitballoon, mas fica meio tosco por conta do subdomínio.

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por All-x » Dom Jun 10, 2018 2:00 pm

Definir a data e a duração eu também achei meio forçado, creio que isto deveria ser mais aberto.
Coloquei bem no primeiro paragrafo que TUDO poderia ser alterado com a discussão. Inclusive as datas. Fiz um adendo lá pra ficar mais claro.
Eu posso oferecer um cupom gratuito do meu curso no Udemy para quem participar, não creio que o vencedor precisaria porque não é um curso avançado, logo seria mais interessante em pensar em um sorteio ou algum runner up (uma boa ideia mas pouco conhecimento) para ganhar o curso.
Já coloque isso lá no tópico, a discussão que era pra ser lá está aqui. xD
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por None » Dom Jun 10, 2018 2:10 pm

Se é só uma landing-page eu não vejo qual a vantagem em não ficar no fórum.
Quando você disse uma identidade própria e talvez até uma rede social própria me pareceu algo que demande mais do que apenas uma landing page.

Já postei lá ^^'
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por Dotted Chaos » Dom Jun 10, 2018 2:15 pm

Se é só uma landing-page eu não vejo qual a vantagem em não ficar no fórum.
Quando você disse uma identidade própria e talvez até uma rede social própria me pareceu algo que demande mais do que apenas uma landing page.
Imaginem isso como uma loja X que cede espaço pra um estande Y no intuito de se beneficiar com os clientes atraídos pelo mesmo. É óbvio que muita gente pode não se interessar pelo fórum em si, mas participar da competição e por consequência gerar conteúdo pra comunidade.
Os Jams no itch estão se popularizando cada vez mais, porém nem todos vão se interessar em ingressar no fórum já de início, é um caminho pra você conquistar novas pessoas através de algo (pra todos os efeitos) novo.

Mas deixa queto isso, já foi descartado.

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por None » Dom Jun 10, 2018 2:34 pm

Acho que você esta confundindo algumas coisas aí.
O público do Itch.io dificilmente (para ser gentil) vai se converter para o fórum.
O público de pesquisa do google seria muito maior para o fórum do que para uma landing-page (o fórum é consolidado em relação a SEO).
O público que pesquisa jam dificilmente iria encontrar esta landing page.
As jams que são massivas são poucas e muito consolidadas, além de envolver pessoas do mundo inteiro.
Me parece que você quer agregar comunidade ao redor de jams, o que é muito improvável tendo em vista todas as razões já citadas.
Games Jam são super legais, mas (como dito antes e reiterado por você) a maior parte de demanda do fórum é suporte, a intenção seria (na minha cabeça) fazer com que quem quer suporte consiga, que o fórum consiga certa retenção deste público e daí desenvolva conteúdo/comunidade.
As Jams seriam um bônus, onde o povo poderia se juntar e criar algo.

Eu acho legal a ideia do screenshot day, ou um devlog, ou um feedback day (similares ao reddit).
Nada contra a ideia da jam, eu só acho ela pouco efetiva para angariam membros.
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por Dotted Chaos » Dom Jun 10, 2018 2:48 pm

Acho que falhei miseravelmente em expor a ideia, só assim pra ter gerado essas impressões que você colocou.

Ninguém falou em converter nada, pelo contrário, acho uma bobagem querer impor que os participantes sejam registrados aqui.

Também tem nada a ver com buscadores, os próprios eventos se divulgam através do pessoal que participa e eventuais canais que fazem algum gameplay/etc.

Tenho projetinhos de 5+ anos atrás lá que volta e meia aparece alguém fazendo uma postagem em blog ou videozinho. Se eu tivesse um site pessoal talvez algumas daquelas pessoas iriam buscar outros conteúdos meus (até já aconteceu por meio de mensagem).

A galera que está lá competindo não tá buscando fóruns de suporte, de fato, mas eu vejo muita gente naquele meio que tem potencial pra virar um membro da comunidade, se houvesse uma forma deles conhecerem o espaço.

Isso tudo é um processo, você ocupa os espaços e abre caminho pra que pessoas interessadas acabem chegando aqui. Poderia ser feito com qualquer outra coisa como um canal de podcast onde alguns membros jogam um jogo e ficam divagando sobre as questões técnicas de programação ou um curso que usa a comunidade como "tira-dúvidas", enfim.

Em qualquer uma dessas situações você não está trabalhando diretamente no sentido de pegar alguém e fazer ele ficar por aqui, mas isso não existe, não a toa que o fórum está ai sem praticamente ninguém.

O problema maior ao meu ver é essa mania de querer fazer tudo ali na zona de conforto, sabe, quase um protecionismo "ah não, melhor não fazer isso ae porque vai que tem mais movimento que o fórum".

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por None » Dom Jun 10, 2018 3:17 pm

Entendi! >_<

Acho que o nosso problema mais é "ideológico" mesmo, eu sou mais voltado ao suporte (dei aulas por cerca de 12 anos).
A sua ideia é ótima, eu só acho a implementação trabalhosa, mas no que precisar de mim estou a disposição õ/
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 3 visitantes