Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Godot Engine - Download e Informações

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Godot Engine - Download e Informações

Mensagem por All-x » Sex Nov 11, 2016 10:11 am

Imagem

RESUMO

A Godot é uma game engine grátis, multiplataforma, disponível para Windows, macOS, Linux, *BSD e Haiku, podendo exportar para Desktop, Mobile e Web. Ela é de código aberto, onde você pode desenvolver tanto games 2D quanto 3D, possuindo vários recursos interessantes como um editor de animações avançado e um robusto sistema de scenes. Ela foi desenvolvida originalmente por uma empresa argentina chamada OKAM STUDIO para desenvolvimento de seus próprios games e em 2014 teve seu código-fonte liberado no GitHub. Desde então ela vem sendo aprimorada pela comunidade e seus desenvolvedores originais continuam a trabalhar nela ativamente.

Atualmente ela está na versão estável 2.1, com o time principal de desenvolvedores focando na versão 3.0 que trará muitas melhoras e terá quebra de compatibilidade com as versões anteriores. Muitas informações disponíveis neste tópico são relacionadas ao que está disponível na 2.1, com menções relacionadas a versões futuras. O tópico será atualizado no lançamento da versão 3.0.

DESENVOLVIMENTO 2D

Imagem

Possui um sistema dedicado, bastando o clique de um botão para abrir o modo 2D, ao contrário de outras game engines que misturam 3D com 2D. Utilize Sprites para mostrar imagens na tela, Polygon2D para desenhar formas geométricas, Tilemap para distribuir tiles de uma fase, Camera2D para focar a tela em uma região da scene, dentre outros. O sistema de física é próprio, utilizando formas geométricas como base de colisão, podendo ser formas regulares com o CollisionShape2D ou um polígono com CollisionPolygon2D, adicionados aos nodes de física (StaticBody2D, RigidBody2D, KinematicBody2D). Existe suporte a iluminação 2D, com direito a normal maps, sombras, inibidores de luz (occluders), entre outros.

DESENVOLVIMENTO 3D

Imagem

Tendo um sistema dedicado, possui editor próprio, também ao alcance de um clique assim como o modo 2D, permitindo que você tenha um controle maior sobre o conteúdo. Você pode importar scenes 3D inteiras utilizando o formato Collada (.dae) e importar malhas 3D com modelos OBJ. Por que não usar formatos mais conhecidos como FBX? Porque são proprietários, e as licenças para o uso desses formatos não são compatíveis com a da Godot. Collada e OBJ são formatos de código-aberto padronizados que são suportados pela maioria dos editores como Maya, 3DS Max e Blender; com uma atenção especial ao caso do Collada já que nem sempre seu editor pode ter a versão mais recente do formato, podendo assim haver bugs de exportação.

O sistema de física utiliza os mesmos tipos nodes, só que em suas versões 3D (sem o sufixo 2D). Há vários tipos de luzes disponíveis com mapeamento de sombras, além da renderização com HDR e efeitos de pós-processamento como névoa, brilho e etc. Ainda há muito que melhorar neste quesito, mas o desenvolvimento dela é super ativo e o 3D é uma das metas principais. Ainda assim, dá para desenvolver jogos em 3D tranquilamente com a Godot: o jogo da imagem acima se chama Steam Quest.

CONCEITOS GERAIS

Tudo na Godot é uma scene, desde o jogador até sistemas de HUD, menu e fases. Uma scene é uma hierarquia de nodes, que são elementos que vão desde um componente de texto (Label) a um reprodutor de animações (AnimationPlayer), até mesmo uma outra scene. Toda scene precisa ter um node raiz, e todos os nodes dentro dela podem ser acessíveis no script deste node raiz e o mesmo vale para nodes dentro de nodes. Cada node pode ter um script atribuído, e todos os seus atributos animados pelo editor de animações.

O projeto precisa de uma scene principal para rodar: uma fase, um menu ou uma introdução. Como dito anteriormente, não existe diferenciação de uma fase do jogador, então se você define a scene principal para o jogador, ele vai mostrar os nodes do jogador. Esse modelo permite uma incrível flexibilidade, podendo ainda ter scenes "persistentes", chamadas de singletons ou autoload, que são adicionadas ao "núcleo" da engine (que é onde o node raiz da scene principal é executado), estando disponível durante o jogo inteiro e sendo útil em várias situações.

EDITOR DE ANIMAÇÃO

Imagem

Inclui um avançado editor de animações que ajuda tanto a simplesmente avançar quadros de sprites quanto coisas mais complexas como personagens com membros separados e cutscenes grandes. Qualquer valor que esteja disponível nas propriedades de um node pode ser animado. Qualquer um. Você pode até chamar funções de um script! As animações são visualizadas em tempo real, podendo definir métodos de suavização entre keyframes, reproduzir ao contrário, carregar e salvar animações (elas são armazenadas internamente na scene automaticamente) e definir para que ela inicie automaticamente quando a scene é executada.

O sistema de animações trabalha com segundos - a engine cuida de coisas como delta time automaticamente pra você, então se preocupe com o tempo real em que a animação vai ocorrer. É um valor fracionário, o que permite que você crie keyframes que aconteçam em menos de um segundo facilmente, feito alguns cálculos. Pode ainda ser definido um valor de avanço em segundos que a agulha percorre ao ser movimentada.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Imagem

A Godot utiliza GDScript, uma linguagem própria inspirada em Python, tendo características como uso de indentação para separar blocos de código. É uma linguagem moderna, orientada a objetos, permitindo que você escreva suas próprias classes. Nesse sentido, ela se assemelha com Java, pois cada arquivo .gd representa uma classe - sendo que o corpo da classe é definido no nível 0 de indentação, isto é, você não escreve "class Nome", pois o próprio arquivo é o corpo da classe. Ainda se pode criar subclasses utilizando a keyword class, estas com o corpo definido em um bloco indentado.

A escolha de usar uma linguagem própria ao invés de Lua ou até a própria Python já foi alvo de muitos debates. Os desenvolvedores já experimentaram as linguagens mais comuns e nenhuma funcionou da forma como eles queriam, então foi decidido usar GDScript, que possui características bem contextuais da engine e assim integrando-se melhor. Há um tempo houve uma discussão (bem longa) sobre a inclusão de C#, linguagem popular no meio de desenvolvimento de games. Essa inclusão envolve o uso de um runtime .NET (Mono) que tem um tamanho significativo, levando aos envolvidos considerarem fazer uma versão separada da Godot (que também incluiria GDScript). Alguém (neikeq) começou a trabalhar nisso mas não se tem muitas atualizações - o que não quer dizer que não estejam trabalhando nisso, afinal, Godot é de código aberto e qualquer um pode contribuir.

Imagem

Há também scripting visual, chamado de VisualScript, que apesar de não estar disponível na versão estável atual já está no repositório do GitHub e está sendo aprimorado para inclusão na próxima versão.

DISPONÍVEL PARA VÁRIAS PLATAFORMAS

Você pode rodar a Godot utilizando Windows, macOS, Linux, *BSD e Haiku. Geralmente disponibilizada em um executável único de aproximadamente 20 MB. É necessário um computador relativamente moderno (pós 2009) com suporte á tecnologia OpenGL 2.1/GLES 2.0. Você pode usar o GL-Z para pegar essa informação. O editor da Godot é feito nela mesma, entao as recomendações são para os jogos também.

Algumas pessoas veem o erro "Godot parou de funcionar" ao abrir o editor, geralmente acompanhado de uma mensagem antes. Certifique-se de ter os requesitos mínimos citados anteriormente, pois como o editor é feito na própria engine, ela vai travar se seu hardware não for compatível, algo tipo um chip gráfico embarcado da Intel de 2008. Aparentemente este problema é mais comum no Windows, pois a fornalha que o Markito chama de notebook se enquadra nesses padrões e funciona (e é de 2006!), mas ele usa Linux nele - o que faz diferença porque OpenGL é a biblioteca gráfica principal no sistema, podendo ser executada por software e também os drivers OpenGL antigos da Intel deixam a desejar no Windows. Não conseguindo rodar, não há muito o que se fazer. A Godot é uma engine da nova geração e requer hardware moderno e, claro, compatível com tecnologias open-source.

EXPORTAÇÃO

A Godot exporta para:
  • Plataformas móveis: iOS, Android, BlackBerry OS
  • Desktop: Windows, OS X, Linux, *BSD, Haiku
  • Web: HTML5 (via Emscripten)
  • Consoles*
É necessário o uso de modelos de exportação para exportar para cada plataforma, basta baixar no site. Está na página de downloads com o nome "Export Templates".

*Alguns jogos da OKAM foram publicados para consoles. Como são plataformas fechadas, é necessário conversar com os criadores da Godot sobre como adquirir os modelos de exportação. Entretanto, não se sabe ao certo se estes modelos estão a par das mudanças atuais da engine, já que é difícil manter código para essas plataformas pois custa muito dinheiro para adquirir as licenças.

DOWNLOAD

Atualmente está disponível no site o download a versão estável 2.1, que também está disponível na Steam. Correções e funcionalidades novas foram e estão sendo adicionadas no repositório do GitHub, mas não sairão mais versões estáveis por enquanto. A equipe principal de desenvolvedores está focada na versão 3.0, que irá mudar várias características integrais da engine em relação a como ela funciona internamente (não a interface de usuário), para deixá-la mais eficiente, melhorar o 3d, entre outros. Tanto que a versão 3.0 terá uma quebra de compatibilidade com a versão 2.1, mas não se preocupem, pois serão serão providenciadas ferramentas para converter seus projetos.

DOWNLOADS AVULSOS NO SITE
LINK DA STEAM
Editado pela última vez por Markito em Qua Nov 16, 2016 12:04 pm, em um total de 1 vez.
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: Godot Engine - Download e Informações

Mensagem por guimaraf » Sex Nov 11, 2016 5:34 pm

Usando Python, bem interessante mesmo.

Lindo tópico

Avatar do usuário
Denis Lemos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 49

Re: Godot Engine - Download e Informações

Mensagem por Denis Lemos » Sex Nov 11, 2016 6:08 pm

Acredito que seria muito interessante focar também no desenvolvimento dessa engine aqui no fórum, pois da lista criada com várias engines em um tópico recente, essa parece ser a com maior potencial, tirando as já famosas como Unity, Unreal, GM:S, Cunstruct, etc... Sem contar que é gratuita, não precisa comprar módulo(coisa que todo mundo reclama do GM) , não tem limitação de versão(como na Unity) e não precisa pagar por royalties(como na Unreal). O 2D parece ser bom, e o 3D infinitamente melhor que o do GM.

Não tem muito material de estudo e isso é um lado ruim, mas também atrairia muitos usuários para o fórum caso aqui tenha algum conteúdo sobre a ferramenta. Eu lembro que um dos motivos de ter feito me registrar no fórum da antiga GMBR era porque foi o único fórum brasileiro da época que eu encontrei sobre o GM. Já que tem muitos usuários aqui que parecem odiar ou não gostar muito do GM, seria uma boa se trouxessem conteúdo dessa engine para o fórum. Já tem o @guimaraf que traz conteúdo sobre Construct, eu quero trazer conteúdo de Unity quando me desatolar de tanto serviço, assim o fórum pode deixar de ser quase que completamente destinado sobre GM(o que muitos também reclamam).

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: Godot Engine - Download e Informações

Mensagem por Superbomber » Sex Nov 11, 2016 7:41 pm

@Denis, o fórum não é destinado ao GM a cerca de 1 ano. A maioria do conteúdo é sobre GM porque a maioria dos membros usam GM. E não porque o fórum é destinado a tal.


Ótimo tópico, Godot é uma boa ferramenta. Meu agradou bem (bem) mais que o C2(que é destinado a inexperientes), e com certeza é muito melhor que o GM:S.
Além de usar uma versão editada de Phyton que é uma linguagem bem potente.(principalmente comparando a GML)
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: Godot Engine - Download e Informações

Mensagem por guimaraf » Sex Nov 11, 2016 8:31 pm

Denis Lemos escreveu:Acredito que seria muito interessante focar também no desenvolvimento dessa engine aqui no fórum, pois da lista criada com várias engines em um tópico recente, essa parece ser a com maior potencial, tirando as já famosas como Unity, Unreal, GM:S, Cunstruct, etc... Sem contar que é gratuita, não precisa comprar módulo(coisa que todo mundo reclama do GM) , não tem limitação de versão(como na Unity) e não precisa pagar por royalties(como na Unreal). O 2D parece ser bom, e o 3D infinitamente melhor que o do GM.

Não tem muito material de estudo e isso é um lado ruim, mas também atrairia muitos usuários para o fórum caso aqui tenha algum conteúdo sobre a ferramenta. Eu lembro que um dos motivos de ter feito me registrar no fórum da antiga GMBR era porque foi o único fórum brasileiro da época que eu encontrei sobre o GM. Já que tem muitos usuários aqui que parecem odiar ou não gostar muito do GM, seria uma boa se trouxessem conteúdo dessa engine para o fórum. Já tem o @guimaraf que traz conteúdo sobre Construct, eu quero trazer conteúdo de Unity quando me desatolar de tanto serviço, assim o fórum pode deixar de ser quase que completamente destinado sobre GM(o que muitos também reclamam).
Se for olhar na questão de foco do forum sendo GM, muita gente não gosta do modelo forum, geralmente pela facilidade do facebook para solução de dúvidas, a questão de abrir o forum para outras engines pode novamente deixar o forum movimentado. 
Quanto mais pessoas discutindo sobre desenvolvimento, todos acabam ganhando, o forum por receber pessoas novas, os usuários veteranos que podem ajudar os novatos e assim por diante.
Eu tenho postado pouco, por estar bem focado em projetos e trabalho, pretendo continuar alimentando a parte de Construct2, talvez Unity que tenho estudado também.
Superbomber escreveu:@Denis, o fórum não é destinado ao GM a cerca de 1 ano. A maioria do conteúdo é sobre GM porque a maioria dos membros usam GM. E não porque o fórum é destinado a tal.


Ótimo tópico, Godot é uma boa ferramenta. Meu agradou bem (bem) mais que o C2(que é destinado a inexperientes), e com certeza é muito melhor que o GM:S.
Além de usar uma versão editada de Phyton que é uma linguagem bem potente.(principalmente comparando a GML)
O Construct 2 é realmente indicado para pessoas que nada sabem conhecem pouco da área, sendo escada no desenvolvimento de jogos, também pode ser feito jogos realmente incríveis, só olhar na parte do forum onde coloquei diversos jogos que já foram lançados utilizando a engine.

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: Godot Engine - Download e Informações

Mensagem por Superbomber » Sex Nov 11, 2016 8:56 pm

Sim, o C2 é realmente uma ferramenta potente. Por isso eu não falei que o Godot seria melhor, apenas que me agradou mais.(embora o Godot tenha algumas vantagens na minha opinião pessoal)

Agora, melhor que o GM:S eu afirmo. E creio que qualquer um que já tenha testado as duas engines e tenha um certo conhecimento em programação fora do "mundo GM" também afirma isso. :u:

Gosto muito das ferramentas open-source, esse "mundo" do código aberto está cada vez mais abrangente.

Recomendo a todos que testem o Godot, principalmente os novatos ainda "presos" ao mundo GM.
Acreditem, existe um mundo além do GM:S. Pode confiar. :blz:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Godot Engine - Download e Informações

Mensagem por All-x » Sáb Nov 12, 2016 12:16 am

É uma engine relativamente nova e não tem uma comunidade nacional fortemente estabelecida. Por ser grátis todos teriam total poder igualitariamente. Por isso irei focar um pouco mais nas outras engines, já que o GM:S é praticamente garantido pela história do fórum.

Na questão da linguagem o GMS e o C2  ficam pra trás, já que na Unity você aprende C# e na Godot uma variação de Python.

É válido saber usar todas kkk, estou gostando do processo. Abre a mente.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: Godot Engine - Download e Informações

Mensagem por guimaraf » Sáb Nov 12, 2016 11:15 am

Alex FC escreveu:É uma engine relativamente nova e não tem uma comunidade nacional fortemente estabelecida. Por ser grátis todos teriam total poder igualitariamente. Por isso irei focar um pouco mais nas outras engines, já que o GM:S é praticamente garantido pela história do fórum.

Na questão da linguagem o GMS e o C2  ficam pra trás, já que na Unity você aprende C# e na Godot uma variação de Python.

É válido saber usar todas kkk, estou gostando do processo. Abre a mente.

FLWS!
Aprender várias engines é bom, porém isso tira o foco do aprofundamento de conhecimento.
@Superbomber 
Open source tem crescido muito, isso é ótimo. Já a questão de ser melhor, isso vai depender do que a pessoa quer fazer, caindo basicamente na discussão de qual linguagem é melhor. Cada 1 tem sua vantagem e desvantagem.

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: Godot Engine - Download e Informações

Mensagem por Superbomber » Sáb Nov 12, 2016 11:31 am

Com melhor eu não me refiro a "qual é mais fácil para X".

É referente a detalhes técnicos, coisa que se aplica também a linguagens de programação. (C++ é melhor que GML, afirmo sem dúvida alguma)

É um fato que o resultado de um jogo feito no GM não tem a mesma qualidade que se fosse feito no Godot, exemplo.
E com qualidade eu não me refiro a aparência ou jogabilidade, afinal seria o mesmo jogo. :shrug:

Isso é uma questão tecnica.

As pessoas confundem muito o termo melhor com "mais fácil" ou "mais cômodo". Só não entendo o porque. :hmm:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: Godot Engine - Download e Informações

Mensagem por guimaraf » Sáb Nov 12, 2016 4:22 pm

Superbomber escreveu:Com melhor eu não me refiro a "qual é mais fácil para X".

É referente a detalhes técnicos, coisa que se aplica também a linguagens de programação. (C++ é melhor que GML, afirmo sem dúvida alguma)

É um fato que o resultado de um jogo feito no GM não tem a mesma qualidade que se fosse feito no Godot, exemplo.
E com qualidade eu não me refiro a aparência ou jogabilidade, afinal seria o mesmo jogo. :shrug:

Isso é uma questão tecnica.

As pessoas confundem muito o termo melhor com "mais fácil" ou "mais cômodo". Só não entendo o porque. :hmm:
Sim, concordo com que que tecnicamente ela parece ser superior ao GM. O que manda muito no mercado de engines é justamente a grande comunidade, veja por exemplo Unity que a 5 anos ou até menos, era apenas 1 engine, hoje está brigando com as maiores do mercado, Unreal Engine 4 com certeza é a mais avançada tecnicamente, assim como Cry Engine, porém criar jogos nela depende de muito mais tempo e talvez uma equipe "mesmo se a equipe seja de 1 homem só, que é extremamente raro". 
A questão de melhor engine ou linguagem está muito mais ligada a necessidade final do que possibilidades técnicas.
Exemplo é, a pessoa pode criar um Flappy Bird no UE4, porém pode fazer rapidamente no GM ou Contruct2, a questão, na questão de tempo x benefício a UE4 acaba perdendo, agora quando falamos de jogos 3D, criar no Cosntruct 2 ou no GM é até possível, porém não é nativo, logo o resultado não fica satisfatório, então UE4 ou Unity é a melhor escolha.

Avatar do usuário
Markito
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 50

Re: Godot Engine - Download e Informações

Mensagem por Markito » Qua Nov 16, 2016 12:05 pm

Dei uma aprimorada no tópico com algumas informações nerds extras :D

Um dos pontos principais pra mim e muita gente na Godot é que além de ser gratuita, ela suporta Linux e *BSD. Não existiam no mercado até então nenhuma engine que fosse desenvolvida com um editor multiplataforma em mente, que não limitasse o desenvolvimento do projeto apenas ao Windows (e quem sabe um port para outros OSes depois). Tanto o Juan como o Ariel usam Linux, então a Godot é bastante otimizada pro pinguim, diferente de outras engines, o que não quer dizer que as outras plataformas são deixadas de lado - essa é a beleza do open-source! :yes:

Avatar do usuário
marquinhossm
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 70

Re: Godot Engine - Download e Informações

Mensagem por marquinhossm » Sex Nov 18, 2016 10:57 am

Realmente Markito, eu uso linux, (ubuntu 14.04 LTS) em um pc não muito robusto, e a engine roda de forma bem leve, inclusive na hora de testar o jogo.

Um ponto fortíssimo para o Godot.

Abraço!

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: Godot Engine - Download e Informações

Mensagem por guimaraf » Dom Mai 07, 2017 1:27 pm

Este tópico no meu ponto de vista, está em lugar errado. Como é apresentação de uma game engine, poderia estar dentro de recursos.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes