Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
CRP-Max
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 8

A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por CRP-Max » Sex Fev 10, 2017 5:19 pm

De acordo com essa pubicação, existe a possibilidade de ate a primavera (americana), ou seja, ate final do mês que vem, que eles comessem a usar um novo método de inclusão de jogos na plataforma.
A ideia é começar a usar o Steam Direct, e cobrar uma taxa por cada jogo que for lançado.
Porem os valores ainda não estão definidos, e variam de $100 a até $5.000, o que vai dificultar muito pra nos Brasileiros...

Link da matériahttp://www.gamasutra.com/view/news/291277/Valve_to_shut_down_Steam_Greenlight_replace_with_a_feebased_game_submission_system.php%20?elqTrackId=030abb90686b4a31abc8bab31d1c3f55&elq=f78537f005154f6a90f86c0146569787&elqaid=76677&elqat=1&elqCampaignId=25490

Avatar do usuário
lukbebalduke
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 44
Localização: Curitiba

Contato:

Re: A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por lukbebalduke » Sex Fev 10, 2017 5:49 pm

Se isso for verdade, vai ser uma pena! Tenho um projeto que estou lidando algum tempo e um dos principais caminhos que eu visualizava para conseguir algo seria a Greenlight.
Vamos esperar para ver, e se realmente acontecer, começar a discutir possíveis plataformas alternativas para suportar de maneira positiva os desenvolvedores menores.

Avatar do usuário
Mallis
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 6

Re: A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por Mallis » Sex Fev 10, 2017 5:50 pm

"Se o jogo vender, o desenvolvedor recupera essa taxa. Se não, nem rola.".
Me pergunto se eles quiseram dizer que o desenvolvedor vai recuperar a taxa devido aos lucros com os jogos ou se a Steam vai ativamente devolver a taxa paga.
Particularmente, eu gostei desse novo sistema. O pessoal vai cuidar mais com a qualidade e o marketing do jogo antes de sair publicando.

Avatar do usuário
CRP-Max
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 8

Re: A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por CRP-Max » Sex Fev 10, 2017 6:32 pm

lukbebalduke escreveu:Se isso for verdade, vai ser uma pena! Tenho um projeto que estou lidando algum tempo e um dos principais caminhos que eu visualizava para conseguir algo seria a Greenlight.
Vamos esperar para ver, e se realmente acontecer, começar a discutir possíveis plataformas alternativas para suportar de maneira positiva os desenvolvedores menores.
Espero que o valor fique dentro dos $500, mais que isso vai ser bem complicado.
Eu vejo o Greenlight, como uma forma de divulgação do jogo antes de lançar, não sei como sera o destaque para os novos jogos neste novo sistema.
Mallis escreveu:"Se o jogo vender, o desenvolvedor recupera essa taxa. Se não, nem rola.".
Me pergunto se eles quiseram dizer que o desenvolvedor vai recuperar a taxa devido aos lucros com os jogos ou se a Steam vai ativamente devolver a taxa paga.
Particularmente, eu gostei desse novo sistema. O pessoal vai cuidar mais com a qualidade e o marketing do jogo antes de sair publicando.
Provavelmente sera com o lucro mesmo, espero que eles criem uma forma de destaque dos novos jogos, não é fácil aparecer dentro deste mercado...

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por guimaraf » Sex Fev 10, 2017 7:44 pm

O valor do envio de cada jogo, será determinante para eliminar ou permitir que muita gente possa lançar algo na steam, sendo um entrave gigantesco para pequenos estúdios.

Por outro lado é bom, pois muito lixo simplesmente não vai mais entrar na steam.
O que conversei com alguns amigos do forum a pouco tempo.

Avatar do usuário
Kawthar
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 6
Localização: North Yorkshire

Re: A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por Kawthar » Sex Fev 10, 2017 9:57 pm

Pelo próprio site da steam onde está a notícia, vai vir sim esse "Steam Direct". É basicamente uma forma de formalizar a publicação dos jogos na Steam ao tornar o desenvolvedor uma "empresa"(bem entre aspas mesmo).

Aparentemente, quanto mais complexo for esse desenvolvedor(tamanho da equipe/empresa) maior vai custar essa taxa, podendo ir de $100(provavelmente dólares) até $5,000.
Essa taxa pode estar relacionada ao jogo também, ou, em último caso, eles podem fazer um valor fixo, não importando nenhum aspecto do game nem do desenvolvedor. O que acho difícil considerando que vivemos em um mundo capitalista.

Minha opinião sobre isso:e

Acho uma ideia boa, se bem executada.
A steam foi poluída por jogos porcos desde o lançamento do Greenlight há ~4 anos atrás. Algo que faça o desenvolvedor analisar antes de pensar em vender o seu jogo numa escala dessas é positivo tanto para os consumidores quanto para outros desenvolvedores indies, já que um game indie pode sujar a reputação de vários outros.
O problema é esperar que isso seja bem executado, pois como esse Steam Direct pode ser algo positivo para a comunidade gamer, também pode ser uma catástrofe caso a Steam olhe só pelo lado lucrativo para ela.

Avatar do usuário
CRP-Max
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 8

Re: A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por CRP-Max » Sex Fev 10, 2017 10:01 pm

guimaraf escreveu:O valor do envio de cada jogo, será determinante para eliminar ou permitir que muita gente possa lançar algo na steam, sendo um entrave gigantesco para pequenos estúdios.

Por outro lado é bom, pois muito lixo simplesmente não vai mais entrar na steam.
O que conversei com alguns amigos do fórum a pouco tempo.
Então, a ideia do Greenlight já era por causa dos "lixos", que estavam sendo lançado antes na Steam, mas o diferencial era que os valores Greenlight eram doados, deve ter entrado muita grana e eles cresceram o olho... 
Não sou contra, afinal eles tem suporte para quase cem milhões de usuários ao mesmo tempo online, e isso custa muita grana, meu medo é o valor ficar muito alto e inviabilizar para os indies.

Avatar do usuário
Kawthar
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 6
Localização: North Yorkshire

Re: A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por Kawthar » Sex Fev 10, 2017 10:27 pm

CRP-Max escreveu:
guimaraf escreveu:O valor do envio de cada jogo, será determinante para eliminar ou permitir que muita gente possa lançar algo na steam, sendo um entrave gigantesco para pequenos estúdios.

Por outro lado é bom, pois muito lixo simplesmente não vai mais entrar na steam.
O que conversei com alguns amigos do fórum a pouco tempo.
Então, a ideia do Greenlight já era por causa dos "lixos", que estavam sendo lançado antes na Steam, mas o diferencial era que os valores Greenlight eram doados, deve ter entrado muita grana e eles cresceram o olho... 
Não sou contra, afinal eles tem suporte para quase cem milhões de usuários ao mesmo tempo online, e isso custa muita grana, meu medo é o valor ficar muito alto e inviabilizar para os indies.
Mas ai que tá se seu jogo fosse um lixo e você quisesse vender, era só botar lá e nem se preocupar com taxas, por que SEMPRE vai ter alguém pra concordar ou discordar de outra pessoa. Então se tem alguém que diz que é ruim, alguém vai dizer que é bom e vai pagar por aquilo.
Com o Steam Direct, a Steam força o desenvolvedor a pensar se aquilo vale mesmo a pena, tirar dinheiro do bolso e arriscar vender algo com pouca ou sem qualidade.

Concordo que o dinheiro movimentado pelo greenlight deve ter sido um dos motivos pelo qual eles começaram a trabalhar nesse novo sistema, mas duvido que seja só por isso.

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por guimaraf » Sex Fev 10, 2017 10:37 pm

O pior cenário é imitar a Apple onde precisa pagar anuidade para manter aplicativos na loja, resultado que ficamos escravos da plataforma após entrar.

Como disse, se for um valor acima de $100, vai inviabilizar para muita gente, consequentemente fazer a loja ter produtos com qualidade melhor.
Vamos ver o que a Valve vai fazer.
Uma das reclamações mais recorrentes era a qualidade dos jogos gerando poluição na plataforma, a questão nem é tanto grana, já que o tio Gabe já tem 3bi na conta, a steam não pode simplesmente fechar as portas para o mercado indie, colocando uma taxa por exemplo de $5000 por jogo, até a pessoa recuperar isso, sem falar que seria injusto, já que para grandes estúdios, esse valor não é nada, agora indie é meses de trabalho, ainda mais aqui no Brasil. 

Avatar do usuário
Kawthar
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 6
Localização: North Yorkshire

Re: A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por Kawthar » Sex Fev 10, 2017 10:43 pm

guimaraf escreveu:O pior cenário é imitar a Apple onde precisa pagar anuidade para manter aplicativos na loja, resultado que ficamos escravos da plataforma após entrar.

Como disse, se for um valor acima de $100, vai inviabilizar para muita gente, consequentemente fazer a loja ter produtos com qualidade melhor.
Vamos ver o que a Valve vai fazer.
Uma das reclamações mais recorrentes era a qualidade dos jogos gerando poluição na plataforma, a questão nem é tanto grana, já que o tio Gabe já tem 3bi na conta, a steam não pode simplesmente fechar as portas para o mercado indie, colocando uma taxa por exemplo de $5000 por jogo, até a pessoa recuperar isso, sem falar que seria injusto, já que para grandes estúdios, esse valor não é nada, agora indie é meses de trabalho, ainda mais aqui no Brasil. 
Acho que se eles cogitarem anuidade, até quem está a favor fica contra. Isso seria loucura.
Porém, em questão dos 3bi na conta do tio Gabe. Isso não é nada kk. As pessoas hoje em dia não querem parar de ganhar dinheiro..
E realmente, acima de $500 já não da pra entender o Greenlight/Steam Direct como uma plataforma pra indies/pequenos estúdios.

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por guimaraf » Sex Fev 10, 2017 11:10 pm

Kawthar escreveu:
guimaraf escreveu:O pior cenário é imitar a Apple onde precisa pagar anuidade para manter aplicativos na loja, resultado que ficamos escravos da plataforma após entrar.

Como disse, se for um valor acima de $100, vai inviabilizar para muita gente, consequentemente fazer a loja ter produtos com qualidade melhor.
Vamos ver o que a Valve vai fazer.
Uma das reclamações mais recorrentes era a qualidade dos jogos gerando poluição na plataforma, a questão nem é tanto grana, já que o tio Gabe já tem 3bi na conta, a steam não pode simplesmente fechar as portas para o mercado indie, colocando uma taxa por exemplo de $5000 por jogo, até a pessoa recuperar isso, sem falar que seria injusto, já que para grandes estúdios, esse valor não é nada, agora indie é meses de trabalho, ainda mais aqui no Brasil. 
Acho que se eles cogitarem anuidade, até quem está a favor fica contra. Isso seria loucura.
Porém, em questão dos 3bi na conta do tio Gabe. Isso não é nada kk. As pessoas hoje em dia não querem parar de ganhar dinheiro..
E realmente, acima de $500 já não da pra entender o Greenlight/Steam Direct como uma plataforma pra indies/pequenos estúdios.
Em relação a ganhar dinheiro, qualquer pessoa que está ganhando uma bela grana, normalmente não vai acordar e pensar "hum, estou afim de perder toda a minha grana hoje".
Vale lembrar que o Gabe simplesmente ressuscitou o mercado de games no PC, nada mais justo que ele ser premiado pelo excelente serviço prestado para o mercado.

Avatar do usuário
gillenew
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 60

Re: A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por gillenew » Sáb Fev 11, 2017 5:50 am

pelo menos ja to com meu jogo no steam :D

Avatar do usuário
CRP-Max
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 8

Re: A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por CRP-Max » Sáb Fev 11, 2017 11:50 am

gillenew escreveu:pelo menos ja to com meu jogo no steam :D
Qual o nome do seu jogo? Como foi o processo do Greenlight?

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: A Steam vai retirar o Greenlight!!!

Mensagem por guimaraf » Sáb Fev 11, 2017 12:28 pm

CRP-Max escreveu:
gillenew escreveu:pelo menos ja to com meu jogo no steam :D
Qual o nome do seu jogo? Como foi o processo do Greenlight?
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Semrush [Bot] e 6 visitantes