Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[Comunicado de Atualização] Migração de Servidor e mChat

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

[Comunicado de Atualização] Migração de Servidor e mChat

Mensagem por gabrielsch » Qui Jan 26, 2017 6:42 pm

Olá pessoas! Hoje vou falar sobre dois assuntos importantes, o primeiro é sobre a remoção do mChat e o segundo é sobre a migração de servidor.

Adieu mChat
mChat foi uma extensão adicionada no começo dessa plataforma para que os membros pudessem se comunicar de uma forma mais rápida e direta, infelizmente a extensão tinha seus problemas, para vários usuários era lenta e limitada em termos de funcionalidades. Felizmente o usuário Golden Bunny por causa do comunicado de fechamento do fórum, já cancelado, teve a brilhante ideia de criar um grupo no Discord para reunir os membros que se interessassem, o serviço funciona muito bem e tem as mais diversas funcionalidades e integrações com serviços externos. Visto a situação a administração desabilitou a extensão em prol de dar suporte ao grupo do Discord feito pelos membros.
É possível acessar o grupo por meio deste link ou pelo banner na página inicial do fórum.

Migração de Servidor
Atualmente a empresa que faz o host do servidor do fórum é a UOL, no dia 27/01 às 23:59 o fórum entrará em manutenção para migrar o servidor para o host da Google, mais precisamente a Google Cloud. A migração tem como objetivo reduzir os custos não perdendo potência significativa da máquina onde o servidor é hospedado.

Os serviços de host da Google Cloud tem várias vantagens, as principais são:
  1. Melhor Infraestrutura - A infraestrutura da plataforma de hosting da Google é superior ao da UOL, as alterações de configurações e o suporte são mais rápidos e menos confusos de se trabalhar, a segurança também é um ponto forte que a empresa sempre reforça nas operações.
  2. Facilidade de Escalonar - As máquinas da Google Cloud podem ter suas configurações alteradas on-the-fly, isto é, número de núcleos da CPU, memória RAM entre outros podem ser alterados sem perder os dados da máquina, dependendo da alteração a máquina não precisa nem ser desligada.
  3. Modelo de Cobrança - Na Google Cloud você só é cobrado pelo que usa, ou seja, se a administração não deixar o fórum online por um mês inteiro não será cobrado um centavo. Diferente da assinatura da UOL que é um valor fixo.
  4. Desconto por Uso - Além de ser cobrado apenas pelo que usa, o modelo de cobrança também dá descontos de até 30% se a média de uso da máquina for muito alta, ou seja, mais atividade menos custo.
Existem algumas observações que devem ser feitas pois migrações de servidores não são um mar de rosas, um dos maiores obstáculos será a troca na distribuição Linux que o servidor usa, atualmente o fórum roda em cima de um CentOS 7.1, após a migração passará a rodar em cima de um Ubuntu 16.04. Isso que dizer que a forma com que a configuração do servidor será feita é diferente e problemas de compatibilidade podem aparecer, mas, isso só irá interferir no tempo manutenção, que será maior.
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes