Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
FabioDev
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 14

[ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por FabioDev » Qui Abr 20, 2017 8:28 pm

Conforme estabelecido no seguinte tópico - JAM #4 - Votação dos Jogos - estou criando este para debater a forma injusta como foi desclassificado o projeto Cristalomelância!, do usuário Rodrigo Santiago.

Primeiramente, vejamos o regulamento que foi anunciado para a participação no evento (no que se refere ao projeto em si):
gabrielsch escreveu:Regras de Participação
  • Todas as regras do fórum se aplicam neste evento.
  • Você pode participar com apenas um jogo.
  • Equipes são permitidas, porém, essas serão contadas como um participante único.
  • Equipes podem ter no máximo 4 membros.
  • Jogos devem dar o devido crédito ao conteúdo de terceiros conforme a licença de cada material utilizado.
  • O jogo participante deve ser feito do zero.
  • Jogos devem ser postados na área de entregas dos concursos entre o inicio e término da etapa de desenvolvimento.
Reparem que em momento algum o organizador cita que não será permitido participar com um projeto inacabado ou mesmo que é obrigatório conter certa quantidade de "fases" ou tempo mínimo de gameplay!

Mais do que isto, ao ser questionado sobre determinado ponto do regulamento, é ressaltado que a avaliação e/ou ponderação sobre perda de pontos/etc. caberá aos votantes (lembrando que trata-se de uma votação aberta):
chicoweb escreveu:Eu posso usar sprites minhas antigas?
Perderei pontos de avaliação com isso?
gabrielsch escreveu:Sim você pode reutilizar material antigo, a avaliação é feita pelos jogadores na votação aberta.
No que se refere a votação, foi estipulado o seguinte:
gabrielsch escreveu:Regras de Votação dos Jogos
  • Cada votante deve votar nos três melhores jogos participantes, votos incompletos ou com jogos que não participam do evento serão descartados.
  • Votantes que participaram com um jogo, em equipe ou individualmente, não podem votar em si mesmo, ou seja, no seu próprio jogo.
  • Os jogos classificados pelos votantes ganham pontos na tabela geral de acordo com a colocação, são eles 15, 10 e 5 indo do primeiro até o último colocado.
  • Cada jogo votado deve ter uma mensagem informando o motivo da escolha, essa deve ter no mínimo 64 caracteres.
Atentem para o fato que a única exigência é de que seja descrito o motivo da escolha (justificativa) mediante uma sentença de, no mínimo, 64 caracteres. Não há qualquer mecanismo que impeça o mau uso desse sistema, pelo contrário, é depositada uma significativa confiança na comunidade ao permitir que uma simples frase com metade da extensão de um tweet clássico sirva como justificativa para o voto!

--------------------------------------------------------------------------------

OK, dito isto, vamos analisar a motivação que levou o organizador a desclassificar o referido jogo (bem como outros, mas que não são o foco desta crítica):
gabrielsch escreveu:Os seguintes jogos foram desclassificados por estarem inacabados e/ou não apresentarem uma dinâmica real de jogo: Bola de Cristal, Cristalomelancia, The Witches' Ball e Hugo Lucido.
Já que o jogo do Rodrigo está completo, dentro daquilo a que se propôs, resta o segundo argumento. Mas o que viria a ser não apresentarem uma dinâmica real de jogo???

Questionei o organizador sobre este detalhe, naquele mesmo tópico, porém, como é já de conhecimento de muitos aqui, o colega Administrador não se sente na responsabilidade de dar alguma satisfação aos usuários. Se limitou a divulgar o seguinte:
gabrielsch escreveu:Antes de mais nada, peço que evitem começar uma discussão sobre as desclassificações e postem apenas os votos para não poluir o tópico, se realmente quererem continuar com os debates sobre os assuntos por favor, criem um tópico na área de Sugestões & Críticas. Vou considerar a partir de agora posts desse tipo nesse tópico como flood.
Vale lembrar, no entanto, que em Outubro de 2014 este mesmo colega participou do então CQ#21 - Especial de Primavera (ainda na antiga plataforma do Forumeiros) com o seguinte trabalho:



Como podem conferir neste vídeo (de autoria do próprio desenvolvedor), nada mais é que uma implementação de ambiente 3D. Não existe qualquer objetivo, desafio, recompensa, etc, etc.

Creio que alguns de vocês estavam presentes na ocasião quando o colega manifestou seu descontentamento por ficar em 2° lugar neste concurso, perdendo para um jogo chamado Harvest Nectar before Winter Arrives (infelizmente o conteúdo original está inacessível na plataforma da Forumeiros).

--------------------------------------------------------------------------------

Conclusão
Acho realmente irônico que o projeto do Rodrigo tenha sido removido tão injustamente, visto que o próprio organizador participou de um concurso com um trabalho que somente apresentava um ambiente 3D para o jogador ficar caminhando (e ainda reclamou de ficar na 2° colocação).

Não creio que o argumento utilizado tenha qualquer base. Classificar o que é e o que não é "jogo" é um assunto que há tempos vem sendo discutido entre desenvolvedores e o público, sem que exista uma linha determinante muito clara.

Existem muitos nuances envolvidos no gamedev, não pode-se simplesmente taxar como algo preto no branco, sobretudo por motivos tão banais!

Agradeço pela atenção e peço desculpas pelo texto extenso.

--------------------------------------------------------------------------------

OBS. Havia uma segunda questão referente ao número mínimo de participantes para distribuição dos prêmios, mas isto NÃO foi abordado nesta crítica.

Avatar do usuário
gmestanley
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 11

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por gmestanley » Qui Abr 20, 2017 8:56 pm

Então, o jogo do Rodrigo foi desclassificado pois o dono não gostou do tema e só fez ele pra zuar mesmo, forçando então o gabrielsch a desclassificar ele.
Detalhe que o próprio Rodrigo falou isso no Boteco Indie, que é um chat discord relacionado ao fórum (e dá pra acessar ele clicando no botão azul gigante ao lado dos tópicos)
Espero que você tenha entendido.
Editado pela última vez por gmestanley em Qui Abr 20, 2017 9:11 pm, em um total de 2 vezes.
não importa o que pensem de mim, eu continuo firme e forte...u.u

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por guimaraf » Qui Abr 20, 2017 8:57 pm

"Como podem conferir neste vídeo (de autoria do próprio desenvolvedor), nada mais é que uma implementação de ambiente 3D. Não existe qualquer objetivo, desafio, recompensa, etc, etc."

Como assim? Você assistiu o vídeo pelo menos? Existem diversas mudanças de elementos do cenário, tem eventos de "CG", objetivos para perseguir, além de possuir um final. O jogo é simples? Sim.
É curto? Sim.
Tem objetivos? Sim.
Jogabilidade responde bem? "Como não joguei, não posso responder, porém ao assistir o vídeo provavelmente deve responder bem".
Na questão de desafios, pode variar de pessoa para pessoa, alguém que gosta de jogos de ação "como eu", pode considerar o jogo sem desafios, agora quem gosta de analisar a história, ver o que o jogo pode oferecer, o desafio é justamente chegar no final do jogo.

É recompensador? Novamente depende mais no estilo de jogo que gosta para considerar este critério positivo ou negativo sobre o jogo.

Agora comparar este jogo com o Cristalomelância, já é forçar demais a nossa inteligência, se analisar o tempo de desenvolvimento de cada 1 dos jogos, vai ver que o primeiro deve ter gasto aproximadamente de 1 semana até um mês, dependendo do conhecimento do desenvolvedor/equipe, agora o segundo provavelmente fez em apenas 1 dia "não sei se foi no post do jogo que ele disse isso ou se foi em outro jogo".

Falando sobre jogos "pouco comuns" em 2015 um jogo feito em Construct2 fez um relativo sucesso por ser diferente e divertido "não é meu estilo, nem me diverti com o jogo como muitas outras pessoas aproveitaram bem ele", o jogo se chama "There Is No Game", que até a presente data foram mais de 750 mil vezes jogado. Clique aqui para jogar
Eu te pergunto, se este fosse colocado no forum poderia ser considerado um jogo?

Ele é ou não um jogo?

Voltando ao Cristalomelância, infelizmente o jogo parece apenas uma trolagem, pois tem apenas uma bola que posca e um contador que é reduzido a cada clique, não tem desafio algum, o objetivo é evidente que é uma zoeira caso alguma pessoa resolva clicar na bola 999999. Sendo assim, o fato do jogo ser desqualificado é justamente por não se enquadrar nos critérios mínimos. 

Avatar do usuário
FabioDev
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 14

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por FabioDev » Qui Abr 20, 2017 9:26 pm

gmestanley escreveu:Amigo, relaxa aí. Não precisa fazer uma redação do ENEM.
Descrevi o necessário pra sustentar minha argumentação. Qualquer coisa fora disso seria criticar por criticar.
gmestanley escreveu:Então, o jogo do Rodrigo foi desclassificado pois o dono não gostou do tema e só fez ele pra zuar mesmo [...]
Quase ninguém incorporou o tema de forma relevante no gameplay, o que indica um desinteresse ou mesmo dificuldade.

Ainda que ele tenha feito o jogo com uma "pegada" de satirização ou protesto, isso nem de longe o desqualifica pro evento. Ele não descumpriu nenhuma regra/requisito estabelecido no tópico.
gmestanley escreveu:Detalhe que o próprio Rodrigo falou isso no Boteco Indie, que é um chat discord relacionado ao fórum [...]
Ao que me consta, não é um grupo "do TGM", sendo assim, não cabe debater aqui o que fala-se ou não por lá.

-------------------------------------------------------------------
guimaraf escreveu:Agora comparar este jogo com o Cristalomelância, já é forçar demais a nossa inteligência, se analisar o tempo de desenvolvimento de cada 1 dos jogos, vai ver que o primeiro deve ter gasto aproximadamente de 1 semana até um mês, dependendo do conhecimento do desenvolvedor/equipe, agora o segundo provavelmente fez em apenas 1 dia "não sei se foi no post do jogo que ele disse isso ou se foi em outro jogo".
Não entenda mal, não se trata de uma análise de mercado, somente ressalto que o organizador também participou de um concurso com um "jogo não-jogo" (por assim dizer).

Como jogador, não me interessa quantos dias/semanas/meses levou o processo, muito menos se um é bacharel e o outro é atendente de telemarketing... qualquer um dos dois trabalhos pode ser apreciado em diferentes nuances, sendo assim, não se pode dizer que não são "jogos".

Por esta lógica que foi usada no JAM, dezenas de outros trabalhos que já foram enviados em concursos aqui não se enquadrariam. Como o dkoelho comentou no tópico da votação:
dkoelho escreveu:Eu discordo com a desclassificação de jogos tipo o do Rodrigo Santiago. Se fosse assim, desclassificaria o do Dust. Afinal, ficar clicando em coisas coloridas não tem nada a ver com o tema. Não tem história, é só um jogo genérico.

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por guimaraf » Qui Abr 20, 2017 9:44 pm

Então jogo que não te agrada não é jogo?

Avatar do usuário
Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 273

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por Rodrigo Santiago » Qui Abr 20, 2017 9:47 pm

Acho essas críticas muito boas, pois quanto mais JAMs a (T)GMBR faz melhor vão ficando. Por exemplo, esperar as avaliações era muito ruim, atrasava, eram injustas, algumas pessoas ficavam realmente irritadas e muito mais. Depois mudaram  pra votação, depois foram colocando mais e mais regras, especificando algumas coisas, tirando outras como a limitação de jogos .exe para windows, ou jogos feitos no game maker.

Os JAMs ficaram bem mais numerosos e divertidos
Creio que no próximo JAM vamos ver uma nova regra no que diz respeito a validade dos  jogos!

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por Superbomber » Qui Abr 20, 2017 10:07 pm

Lá vem treta. \o/
Ta ok, vamos lá.

Primeiramente achei sua atitude de colocar o jogo do Gabis para o CQ#21 aqui em questão meio patética(sem querer ofender)
Um concurso não tem relação com o outro, e muito menos um jogo com o outro. Simplesmente me pareceu querer dizer: "Se você pode, porque ele não?"
Um policial pode andar armado, vai usar como justificativa também? (e levar coronhada na cabeça pra aprender a respeitar?)
Enfim, vamos nos ater ao assunto.

Primeiramente vamos falar do tema, que é Cristalomancia, que de acordo com o dicionário significa:
dicio.com.br/cristalomancia/ escreveu: Adivinhação por meio de objetos de vidro ou cristal, ou ainda gelo e espelhos.
Logo de cara vemos que o jogo não segue bem o tema, mas vamos falar da justificativa:
Gabrielsch escreveu: Os seguintes jogos foram desclassificados por estarem inacabados e/ou não apresentarem uma dinâmica real de jogo: Bola de Cristal, Cristalomelancia, The Witches' Ball e Hugo Lucido.
A que se resume um jogo eletrônico? Digo pelo consenso comum que, um jogo eletrônico é:
Um software com elementos interativos ao qual o usuário deve cumprir um objetivo. (concorda com o significado? Ótimo.)

Vamos analisar o (suposto) jogo do Rodrigo:
No jogo do Rodrigo temos um elemento interativo. (por toque)
E temos um objetivo. (quebrar a tela do celular... Ou talvez seja fake)

Agora vamos analisar o Paint:
Tem algum elemento interativo? (muitos, confere)
Tem algum objetivo? (fazer desenhos, confere)

O Paint é um jogo?? E que tal o Word? E o Firefox? Tem muitos elementos interativos também. :hmm:

É um jogo? Eu diria que é tanto um jogo quanto aqueles aplicativos de lanterna que tem na Google Play. Isto é, não.
Segue a mecânica do tema do concurso? Eu diria que não.

Eu voto que concordo com a desclassificação. :u.u:

EDIT:
Ao que me consta, não é um grupo "do TGM", sendo assim, não cabe debater aqui o que fala-se ou não por lá.
Então não é relevante o que se debate no grupo oficial do fórum do Discord, mas é relevante um jogo de um concurso antigo do fórum antigo da comunidade que ocorreu a trocentos anos e que foi organizado POR OUTRAS PESSOAS. (pessoas diferentes, regras e formatos diferentes)
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por gabrielsch » Qui Abr 20, 2017 10:47 pm

Demorou mais tempo do que eu imaginava para um tópico seu ou do Mr.Rafael aparecer por aqui, mas já era de se esperar algo do tipo.

Vamos começar com o motivo pelo qual os jogos inacabados foram desclassificados. De fato nas regras do evento não é estabelecido um estágio de desenvolvimento para os jogos participantes, o projeto pode estar em alpha, beta etc. Porém, é necessário analisar o progresso do jogo para que uma "tech demo" da vida não entre para a votação. Os dois jogos desclassificados por estarem inacabados era primitivos demais, o estágio de desenvolvimento não podia ser considerado nem mesmo alpha.

Sobre a votação, existe algum problema em fazer a validação dos votos com um texto e/ou frase curta de 64 caracteres no minimo? Esse tipo de regra não impede, e inclusive, não impediu que usuário utilizassem de má fé o sistema de votação, como é o caso dessa frase.
Honestamente, não joguei o jogo, mas vi as imagens e achei interessante.
Realmente, incrível.


Sobre a indagação do chicoweb respondida por mim. Os usuários avaliam os jogos enviados para o evento, mas não são eles quem decidem se uma entrada é ou não válida para votação.
vamos analisar a motivação que levou o organizador a desclassificar o referido jogo
É muito importante resaltar que eu como organizador não tenho poder total sobre as decisões feitas dentro do evento, essas são tomadas junto da staff que caso você não saiba, tudo indica que não, é composta por mim, Markito e Wellington.


Não existe mistério sobre minha postagem no tópico de votações, o tópico tem como objetivo postagem de votos e não postagem com discussões e/ou satisfações, motivo pelo qual eu me limitei a orientar a criação de outros tópicos.

Como podem conferir neste vídeo (de autoria do próprio desenvolvedor), nada mais é que uma implementação de ambiente 3D. Não existe qualquer objetivo, desafio, recompensa, etc, etc.
Memories From Yesterday é um jogo experimental, ou caso queira classificar, um jogo do gênero walking simulator. O projeto apresenta todos os itens no qual você afirma não ter, como por exemplo: o objetivo do jogo é progredir pelas quatro estações solucionando puzzles específicos de cara estação, como a estátua (2:38), o obelisco (4:40), o poço (6:40) e o "espírito" das lapides. O desafio é justamente desvendar os mistérios de cada estação lhe dando a recompensa em partes que se junta no final. Além disso o jogo conta com cutscenes, ambientação e música que soma a atmosfera que eu tinha em mente na época. Acredito que é apenas você que gosta de exclusivamente caminhar nos jogos.

Não vejo como a minha infelicidade com a avaliação dos jurados daquele evento seja relevante, vejo isso como uma tentativa fraca de suportar o seu argumento anterior sobre o meu jogo.

Agora, vamos dar uma olhadinha rápida no jogo do nosso amigo Rodrigo Santiago. Em resumo é um clicker genérico perfeito para qualquer dispositivo mobile, ele podia colocar um botão, um ovo, mas não, resolveu colocar um bola de cristal. Perfeito, o jogo está dentro do tema, fácil assim. Mas infelizmente o jogo não apresenta nenhum, e eu repito, nenhum desafio ao jogador, o máximo que o projeto oferece é a curiosidade para saber o que acontece quando o contador chega a zero. Além disso o próprio autor deixou claro que o jogo era uma brincadeira, não foi feito para ser uma entrada séria dentro do evento. Ainda bem que ele não tentou participar com um site estático, não é mesmo?

A conclusão é que, você não fez mais do que o de sempre, criticar coisas fúteis como essa atacando a minha pessoa e o meu trabalho e criar problemas dentro do fórum. E se não bastasse isso tudo, você nunca está sozinho, a dupla dinâmica sempre está de olho nesse site na qual os mesmos nem parecem que participam, me surpreende que os dois ainda tenham tido o trabalho de criar uma conta com um nome que faça sentido e ainda colocar um avatar. Triste.
Imagem

Avatar do usuário
FabioDev
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 14

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por FabioDev » Sex Abr 21, 2017 12:05 am

guimaraf escreveu:Então jogo que não te agrada não é jogo?
Creio que você ainda não entendeu minha colocação, veja:
eu mesmo escreveu:Como jogador, não me interessa quantos dias/semanas/meses levou o processo, muito menos se um é bacharel e o outro é atendente de telemarketing... qualquer um dos dois trabalhos pode ser apreciado em diferentes nuances, sendo assim, não se pode dizer que não são "jogos".
Rodrigo Santiago escreveu:Acho essas críticas muito boas, pois quanto mais JAMs a (T)GMBR faz melhor vão ficando. Por exemplo, esperar as avaliações era muito ruim, atrasava, eram injustas, algumas pessoas ficavam realmente irritadas e muito mais. Depois mudaram  pra votação, depois foram colocando mais e mais regras, especificando algumas coisas, tirando outras como a limitação de jogos .exe para windows, ou jogos feitos no game maker.
Detalhe que em cada um desses "pormenores" sempre houve uma iniciativa de contestar o que a Staff estava fazendo (ou deixando de fazer), mas ainda que a própria comunidade encare como algo positivo, as pessoas que deveriam estar preocupadas com esses pormenores classificam tudo como "criticar coisas fúteis/criar problemas dentro do fórum.
Superbomber escreveu:
...
gabrielsch escreveu:Demorou mais tempo do que eu imaginava para um tópico seu ou do Mr.Rafael aparecer por aqui, mas já era de se esperar algo do tipo.
Ué, você pediu pra não atrapalhar a votação e abrir um tópico dedicado ao debate. Por acaso foi algo meio subjetivo pra calar o assunto e dai esse "desapontamento" com a abertura deste tópico?

Sério, depois você reclama quando alguém diz que é arrogante...
gabrielsch escreveu:Vamos começar com o motivo pelo qual os jogos inacabados foram desclassificados. De fato nas regras do evento não é estabelecido um estágio de desenvolvimento para os jogos participantes, o projeto pode estar em alpha, beta etc. Porém, é necessário analisar o progresso do jogo para que uma "tech demo" da vida não entre para a votação.
Devo entender então que na prática o regulamento é apenas praxe, tu decide conforme for mais conveniente?

No JAM anterior houve até uso de material ripado - o que estava BEM especificado como não permitido - mas ali você entendeu que não era o caso e então tipo, né, sacomé...
gabrielsch escreveu:Sobre a votação, existe algum problema em fazer a validação dos votos com um texto e/ou frase curta de 64 caracteres no minimo?
No momento em que são removidos participantes por receio de que votos "sarcásticos" sejam feitos, ter como único requisito uma frase de meia dúzia de palavras é muito contraditório!

Uma coisa é desconsiderar uma justificativa ao estilo SuperGames (tá meio ruim, muito ruim, mas como você desenhou então dou 9/10), outra é esperar que em 1 (uma) linha se obtenha alguma argumentação que exceda o óbvio.
gabrielsch escreveu:Os usuários avaliam os jogos enviados para o evento, mas não são eles quem decidem se uma entrada é ou não válida para votação.
Pra isso há um regulamento. Se este for passível de "interpretação", então não há imparcialidade no evento.
gabrielsch escreveu:É muito importante resaltar que eu como organizador não tenho poder total sobre as decisões feitas dentro do evento, essas são tomadas junto da staff que caso você não saiba, tudo indica que não, é composta por mim, Markito e Wellington.
Como da última vez que você tentou vender essa ideia de que não responde pelas coisas, volto a dizer, a cara que está lá no post é a sua, então não espere que alguém vá lá questionar o outro cabra que sequer dá as caras por aqui.
gabrielsch escreveu:Não existe mistério sobre minha postagem no tópico de votações, o tópico tem como objetivo postagem de votos e não postagem com discussões e/ou satisfações, motivo pelo qual eu me limitei a orientar a criação de outros tópicos.
Se houver 30 postagens de questionamento, mas o tópico for de, sei lá, anúncio de venda de sprite de corda-bamba, então você taca um foda-se?
gabrielsch escreveu:Memories From Yesterday é um jogo experimental [...]
O jogo "Watch the ducks" também é, e se resume a mostrar uma tela onde você observa patos na lagoa (e com gráficos absurdamente básicos). Existem discussões sobre ele em comunidades gringas e o pessoal encara isso como "jogos de baixa interatividade".

O jogo do Rodrigo pode ser encarado pelo mesmo prisma. Não há fundamento que o impeça de ser.
gabrielsch escreveu:Acredito que é apenas você que gosta de exclusivamente caminhar nos jogos.
A frase "andar não é gameplay" não é minha, você deve se lembrar.

Em todo caso, se por um minuto deixar dessa paranóia de que meu objetivo de vida é desconstruir a sua imagem, perceba que minha análise do seu jogo experimental partiu do mesmo ponto de vista que foi dado ao jogo do Rodrigo. Sim, é um tipo de sarcasmo, e sim, você sabe que eu faço muito uso disso nessas comparações.
gabrielsch escreveu:Agora, vamos dar uma olhadinha rápida no jogo do nosso amigo Rodrigo Santiago. Em resumo é um clicker genérico perfeito para qualquer dispositivo mobile, ele podia colocar um botão, um ovo, mas não, resolveu colocar um bola de cristal. Perfeito, o jogo está dentro do tema, fácil assim.
Qual jogo ali, exceto talvez o do Guimaraf, muda de essência se você desconsiderar as sprites?

Pra ser bem sincero, por esta analogia que fez agora, mais da metade dos que ficaram deveria ser desclassificada por má fé no uso do tema!
gabrielsch escreveu:Além disso o próprio autor deixou claro que o jogo era uma brincadeira, não foi feito para ser uma entrada séria dentro do evento. Ainda bem que ele não tentou participar com um site estático, não é mesmo?
Realmente importa se ele foi despretensioso ao fazer o jogo? O resultado não é ofensivo, não infringe o regulamento, não é impróprio de nenhuma maneira.

Ao remover esse jogo você basicamente está indo na contramão de todas as "flexibilizações" que ocorreram ao longo desses eventos. Que tão mal poderia fazer ter um jogo experimental participando???

Se ele é "ruim" enquanto experiência de jogo, é claro que não será vencedor ou mesmo receberá alguma colocação. P***, isso é algo tão natural que nem mesmo deveria ser necessário eu bater nessa tecla xD

""Ah mas o povo vota de zuera no pior jogo""

Bom, se for esse o caso, então teu problema está no mecanismo de avaliação, não no participante.
gabrielsch escreveu:A conclusão é que, você não fez mais do que o de sempre, criticar coisas fúteis como essa atacando a minha pessoa e o meu trabalho e criar problemas dentro do fórum.
Se isso fosse verdade, você não teria qualquer problema em impedir - por todo e qualquer meio disponível - que eu estivesse aqui neste meio.

É estranho porque houve vários momentos em que elogiou tanto a mim quanto o Rafael, justamente por debater questões como esta. Já disse zilhões de vezes que minhas críticas são sempre para com ações, tanto que eu nunca cito claramente seu nome.

Não tenho culpa que você seja o organizador do evento, e fosse quem fosse, a única coisa que iria mudar é a comparação que eu utilizei (no caso iria me valer de algum jogo/etc da pessoa que organizou, e não o seu).
gabrielsch escreveu:E se não bastasse isso tudo, você nunca está sozinho, a dupla dinâmica sempre está de olho nesse site na qual os mesmos nem parecem que participam, me surpreende que os dois ainda tenham tido o trabalho de criar uma conta com um nome que faça sentido e ainda colocar um avatar.
Amiguinho, não falo com o Rafael tem meses já.

Eu criei uma conta com um nome que faz sentido, ué, que diabos eu deveria por? XuferluzesTheHedgehog??? Pra ser bem sincero, eu fiz uma pseudo-crítica ao Gonçalves... entendedores entenderão.

No caso do Rafael, a conta dele ao que parece é a mesma de sempre, tem até os badges do outro JAM. Percebe, você deixa seu emocional levar a coisa pra um lado que simplesmente não existe!

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por Superbomber » Sex Abr 21, 2017 1:02 am

FabioDev, você está deixando seu emocional levar as coisas para um lado que simplesmente não existe.

Vamos supor que o que você diz é verdade: O significado de "jogo" é subjetivo.
Partindo disso, então os organizadores da competição tem total liberdade de decidir o que é ou não considerado um jogo. Já que tem um significado relativo e pessoal. (o que pode ser considerado um jogo? Eis a questão. :hmm: )

Mas não sou eu que digo, é você:
Não creio que o argumento utilizado tenha qualquer base. Classificar o que é e o que não é "jogo" é um assunto que há tempos vem sendo discutido entre desenvolvedores e o público, sem que exista uma linha determinante muito clara.
Resumindo: De acordo com o "fato" que você quer impor, novamente a desclassificação é justa. Já que os organizadores que devem decidir o que pode ou não ser considerado um jogo. (uma foto pode ser considerado um jogo eletrônico?)
Digo isso de acordo com o que você mesmo disse, não há uma linha determinante muito clara né? Logo, é subjetivo.

Da mesma forma que cabe aos organizadores de uma galeria de arte decidir o que é arte.
Imagine um "artista" pegar uma casca de banana e querer obrigar a galeria a expor sua "obra" com os mesmos argumentos que você está usando? ("Não há uma linha tênue definindo o que é ou não arte, logo tudo o que eu quiser é obrigatório que seja considerado arte. EU SOU DEUS!")

Vejamos se lhe falta argumentos novamente. :detetive:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
FabioDev
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 14

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por FabioDev » Sex Abr 21, 2017 2:13 am

Superbomber escreveu:Imagine um "artista" pegar uma casca de banana e querer obrigar a galeria a expor sua "obra" com os mesmos argumentos que você está usando?
Wikipédia anglófona - https://en.wikipedia.org/wiki/My_Bed

Uma cama desarrumada foi considerada arte por curadores de uma galeria de arte contemporânea. Pouco importa o que você ou eu achamos disso, os "especialistas" em arte decidiram que sim.

Algumas pessoas consideram Romero Britto um p*** artista... outras acham que ele pega lá uns rabisco e aplica as mesmas texturas e cores que se repetem em todos os trabalhos dele.

O Steam está repleto de coisas bizarras, algumas transpirando a ânsia do ""desenvolvedor"" em entregar o produto mais lixo que ele conseguir fazer e que passe no Greenlight (que por acaso a empresa já está revendo o mecanismo de aceite).

O que eu critico aqui é um contexto, um momento onde havia determinada situação que poderia ser encarada desta ou daquela maneira, já que se trata de algo naturalmente ambiguo.

Dentro daquele cenário era proveitoso (e reforço, sem quaisquer fundamentos do oposto) abraçar a participação de um "jogo experimental", por mais de uma razão até (já citadas aqui e no tópico de votação), mas preferiu-se, como de costume, ficar na zona de conforto e eliminar aquilo que na visão do organizador poderia enfeiar o evento.

A permissão para jogos feitos em outras ferramentas/linguagens e a possibilidade de entregar um jogo que roda no navegador são exemplos de contextos e momentos semelhantes, onde igualmente foi tomado o rumo mais confortável de início, mas que houve contestação por parte dos membros e hoje são encarados como mudanças bem vindas.

Não será nada inusitado se num futuro próximo um eventual CQ ou JAM utilize a experimentação até mesmo como tema e a comunidade encare aquilo como uma coisa bacana. Me incomoda apenas o fato de que com o tempo as pessoas simplesmente se esqueçam dessas pequenas "conquistas" e passem a encarar tudo como uma evolução automática do sistema.

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por Superbomber » Sex Abr 21, 2017 3:10 am

É por isso que usei a arte como exemplo. Sei que existem e já conheci obras de arte completamente non-sense.
Vou reutilizar suas próprias palavras:
Pouco importa o que você ou eu achamos disso, os "especialistas" em arte decidiram que sim.
Como eu disse, eles decidem o que é ou não arte.

O mesmo vale para o concurso, onde os organizadores que decidem o que é ou não considerado um jogo válido.

Você está apelando ao extremo essa questão da "contestação" dos membros.
Se alguém reclamar que é uma má ideia aceitar mais de 2 jogos no concurso, esse absurdo é obrigado a ser aceito?
Vão fazer JAMs só para dois competidores porque um membro quer... ._.

Melhorar não é sinônimo de aceitar qualquer idiotice recomendada.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
gillenew
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 60

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por gillenew » Sex Abr 21, 2017 6:41 am

eu nunca tinha visto desclassificação em jams x}

Avatar do usuário
FabioDev
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 14

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por FabioDev » Sex Abr 21, 2017 7:37 am

Superbomber escreveu:Se alguém reclamar que é uma má ideia aceitar mais de 2 jogos no concurso, esse absurdo é obrigado a ser aceito?
Sabe ali no título do tópico, aquela tag entre colchetes... está escrito [ Exigência ]?

Vou deixar aqui este texto de apoio:
Crítica
O termo "crítica" deriva do grego kritike, significando "a arte de discernir", ou seja, o fato de discernir o valor das pessoas ou das coisas. Análise sistemática das condições e consequências de um conceito.

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por guimaraf » Sex Abr 21, 2017 10:40 am

FabioDev escreveu:
guimaraf escreveu:Então jogo que não te agrada não é jogo?
Creio que você ainda não entendeu minha colocação, veja:
eu mesmo escreveu:Como jogador, não me interessa quantos dias/semanas/meses levou o processo, muito menos se um é bacharel e o outro é atendente de telemarketing... qualquer um dos dois trabalhos pode ser apreciado em diferentes nuances, sendo assim, não se pode dizer que não são "jogos".
Eu te pergunto novamente, assistiu o vídeo que você mesmo postou? 
Caso tenha assistido, mesmo avançando algumas partes, vai ver que está falando muita, mais muita besteira mesmo em dizer que o jogo não tem objetivo algum. Novamente ressalto, se o seu gosto pessoal é bem diferente da proposta aplicada ao jogo em questão, pode acreditar que ele é muito parado e sem nada para se fazer.
Concordo com você, para o jogador não importa se foram 1 ou 5000 pessoas, se elas até fizeram faculdade na Nasa ou na pqp, o que importa é se o jogo é bom, novamente o fato de um jogo ser bom ou não vai depender mais do seu gosto pessoal. A questão que eu fiz da quantidade de tempo de desenvolvimento deste em relação ao jogo desta Jam é justamente pela complexidade que o jogo se mostrou "caso não tenha assistido nada do vídeo, realmente vai achar que o jogador só anda".
Por fim, a comparação foi infeliz, este é o fato.
Um abraço e sem tretas.

Avatar do usuário
FabioDev
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 14

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por FabioDev » Sex Abr 21, 2017 11:06 am

guimaraf escreveu:Eu te pergunto novamente, assistiu o vídeo que você mesmo postou?
Eu estava lá naquela ocasião... eu joguei o jogo, aliás.

O que você, talvez, não compreendeu, é que não meço o mérito de um jogo com o outro. A analogia se refere ao contexto em que tanto um quanto outro foram apresentados.

Assim como hoje, muito do que aconteceu em torno daquilo se deu no chatbox e não chega o "público geral".

Enfim, não sei como colocar isso pra você de uma forma mais compreensível.

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por Superbomber » Sex Abr 21, 2017 12:37 pm

Você se esquece do que escreve, ou só finge para poder falar outras besteiras como se ainda não tivesse dito besteira antes?
FabioDev escreveu: Dentro daquele cenário era proveitoso (e reforço, sem quaisquer fundamentos do oposto) abraçar a participação de um "jogo experimental", por mais de uma razão até (já citadas aqui e no tópico de votação), mas preferiu-se, como de costume, ficar na zona de conforto e eliminar aquilo que na visão do organizador poderia enfeiar o evento.

A permissão para jogos feitos em outras ferramentas/linguagens e a possibilidade de entregar um jogo que roda no navegador são exemplos de contextos e momentos semelhantes, onde igualmente foi tomado o rumo mais confortável de início, mas que houve contestação por parte dos membros e hoje são encarados como mudanças bem vindas.
Para você, não ouvir sua crítica/birra é estar em "zona de conforto".
Ah, e já que você tem uma ENORME dificuldade na leitura, deixe-me ajudá-lo:
Superbomber escreveu: Você está apelando ao extremo essa questão da "contestação" dos membros.
Se alguém reclamar que é uma má ideia aceitar mais de 2 jogos no concurso, esse absurdo é obrigado a ser aceito?
Vão fazer JAMs só para dois competidores porque um membro quer... ._.

Melhorar não é sinônimo de aceitar qualquer idiotice RECOMENDADA.
Ai eu lhe pergunto, onde estou dizendo que você está fazendo uma exigência?
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
Mr.Rafael
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 52

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por Mr.Rafael » Sex Abr 21, 2017 1:49 pm

E aqui temos uma discussão, fui citado nela, até.

Tentarei responder a alguns dos posts, além do motivo dado pelo organizador sobre a desclassificação dos jogos. Embora alguns posts tenham sido direcionado a outros usuários, expressarei um comentário sobre estes também.
Rodrigo Santiago escreveu:Acho essas críticas muito boas, pois quanto mais JAMs a (T)GMBR faz melhor vão ficando. Por exemplo, esperar as avaliações era muito ruim, atrasava, eram injustas, algumas pessoas ficavam realmente irritadas e muito mais. Depois mudaram  pra votação, depois foram colocando mais e mais regras, especificando algumas coisas, tirando outras como a limitação de jogos .exe para windows, ou jogos feitos no game maker.

Os JAMs ficaram bem mais numerosos e divertidos
Creio que no próximo JAM vamos ver uma nova regra no que diz respeito a validade dos  jogos!
Não concordo muito com isso aí não.

Aliás, os antigos Concursos Quinzenais tiveram efeito contrário, piorando a cada novo anúncio. Tudo isso graças aos péssimos temas propostos pelos organizadores - podendo notar até uma transição de temas mais "'técnicos/limitadores" (como jogos que usassem meios alternativos de se apresentar os gráficos e limitação de paleta de cores) para temas "artísticos" (como jogos de primavera e de plantas com cachalotes - sim, é sério, alguém realmente fez um CQ com esse tema) - e a supersaturação dos mesmos.

O último concurso decente que a comunidade ganhou depois de todo esse tempo, ao meu ver, foi o JAM #001, e isso porque tiveram várias críticas sobre diversas partes do regulamento (algo que não se via há muito tempo - a comunidade aprendendo a falar ao invés de puxar saco e a organização agindo ao invés de adiando para "os próximos JAMs"). E mesmo com todos os passos bem ali, alguém ainda conseguiu pegar e fazer tudo ao contrário! Então não me arriscaria a dizer que eles vão melhorando não...
gabrielsch escreveu:Demorou mais tempo do que eu imaginava para um tópico seu ou do Mr.Rafael aparecer por aqui, mas já era de se esperar algo do tipo.

Vamos começar com o motivo pelo qual os jogos inacabados foram desclassificados. De fato nas regras do evento não é estabelecido um estágio de desenvolvimento para os jogos participantes, o projeto pode estar em alpha, beta etc. Porém, é necessário analisar o progresso do jogo para que uma "tech demo" da vida não entre para a votação. Os dois jogos desclassificados por estarem inacabados era primitivos demais, o estágio de desenvolvimento não podia ser considerado nem mesmo alpha.
É, me citaram mesmo na discussão.

Primitivos demais? O meu jogo é literalmente um dinossauro correndo e ainda sim foi classificado. Também reparei como a maioria dos jogos usam uma bola de cristal ou uma bruxa... mas o meu não. Não entendi muito por que, mas foi um detalhe que só percebi depois.

Enquanto isso, entre os desclassificados, além do já mencionado anteriormente "Bola de Cristal", há jogos como o do guimaraf, um autêntico point-and-click, e o do Rodrigo Santiago, que consiste em repetitividade. Estes jogos, ao meu ver, parecem ter sido discriminados só porque não seguiram os estilos "populares" (jogos 2D em ação/plataforma).
gabrielsch escreveu:Sobre a votação, existe algum problema em fazer a validação dos votos com um texto e/ou frase curta de 64 caracteres no minimo? Esse tipo de regra não impede, e inclusive, não impediu que usuário utilizassem de má fé o sistema de votação, como é o caso dessa frase.
Honestamente, não joguei o jogo, mas vi as imagens e achei interessante.
Realmente, incrível.
Juro que não foi de má fé. Para dizer a verdade, fui bem honesto com essa justificativa. Os votos são frágeis o suficiente para que alguém vote num determinado jogo só porque possui gráficos bonitos em comparação ao resto, ou porque passou mais tempo sem morrer ou perder em um do que no outro: basta substituir "Não joguei, só vi as imagens." ou "Abri o jogo, joguei por 30 segundos e depois fechei." por "O jogo está bem trabalhado, com gráficos bem-feitos, sem dúvida o jogo mais polido deste Jam." (93 caracteres) ou "No jogo você controla um personagem que precisa matar vários inimigos para ir passando de fase - uma ideia muito boa, levando em conta o tempo do concurso." (155 caracteres). Agir de má fé, para mim, seria justificar desse jeito.

Para finalizar, receio que uma parcela das pessoas que expressaram insatisfação com a qualidade dos jogos acabem postando a clássica mensagem de "parabéns a todos os participantes, foi um concurso bem disputado" no tópico de resultados (não estou dizendo que farão isso, apenas que existe a possibilidade de alguém o fazer).
gabrielsch escreveu:É muito importante resaltar que eu como organizador não tenho poder total sobre as decisões feitas dentro do evento, essas são tomadas junto da staff que caso você não saiba, tudo indica que não, é composta por mim, Markito e Wellington.
Ah, mas eu pensei que a staff também era composta de moderadores, colaboradores e coordenadores. Como fui ingênuo...
Muda o nome dos outros cargos para "Enfeite" pelo menos, assim não confunde a gente.
gabrielsch escreveu:Agora, vamos dar uma olhadinha rápida no jogo do nosso amigo Rodrigo Santiago. Em resumo é um clicker genérico perfeito para qualquer dispositivo mobile, ele podia colocar um botão, um ovo, mas não, resolveu colocar um bola de cristal. Perfeito, o jogo está dentro do tema, fácil assim. Mas infelizmente o jogo não apresenta nenhum, e eu repito, nenhum desafio ao jogador, o máximo que o projeto oferece é a curiosidade para saber o que acontece quando o contador chega a zero.
É engraçado, porque existe um projeto relativamente popular e que usa a mesma proposta do jogo do Rodrigo Santiago: Cookie Clicker. E veja só, é considerado um jogo!
gabrielsch escreveu:[...] a dupla dinâmica sempre está de olho nesse site na qual os mesmos nem parecem que participam, [...]
Já não tenho mais contato com o FabioDev há meses. Logo, esse negócio de "dupla dinâmica" é um pensamento errado seu. Pode ficar sossegado, meu bruxo!

o/

Avatar do usuário
FabioDev
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 14

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por FabioDev » Sex Abr 21, 2017 2:41 pm

Superbomber escreveu:...
Na sinceridade? Não tenho vontade ou motivo pra sequer levar a sério o que sai dos seus posts... tu não tem moral nem pra ficar calado.
Mr.Rafael escreveu:Enquanto isso, entre os desclassificados, além do já mencionado anteriormente "Bola de Cristal" [...]
Apenas pra esclarecer, todavia, o projeto que enviei era algo meio conceitual (na falta de um termo melhor), uma demonstração do que poderia ser feito em cima daquele tema sem ser um joguinho de plataforma forçado com sprites de bruxa.

Tanto é que, em momento algum, contesto a desclassificação do mesmo.

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Mensagem por Superbomber » Sex Abr 21, 2017 3:01 pm

Mais uma vez falta argumentos para o @FabioDev, pois é.

@Mr.Rafael, quem considera esse troço do biscoito um jogo? O desenvolvedor? É.
Isso ai do biscoito não é o único, tem um app na Google Play para isso também.

Enfim, aderindo a moda fiz minha versão desse """jogo""" também.
Mas em nome da zoeira, fiz SEM PROGRAMAÇÃO ALGUMA. Usei puro CSS:
https://jsfiddle.net/DieBoy/vfbwr4ds/

Que interessante esse "jogo", só aplicar umas animações e taram. Um jogo!
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes