Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Uma década de história

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Uma década de história

Mensagem por Dotted Chaos » Ter Abr 03, 2018 4:21 pm

Resolvi dar uma passada aqui pra registrar que entre o final de Março e começo de Abril de 2008, Ramon Wadry postava os primeiros tópicos lá na GMBR.

É meus caros, a comunidade completou (entre aspas) uma década de existência... e ninguém tá nem ai =]

Não sei, de repente um grupo no WhatsApp já suprisse essa demanda de "cumprimentos" que vocês tem postado... fica a dica.

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Uma década de história

Mensagem por All-x » Ter Abr 03, 2018 5:35 pm

Não sei quem você é, mas contra fatos não há argumentos. Infelizmente a realidade é essa. 10 anos de altos e baixos (Uma ladeira na verdade). Não vou falar o óbvio, mas há pouco a se comemorar. 

Sobre a demanda de "cumprimentos", realmente não é necessário um "fórum apenas para recepção e boas-vindas". Com isso você deixa claro que na sua opinião a comunidade deveria estar fechada e que isso é melhor do que estar aberta e sem movimento.  Correto? (Óbvio, claro). 

O que sugere meu caro RETROG8? Já que se prontificou, vamos discutir.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: Uma década de história

Mensagem por Dotted Chaos » Ter Abr 03, 2018 7:03 pm

Sendo muito sincero, não esperava fomentar o debate. Melhor dizendo, isso já não importa mais...

Também não quero ressaltar o óbvio, mas o que está ai é fruto das escolhas/ações que foram feitas/tomadas.

Agora é fácil dizer que não há o que comemorar e estender a mão para sugestões, mas sejamos francos, quando isso poderia ter feito a diferença, qual foi mesmo a postura assumida?

O que mais me intriga na condição atual da comunidade não é o desinteresse, isso é uma consequência pra lá de esperada.

Por outro lado, a determinação em manter este espaço aberto sem nem mesmo atentar pro fato de que fizemos um aniversário de 10 anos e NINGUÉM teve moral de dizer uma palavra a respeito, bem, é no mínimo um desperdício.

Mas já que jogou a bola pra mim... pessoalmente acho que devem fazer o que acharem melhor, sério, não tem o que sugerir nesse cenário, não faz diferença.

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Uma década de história

Mensagem por All-x » Ter Abr 03, 2018 8:05 pm

É uma lastima, eu mesmo fiquei chocado que já se passaram 10 anos. Ninguém lembrou (Exceto você). 

Eu poderia dar inúmeras desculpas ou dizer que tenho algum plano mirabolante que vai dar sobrevida à comunidade. Mas a verdade é que não há plano algum, apenas ideias vagas e repetidas.

Passei a bola pra você, pois a sua voz não é só sua. Aposto que muita gente queria falar sobre isso, mas ninguém espera mais nada desta comunidade e preferem apenas aguardar o seu fim.

Mas como você falou, o estado atual é consequência do que foi plantado lá atrás e atitudes a esta altura do campeonato já não importam mais. Mesmo assim creio que há espaço pra discussão, sugestões e criticas. Ainda estou aqui pra ajudar. É o que eu acho.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: Uma década de história

Mensagem por Dotted Chaos » Ter Abr 03, 2018 9:04 pm

Assim, não é como se eu tivesse vindo aqui no intuito de propor alguma coisa. Talvez você esteja superestimando o propósito, propositadamente.

Mas tranquilo, você quer falar sobre isso e não tem mais ninguém com alguma disposição, certo?

O que posso dizer, e não é uma opinião exclusivamente minha, diga-se de passagem, é que sua postura beirava a teimosia... digo, você parecia ter se fechado numa crença de que a comunidade iria prosperar em consequência da própria qualidade que você acreditava que ela tinha.

Fazendo uma analogia meio rude, é como aquela mulher que sofre abuso constante do namorado mas continua enxergando o que quer... até o dia que ele dá um pé na bunda, ai ela diz que ele não presta.

Desculpa se o teor do "debate" não é bem o que esperava, mas já que passou a bola pra mim, não posso deixar de ressaltar que NADA teria sido feito/dito caso eu não tivesse postado este tópico (e não sou eu que estou falando isso, você mesmo assume que está "empurrando com a barriga").

Então fica complicado abordar apenas o lado do efeito sendo que a causa está enraizada. Em outras palavras, onde você(s) estava(m) quando, anos atrás, já haviam usuários alertando sobre a mudança de perfil do público alvo?

As plataformas de fórum "clássico" estão morrendo (com exceção de alguns temas muito específicos) tem um bom tempo já. Mais recentemente até as redes sociais (pra onde grande parte migrou) estão começando a mostrar sinais de desgaste, mas você(s) ainda esta(ão) sem entender muito bem os problemas "locais".

O mais triste é saber que colocam tempo e dinheiro (imagino) em um espaço absolutamente inerte... nem pra divulgação faz sentido postar um jogo/etc aqui (vide qualquer ferramenta de web traffic).

Talvez esteja na hora de seguir em frente, digo, quando foi a última vez que você se divertiu fazendo um joguinho (sem contar projetos acadêmicos)? É esse tipo de coisa que me intriga, lutar por um espaço no qual você(s) nem faz(em) parte mais.

Avatar do usuário
garooc
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 25

Re: Uma década de história

Mensagem por garooc » Ter Abr 03, 2018 11:10 pm

  Caraca, 10 anos!!!
  Comecei a usar game maker por volta de 2009,se não me engano era o GM 6,naquela época eu acessava o fórum por internet discada. Tinha que esperar o final de semana pra tirar alguma dúvida e algumas vezes esperar até a outra semana pra poder ver a resposta. Isso quando não tinha que esperar um longo tempo pra  upar um jogo pra Jam, naquela época o fórum era ativo e eu não tinha acesso, trágico.

Avatar do usuário
theguitarmester
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 23

Contato:

Re: Uma década de história

Mensagem por theguitarmester » Qua Abr 04, 2018 12:22 am

Olá, decidi me manifestar também ;)

Comecei a ver sobre o fórum em 2011, e só consegui me cadastrar em 2012.
Comentatava bastante e tentava ajudar o pessoal, também fazia perguntas, e havia bastante movimento, as vezes algumas perguntas não tinham muitas respostas (outras, tinham bastante), mas principalmente em concursos, o movimento era sempre grande, quando começou a mudança para um novo ambiente(sair da forumeiros para um site), eu fui, de certa forma, contra isso,  o ambiente estava bom ainda lá, e partindo de um olhar de quem não desenvolvia em cima, estava bom para o propósito.

Mas foi mudado, para então adicionar novas melhorias e o "céu ser o limite" o que é algo bom, contudo, o fórum já dava sinais de diminuição. antes de sair da forumeiros.

Então fica complicado abordar apenas o lado do efeito sendo que a causa está enraizada. Em outras palavras, onde você(s) estava(m) quando, anos atrás, já haviam usuários alertando sobre a mudança de perfil do público alvo?
Lembro de se ter de fato pessoas querendo que o fórum fosse aberto para mais plataformas, linguagens, porém, isso não foi aceito pelos administradores, que, por quererem ser representantes da GM community, isso não seria o ideal.
Porém isso pode ser um dos motivos que levaram o fórum a começar a decair, pessoas foram abandonando ele, outras, foram ficando apenas por causa da amizade que se foi feita nele, como por exemplo, eu atualmente: entro nele por parte da nostalgia de um tempo que muito utilizava(no antigo), e conversava com o pessoal, amizade com os membros(a maioria também não se encontra mais aqui), porque pelo GM, eu não usei mais para fazer projetos de jogos, e na verdade, nem em outra plataforma eu estou fazendo jogos agora. O tempo passou, novos compromissos vieram, muitos agora estão em outros projetos, alguns, ainda devem continuar com informática, programação, outros talvez não. Eu continuo programando, porém no momento não tenho mais tempo para jogar ou ainda, desenvolver jogos, mas ainda tenho aquela visão de pensar em jogos, pensar em criar....

O tema do fórum é Game Maker, eu comecei a ficar de mal com o Game Maker quando eu queria acessar a área do usuário(sem ser a área destinada ao meu app) e ele não tinha essa opção(dita na documentação que era proposital não ter). e depois começou a diminuir meu tempo. "Outro dia", estava voltando a querer fazer um jogo, porém após algumas coisas que vi, e analises, escolhi o Godot, porque queria fazer algo 3D e que pudesse ter alguma qualidade.

Para solução que eu daria para o fórum.... bom, eu ainda gosto de entrar aqui as vezes, ver como estão, o que fazem, porém vejo que está tudo parado sempre, aparentemente, algumas perguntas básicas de iniciantes no dash, algumas apresentações, nada mais. É triste ver esse estado em que o fórum está, sinceramente, eu espero que ele volte a bombar ainda, não sei como anda o cenário de outros fóruns, se eles também diminuíram os membros ativos assim, enfim, era um espaço bacana, e espero que ainda possa ser.

Ah, solução?
Bom, algumas coisas que já foram tentadas, ou pensadas, como parceria com outros fóruns(pode ajudar bastante); maior divulgação, seja por meio do facebook, presencial, whatsapp, faculdades(sim); parcerias comerciais, isto é, assim como faculdades, juntando mais membros, pode trazer pessoas dispostas a divulgar seus cursos; Não divulgar concursos apenas no fórum.
Acredito que a maioria, ou tudo que falei, já foi, de certa forma, tentado, porém, esse é o caminho, pode ter sido tentado, mas dependendo como foi tentado, não foi eficiente. Vocês podem/deveriam pedir ajuda aos membros também para divulgação, eles devem conhecer alguém que também curta, alguns, estão se formando, devem ter colegas ou professores que têm interesse, talvez até fazer oficinas.

Enfim, feliz 10 anos do fórum, que venha o vento da mudança para ele e volte a ser movimentado e útil à muitos!

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: Uma década de história

Mensagem por Dotted Chaos » Qua Abr 04, 2018 8:41 am

theguitarmester escreveu:pessoas foram abandonando ele, outras, foram ficando apenas por causa da amizade que se foi feita nele
[...]
eu atualmente: entro nele por parte da nostalgia de um tempo que muito utilizava(no antigo), e conversava com o pessoal, amizade com os membros(a maioria também não se encontra mais aqui)
[...]
e na verdade, nem em outra plataforma eu estou fazendo jogos agora
Destaquei algumas passagens da postagem do theguitarmester (espero que ele não se importe) pra ilustrar algo que, particularmente, considero um retrocesso (sem ofensa).

Pra matar a saudade tem os chats que a galera ainda frequenta (creio)... acho tolice se dar a todo esse trabalho apenas pra manter uma espécie de "memorial" que, inclusive, não possui memória alguma do passado.

Aliás, certa vez alguém propôs a criação de uma espécie de museu onde poderíamos resgatar tutoriais, jogos, assets e etc. que foram sendo publicados ao longo dos anos. Foi bem legal, todo mundo se envolveu e tivemos um forte apoio do admin... SQN

theguitarmester escreveu:Lembro de se ter de fato pessoas querendo que o fórum fosse aberto para mais plataformas, linguagens, porém, isso não foi aceito pelos administradores, que, por quererem ser representantes da GM community, isso não seria o ideal.
O primeiro defensor dessa ideia foi o JoaoVanBlizzard, o mesmo JoaoVanBlizzard que depois postou dizendo que iria abandonar o TGM porque os tópicos/vídeos dele não estavam recebendo muitas visualizações =] 

A demanda por um fórum sobre GAME DESIGN ao invés de simplesmente Game Maker acabou sendo distorcida em uma necessidade iminente de mudar para um host pago. Ali, mais uma vez, vimos como a comunidade nunca teve um "líder", mas sim pseudo "proprietários" que diziam pra você o que era melhor pra você (dentro daquilo que era melhor pra eles).

theguitarmester escreveu:Acredito que a maioria, ou tudo que falei, já foi, de certa forma, tentado, porém, esse é o caminho, pode ter sido tentado, mas dependendo como foi tentado, não foi eficiente. Vocês podem/deveriam pedir ajuda aos membros também para divulgação, eles devem conhecer alguém que também curta, alguns, estão se formando, devem ter colegas ou professores que têm interesse, talvez até fazer oficinas.
Infelizmente a molecada de hoje só enxerga a possibilidade de fazer uma grana. Por que alguém iria se esforçar em publicar material aqui se podem vender um tutorial meia-boca na Udemy ou um asset básico no itch.io.

"Participar de um projeto com alguém? Não, de jeito nenhum, o jogo é meu e eu vou vender ele no Steam... se tiver mais alguém nele eu vou ter que dividir a grana"... é mais ou menos isso que eu escuto (não com essas palavras, mas o sentido real é esse) quando proponho um trabalho colaborativo atualmente.

A única motivação que essa geração teria para vir aqui é se houvesse uma base muito sólida de suporte (leia-se centenas de pessoas respondendo dúvidas). Mas sinceramente, de que adiantaria isso?... não é como se aquela atmosfera de antes fosse retornar, seria apenas um bando de Gonzos pedindo pra você fazer "n" coisa pra eles.

Avatar do usuário
didipimenta
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 106
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Uma década de história

Mensagem por didipimenta » Qua Abr 04, 2018 1:18 pm

Que bacana! 10 anos!!!
PARABÉNS aos criadores do Fórum, e todos os colaboradores, membros e usuários que participaram, contribuíram e ajudaram milhares de pessoas.
Acompanho o Fórum há alguns anos, e posso dizer que aprendi muito aqui. Tanto que resolvi ajudar também.
Independente do que aconteceu no passado, desavenças ou contradições, independente da "Fase Ouro" ter passado, da comunidade estar constantemente "ativa e ligada", não podemos esquecer do principal objetivo desse Fórum: COMPARTILHAR CONHECIMENTO, DISCUTIR (DEBATER), DAR SUGESTÕES, FAZER CRÍTICAS CONSTRUTIVAS, APRENDER!!!

E aqui tem um acervo de informações gigantesco que ainda pode ajudar outras milhares de pessoas. Não acho que a comunidade chegou ao fim, ou que deve fechar e não existir. Lembre-se de todos os momentos bons que tivemos aqui, e o legado a ser deixado.

Uma sugestão: utilizar as Redes Sociais (Facebook, Twitter, Google +, etc) para fazer a divulgação da Comunidade. Mas não apenas o Administrador, e sim todos que gostam de jogos. Se cada um fizer a sua parte e ajudar, compartilhando informações, mesmo sem retorno financeiro, podemos melhorar o ambiente.

Bom, é isso!
Vou continuar postando tutoriais e vídeos aulas aqui e espero ajudar alguém, independente de qualquer coisa.
Para finalizar, deixo uma frase de reflexão: "Quem compartilha o que sabe muda a história de quem aprende."

PARABÉNS A TODOS!
Aprenda passo a passo como criar jogos 2D para PC no GameMaker Studio.
Acessem meu canal no Youtube → https://www.youtube.com/playlist?list=P ... Vzgqqcd6-J

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: Uma década de história

Mensagem por guimaraf » Qua Abr 04, 2018 1:39 pm

Primeiramente é muito bom ver que a comunidade conseguiu completar 10 anos, isso é bastante tempo.

Sou membro do forum desde maio de 2016, não conheci a época de ouro, também nunca de fato vi o forum bombando, porém conheço foruns desde que me entendo como alfabetizado digital, desde 1998 mais ou menos, foi quando comprei meu primeiro computador e utilizava internet discada na época.

Recordo que no ano passado se não me engano no início do ano, foi abordado sobre mudanças no forum, como abrir para outras ferramentas, foi neste momento que entrei com o Construct 2 e criei diversos tópicos falando sobre a engine, sempre gostei do modelo forum, porém é inegável que este modelo de site está morrendo com o passar dos anos, principalmente com o surgimento das redes sociais, na época do Orkut, muita gente o usava como foruns, foi quando ele morreu e a grande massa não voltou para o foruns, mas migraram para um tal de Facebook, porém alguns foruns ainda resistiam, como o Clube do hardware, que ainda hoje está de pé, diversos foruns internacionais continuam fortes, como de Mugen Guild, entre outros, porém a grande esmagadora maioria simplesmente morreu, o pessoal vai perdendo o interesse, como disse o amigo acima, talvez mudança de interesse, talvez outras responsabilidades que não sobram tempo para compartilhar ideias com o pessoal do forum.

É natural que sites, serviços morram.

A minha visão que o forum/site volte a ter visitas, "volte a ser interessante", é literalmente transformar ele em um site, com sessões separadas, ter opção de comentar usando login do Facebook, literalmente transformar o forum em um site, com conteúdos sobre game engine e jogos, talvez trazer notícias relacionadas a jogos, engines, etc, pois este conteúdo é compartilhável, logo mais pessoas voltariam a visitar a página, não vai precisar criar outra conta, pois pode utilizar a conta do Facebook "se desejar", criar uma sessão para apresentar jogos. 

"Nossos Jogos", que seria jogos feitos pelos membros da comunidade.

Eu disse isso antes, se a pessoa ver algum conteúdo interessante no forum e ser obrigada a criar uma conta para comentar algo, provavelmente ela vai fazer isso no Facebook, não adianta simplesmente reduzir as pessoas para "preguiçosas", o mundo mudou, as pessoas também, todos queremos que as cosias aconteçam de forma rápida, então devemos fazer que o site se torne mais rápido, que tenha o mínimo de barreira para que as pessoas conversarem.

Sendo bem sincero, essa frase resume.
Imagem

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: Uma década de história

Mensagem por Dotted Chaos » Seg Abr 09, 2018 8:31 am

guimaraf escreveu:porém alguns foruns ainda resistiam, como o Clube do hardware, que ainda hoje está de pé
Vale ressaltar que o CH teve o cuidado de se adequar às novas realidades que se apresentaram com o tempo. Pegue o exemplo da "pasta" de Programação:

Imagem

No início você tinha ali uma simples pasta ou sub-seção, em meio a outros assuntos (mas com movimentação considerável).

Imagem

Hoje existe toda uma seção dedicada ao assunto.

Ora, mas o fórum se chama Clube do "Hardware", por que tem uma área de programação (ou de softwares, jogos, etc.)? Desde o início houve uma preocupação em agregar temas que, querendo ou não, estavam intimamente ligados à aquele espaço.

A GMBR, ainda que se apropriasse do subtítulo "maior comunidade de Game Maker do Brasil", sempre passou uma impressão de comunidade "newbie". Levou muito tempo pra que se dessem conta da importância de abordar seriamente as áreas de spriting, modelagem, composição e afins.

Pra ser mais exato, só correram atrás disso quando boa parte dos usuários estavam em níveis mais altos de domínio em programação e os fangames/gráficos ripados já não despertavam o interesse.

O que se deu no entanto não foi uma adaptação aos moldes do que o CH fez, mas uma lenta e contínua desvalorização dos projetos publicados no intuito de manter a comunidade presa ao mero suporte técnico... é como se o(s) admin(s) estivesse(m) com o freio de mão puxado.


guimaraf escreveu:A minha visão que o forum/site volte a ter visitas, "volte a ser interessante", é literalmente transformar ele em um site, com sessões separadas, ter opção de comentar usando login do Facebook, literalmente transformar o forum em um site, com conteúdos sobre game engine e jogos, talvez trazer notícias relacionadas a jogos, engines, etc, pois este conteúdo é compartilhável, logo mais pessoas voltariam a visitar a página, não vai precisar criar outra conta, pois pode utilizar a conta do Facebook "se desejar", criar uma sessão para apresentar jogos.
Tudo isso que você citou é basicamente o que o CH se tornou ao longo dos anos. Discordo somente da parte referente ao Facebook e sugiro esta leitura: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/redes/por-que-saímos-do-facebook-r36813/

O fato é que houveram diversas oportunidades que a GMBR (Forumeiros ou aqui) perdeu, por simples falta de atitude. A desculpa da plataforma deixou de funcionar com a migração e, talvez muito pior do que isso, plataformas internacionais como o GameJolt e o itch abriram espaço pra realização de Jams (que já eram populares por conta do Ludum Dare) e até hoje nunca existiu um evento regular deste fórum.

Alguém pode dizer "ah mas tem pouca participação", "ah dá muito trabalho", "ah o Lula foi preso"... fracamente, houve um tempo que haviam vários usuários de Portugal na GMBR, pelo simples fato de que eles não encontravam um ambiente legal nos fóruns locais (o "Portugal-a-programar" é uma comunidade bem expressiva, mas não tem muito espaço de gamedev).

Enfim, nada disso que estamos falando aqui é "novidade". As chances passaram e como sempre ficou apenas aquela velha e boa máxima do admin:

Nesse não fizemos, mas no próximo...

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: Uma década de história

Mensagem por guimaraf » Qua Abr 11, 2018 8:06 am

@RetroG8 
Bem interessante isso sobre o Facebook.
O meu ponto é usar sobre o facebook como auxiliar de login, alguns sites tem twitter, github, discord, como opções, isso facilita e muito a entrada de novos usuários que não gostam de criar diversas contas.

Infelizmente sinto que como muitos já disseram, nada vai mudar e o site vai morrer.

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: Uma década de história

Mensagem por Dotted Chaos » Qua Abr 11, 2018 8:16 am

guimaraf escreveu:Infelizmente sinto que como muitos já disseram, nada vai mudar e o site vai morrer.
Nada ocorre, nada acontece, feijoada.


A ironia disso tudo é que por mais uma vez o admin "se fez" de interessado num primeiro momento (na esperança de alguém apontar uma solução pronta), mas depois saiu de fininho ao melhor estilo Dharrison:
"Muito legal, muito bonito, mas agora tenho que ir, flw"

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes