Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

[sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por banny » Qui Nov 03, 2016 6:49 pm

Prezados, recentemente tivemos a notícia do vindouro lançamento do Game Maker Studio 2, como pode ser visto no tópico do link- viewtopic.php?f=5&t=1080
Alguns fatos tem chamado a atenção dos usuários, sobretudo no que se refere às limitações e talvez até mesmo inexistência de uma versão gratuita e funcional para testes.
Lembro de já ter visto conversas aqui no forum sobre o futuro incerto da ferramenta, levando-se em conta a relação custo x benefício se comparada à outras ferramentas líderes de mercado como a Unity e Unreal Engine.
Agora, mais do que nunca, tais conjecturas ganham um reforço significativo (vide reações dos usuários no tópico citado acima) e que podem se concretizar a médio-prazo (ou menos).
Pois bem, a despeito da TGMBR ter aberto suas portas à outras ferramentas, basta olhar as seções para ver que na prática a comunidade ainda respira Game Maker. Penso que é chegado o momento de levar muito a sério o incentivo às demais ferramentas sob o risco de estagnar definitivamente caso a estratégia da YoYo Games se mostre profundamente falha.
Vale ressaltar que mesmo hoje o forum não tem fidelizado participantes (aqui ou ali algum novo membro posta uma questão, geralmente de nível principiante, não frequentando depois) e os projetos beiram se tornar um "mito".
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por All-x » Qui Nov 03, 2016 8:31 pm

Você tem razão.

Estava falando com o Gabriel que estava sentindo falta doa projetos, e achava isso perigoso. Por isso estamos investindo no JAM, que não é suficiente, pois postar um projeto para se perder nos últimos assuntos não vale a pena, dai entra questão de portal, showcase, ou ao menos mais visibilidade na home para que notem a existência.

Na questão das plataformas, busquei incialmente algumas pessoas para ajudar com outras ferramentas. Só obtive retorno do pessoal da Construct Br. Porém não houve adesão ao fórum dos usuários da comunidade no Facebook. E como resultado a seção está abandonada.

Tentarei outra abordagem, dentro de uma semana vocês podem me cobrar algum retorno. Tem muita gente boa produzindo conteúdo ai fora, não da pra deixar pra depois.

Conto com a compreensão e paciência de todos.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por Superbomber » Qui Nov 03, 2016 8:45 pm

Eu recomendo nao ter foco em engines, mas sim no desenvolvimento em si.

Claro que ate empresas profissionais usam Game Engines, mas elas nao sao a unica opcao. E sao tipo um meio de comprar um sistema pronto para usar como base para seu jogo. Nao e a toa que chamam de engine.

Eu sinceramente abandonei isso de "criar jogos" praticamente ao mesmo tempo que entrei na GMBR, mas mesmo assim adoro programar e aprender mais relacionado a tal.
Bom, o que quero dizer e que gostaria de ajudar a enfiar uma barra de ferro entre os membros deste forum e o GM, para usar como alavanca para desgruda-los de tal.
Mas nao quero botar cola neles e joga-los em cima de outra Game Engine.

C++ e a linguagem mais utilizada para jogos neste planetinha, irei ver se faco tutoriais para desenvolver jogos com tal(mas antes terei que aprender :v). E quem puder(e quiser), recomendo fazer algo semelhante.

Comecar a produzir conteudo nao relacionado ao GM ira incentivar os membros a deixa-lo.(Sobre outra engine ou nao)
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por banny » Sex Nov 04, 2016 5:45 pm

Superbomber escreveu:Eu recomendo nao ter foco em engines, mas sim no desenvolvimento em si.
Prezado, confesso que sinto falta de um termo mais abrangente na hora de me referir ao assunto. Quando falo em "ferramentas" na verdade estou englobando todo e qualquer meio através do qual é possível produzir um jogo (e não apenas um jogo eletrônico, afinal vejo nenhum empecilho em algum usuário daqui desenvolver, por exemplo, um RPG de mesa com artes desenhadas à mão e que os demais podem baixar os "papercrafts" em .pdf, imprimir e montar).

@Alex FC
Qualquer ação que tome nesse sentido irá esbarrar na questão do feedback. Enquanto não for (pelo menos) mitigado tal problema, duvido muito que algum desenvolvedor relevante venha a se fidelizar na comunidade.
Aliás, acredito ser mais promissor a busca por métodos que recompensem os usuários que participarem dos tópicos através de críticas construtivas de qualidade. Uma vez que se estabeleça uma "cultura" de feedback, atrair novos públicos será uma mera consequência.
Todavia, entretanto, tentar solucionar isso com um grupo de Avaliadores como foi feito anteriormente seria um retrocesso descomunal. Digo isto pois é muito nítido que o papel dos cargos aqui no forum não é (e nunca foi, até onde pude observar) devidamente considerado/respeitado.
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Mr.Rafael
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 52

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por Mr.Rafael » Sex Nov 04, 2016 7:39 pm

Existem alguns poucos usuários aqui que desenvolvem fora do Game Maker, só que as conversas geralmente acontecem e morrem no chat, nunca se estendendo até virar um tópico. Mas mesmo se virasse, provavelmente não teria tanta visibilidade, já que é provável que somente esse grupo seleto de gente responderia, e ainda sob a questão "para que discutir ali, se eu posso esperar e conversar no chat numa hora que todo mundo se reúne?". Como apontado pelo banny, "a comunidade ainda respira Game Maker", e pelo visto é a única ferramenta usada por eles. Resultado? Você tenta conversar sobre alguma coisa que seja mais difícil de fazer ou então inexistente no universo Game Maker, a maioria não entende quase nada do que você falou e acaba que uma parte fica calada por não querer discutir sem conhecer bem do que se trata, e outra parte arrisca entrar na roda, citando como alcançar aquilo do jeito que podem, tipo "ah, no GM não tem isso, aqui no caso eu faria desse jeito X".

Às vezes você é recebido no chat com uns assuntos meio aleatórios, mas eventualmente todos param para apresentar progresso em algo que estejam empenhados: uma linguagem de programação nova, desenhos, vez ou outra uns GIF's que mostram algum projeto deles em andamento, etc. Tudo isso acontece e morre no chat. Nada disso aqui mencionado vira um tópico, e chuto que uma das razões seja mais ou menos que nem a que mencionei no parágrafo acima. E esse pessoal a gente conta nos dedos!

Dá para pedir que esse pessoal faça tutoriais? Dá, mas quem daqui vai ler e seguir os tutoriais? Sei lá... se entrasse nem que fosse umas 5 pessoas agora e começassem a perguntar sobre algo que o já mencionado grupo seleto de "não usuários do GM" presente no fórum seja capaz de responder, eventualmente se construiria conteúdo. Mas infelizmente, é bem desmotivador elaborar um tutorial para no máximo só 2 pessoas lerem. Tenho salvo como rascunho um tutorial de como desenvolver jogos utilizando a enchant.js, mas que motivação tenho para concluí-lo se, pelo jeito, só quem conhece esta gamelib sou eu? :_:

Sendo assim, acredito que o que realmente falta para encher as seções de outras plataformas é a demanda por conteúdo. Tutoriais de "primeiros jogos" de Game Maker são populares porque aqui tem uma demanda considerável de pessoas que querem conhecer e aprender a usar esta ferramenta em particular. Se houver um esforço para trazer essa mesma demanda para cá, com temas que os não-usuários de GM entendam ou se interessem (mesmo porque, se a maioria só usa GM, esta minoria será a única capaz de ajudá-los), aí talvez possamos ver um crescimento em dúvidas, tutoriais e projetos de ferramentas, bibliotecas e demais temas. Até lá, fica muito difícil querer elaborar um conteúdo para uma ferramenta/plataforma/biblioteca/linguagem que só uma ou duas pessoas do fórum inteiro conhecem, sendo muito mais provável pedir ajuda no chat e conversar por lá mesmo. Enfim, esse é o meu ponto de vista. :roll:

o/

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por banny » Sex Nov 04, 2016 8:17 pm

Curioso você apontar isso MrRafael, pois quando fiquei sabendo que este "novo-novo" forum iria quebrar a barreira do Game Maker me senti muito motivado à embarcar em alguma outra forma de desenvolvimento, mas tirando uns poucos materiais que o caro guimaraf trouxe sobre C2, nada mais se deu.
Sempre que vejo alguém citando nas discussões que não mais utiliza o GM penso em tentar cultivar algum material correlato, mas ao mesmo tempo percebo que estas pessoas não costumam se envolver além daquelas poucas e curtas discussões, o que me faz crer que será inútil levantar tópicos de dúvidas naquela área (o indivíduo simplesmente não mudaria seu hábito por uma ou duas perguntas de um completo desconhecido).
Tal comportamento de ambos os lados seria o resultado de uma forte descrença de que "vale a pena se engajar", o que reflete as atitudes levianas com que a comunidade tem sido gerenciada já há algum tempo.
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Mr.Rafael
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 52

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por Mr.Rafael » Dom Nov 06, 2016 3:47 pm

banny escreveu:Curioso você apontar isso MrRafael, pois quando fiquei sabendo que este "novo-novo" forum iria quebrar a barreira do Game Maker me senti muito motivado à embarcar em alguma outra forma de desenvolvimento, mas tirando uns poucos materiais que o caro guimaraf trouxe sobre C2, nada mais se deu.
Admiro sua motivação, mas como eu havia dito, infelizmente não há demanda suficiente para justificar alguém a dedicar tempo trazendo conteúdo e aprimorá-lo, e não simplesmente "tacar" uma primeira parte de tutorial e depois nem sequer dar continuidade. Recentemente, havia perguntado no chat se alguém teria interesse em ler conteúdo sobre como desenvolver jogos HTML5 e a resposta foi praticamente um "não muito". Isso dificilmente anima alguém a concretizar material no fórum em forma de tópicos. E mais: mesmo aqueles que demonstram interesse sequer se desligam do Game Maker, mesmo que fosse apenas por um período temporário apenas para ganhar experiência com outras formas de criação.

Desde o primeiro fórum, era comum as pessoas chegarem falando "dessa vez vou aprender", e uma semana depois apareciam no fórum apreensivos, voltando a fazer perguntas de GM, e quando perguntava-se o que havia acontecido, simplesmente admitiam que haviam desistido. Na boa: pelo menos no caso do HTML5, já vi gente perder o interesse quase instantaneamente, sendo que sequer passaram da parte do "hello world"!
banny escreveu:Sempre que vejo alguém citando nas discussões que não mais utiliza o GM penso em tentar cultivar algum material correlato, mas ao mesmo tempo percebo que estas pessoas não costumam se envolver além daquelas poucas e curtas discussões, o que me faz crer que será inútil levantar tópicos de dúvidas naquela área (o indivíduo simplesmente não mudaria seu hábito por uma ou duas perguntas de um completo desconhecido).
Estas pessoas não vão discutir a fundo sobre isso porque não há interesse o suficiente do resto das pessoas de saber como elas se viram. Se aparece um usuário pedindo ajuda sobre, digamos, "ler arquivo INI e carregar numa DS List", e você responder que não utiliza Game Maker e mal conhece os termos ("Uso XNA e aqui só uso Dictionary e List, o que é uma DS List?"), a pessoa geralmente se limita a dizer um "ah, tá certo" e simplesmente desaparece. Não há um único pingo de curiosidade para perguntar que ferramenta ou linguagem você usa, que solução você usaria para esse problema, ou mesmo a explicação dos termos para ajudar o entendimento. Fica difícil querer discutir assim, e mais difícil ainda é você tentar comentar sobre seu ambiente de desenvolvimento sem automaticamente acusarem você de estar tentando obrigar todo mundo a usar só o que você usa.

A área de dúvidas, como também havia dito, é inútil quando mal se tem 10 pessoas no fórum que entendam de tal assunto fora do universo Game Maker. Não dá para debater a solução de um problema sobre Unity sem ter gente que de fato mexa com Unity. Mas é mexer de verdade, não baixar só porque "quer sair do GM" e voltar na semana seguinte falando que desistiu porque "não tinha room nem Drag n' Drop". Na outra semana, o cara tem que voltar perguntando sobre Unity, não sobre GM, da mesma forma que na área atual de Game Maker, você não vê gente voltando 1 mês depois para perguntar sobre MultiMedia Fusion, eles voltam para perguntar sobre a exata ferramenta que eles estiveram mexendo há 1 mês atrás! Eu não vejo isso quando apresento uma gamelib que recém-descobri para alguém e a pessoa me responde "legal, vou tentar aprender também".

Bom, é isso que tenho para responder. Já me acostumei a ver gente prometendo no chat que aprenderia Javascript, Python, C++, Unity e mais um monte de outras coisas, apenas para sumirem por um tempão e depois voltarem para o fórum fazendo as mesmas perguntas de sempre, "no bom e velho GM". Existiu, porém, um pessoal que disse que ia aprender e, de fato, aprendeu! Mas foi uma parcela muito pequena de gente se comparado ao pessoal que desistia. :detetive:

Vale lembrar também que não estou falando mal do Game Maker, nem obrigando ninguém a sair dela para tapar o buraco das seções vazias! Eu só disse que para as seções serem preenchidas de verdade, é necessário que tenham pessoas comprometidas com a plataforma em questão, que não automaticamente mudem ou voltem para outra ferramenta no primeiro obstáculo que encontrarem. :si:

o/

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por banny » Dom Nov 06, 2016 4:31 pm

Entendo perfeitamente e, no seu lugar, faria exatamente o mesmo. Uma coisa é ter vontade de contribuir/etc., outra é ser ingênuo e desperdiçar o pouco tempo livre que dispõe numa vã tentativa de engajar pessoas "vazias".
Para ser bastante sincero, começo a desacreditar que tópicos como este tenham algum efeito real pelo simples fato que, ao que tudo indica, as pessoas não querem que os ditos problemas sejam solucionados ou basicamente estão pouco se importando se há algum problema.
Ontem mesmo havia postado uma arte na seção Exposição, mas após ~40 visualizações sem nenhum feedback (e há dezenas de casos semelhantes, diga-se de passagem), deletei o tópico. Não há razão para compartilhar qualquer coisa aqui se tudo o que o forum representa para a (massiva) maioria é ""obter ajuda rápida para um problema no qual tenho preguiça de explorar sozinho"".
Nesses moldes não importa quantos eventos, artigos aleatórios ou novos features básicos anunciados convenientemente após reclamações dos usuários a equipe de gerência trouxer, SEMPRE será algo fugaz, que impacta absolutamente nada adiante.
Em relação ao chatbox, pessoalmente não acho válido trocar experiências dessa forma porque não gera material "permanente", ou seja, outros não podem se beneficiar daquilo futuramente como no caso de um texto fixo (artigo, tutorial, etc.).
Talvez para uma situação muito específica onde é certo que não adiantaria envolver a comunidade (que ironicamente se enquadraria em uma ampla gama de situações aqui), formar uma espécie de grupo de estudos para explorar "x" linguagem ou afins seria uma oportunidade interessante.

Offtopic
Após você citar a enchant.js acabei fazendo algumas experiências e achei muito legal. Infelizmente não domino Js adequadamente, então dificulta bastante pois há muitas informações conflitantes nos próprios exemplos que a comunidade do framework oferece (para citar um exemplo, de 4 ou 5 tutoriais que conferi, cada um ensinava a manipulação de input de forma distinta e que era parcialmente dependente de outras partes do código que o autor usou).
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por guimaraf » Seg Abr 24, 2017 4:02 pm

Como fui citado aqui neste tópico, resolvi deixar meus 2 centavos. Para evitar repetição de algumas coisas que observei no tempo que faço parte do forum, criei um tópico com algumas "alternativas", porém não obtive qualquer resposta, isso desanima qualquer um.

Em relação a sessão de Construct2 "engine que tenho mais experiência no momento", publiquei alguns tutoriais, alguns simples, outros medianos, além de diversos outros tópicos que movimentou "pelo menos em visitas" o forum na época, publiquei em grupos do facebook, porém devido a inatividade da sessão, acabei me desmotivando, como disse nosso amigo acima "publicar um conteúdo para 2 ou 3 pessoas lerem, ficar dias sem nenhum feedback", sinceramente penso como ele que as vezes da vontade de deletar, porém não o faço por saber o trabalho que deu e que posso reaproveitar o conteúdo "as vezes não".

Muita gente, inclusive pessoas próximas não gostam de fazer cadastros em sites, justamente para não ter a caixa de entrada entupida de spans, como este forum precisa de cadastro "a moda antiga", muita gente acaba desanimando de participar, um login com conta do facebook, talvez conta google, github, discord, sei lá, algum outro site bem conhecido que muita gente já tem conta, ajudaria a trazer novos rostos para o forum, pode até parecer bobeira, porém vamos recordar que estamos em 2017, não nos anos 2000 onde forums eram um ótimo local para conversar com pessoas, hoje as redes sociais fazem isso e de forma dinâmica, o que o modelo forum não é.
Por mais que a gente reclame da falta de envolvimento dos membros, isso não vai resolver nada, se não quer deixar o forum morrer "o que está acontecendo", precisamos agir e modernizar ele.

Avatar do usuário
jozgamer
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 116
Localização: São paulo

Contato:

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por jozgamer » Seg Abr 24, 2017 5:32 pm

acho que o maior problema é ter o conteúdo das engines separados, dai quem meche com gm só ve as coisas de gm e quem meche com unity só ve coisas de unity, acho que seria muito mais funcional botar uma regra de colocar uma tag no titulo (como [unity] ou [game maker]) do que ficar segregando as engines 

Imagem
Inclusive isso nunca fez sentido, tem uma puta redundância tem 5 foruns chamados "Projetos" e se um cara faz um projeto de Godot fica esquecido porque ninguém entra nesse forum

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por guimaraf » Seg Abr 24, 2017 6:02 pm

jozgamer escreveu:acho que o maior problema é ter o conteúdo das engines separados, dai quem meche com gm só ve as coisas de gm e quem meche com unity só ve coisas de unity, acho que seria muito mais funcional botar uma regra de colocar uma tag no titulo (como [unity] ou [game maker]) do que ficar segregando as engines 
Inclusive isso nunca fez sentido, tem uma puta redundância tem 5 foruns chamados "Projetos" e se um cara faz um projeto de Godot fica esquecido porque ninguém entra nesse forum
Faz bastante sentido ter apenas 1 forum, do que 5, o problema seria organizar alguma coisa, querendo ou não separado por engines, uma pessoa pode ficar responsável por manter organizado, as vezes vejo postagens espalhadas, o que não é nada bom para quem não conhece bem como funciona forum.

Existe a possibilidade de colocar o ícone da engine na criação do tópico, isso facilita muito também.

Avatar do usuário
Willy
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 18

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por Willy » Seg Abr 24, 2017 7:49 pm

Penso que devemos abandonar esse conceito "forumeiros" ao pensar em fórum.
Conforme citado aqui, a TGMBR continua sendo a GMBR, o que significa que por mais que existam N seções que abram espaço para outras engines, ainda teremos o foco com Game Maker, independente da quantidade de usuários de outras engines que frequentam nosso site.

Mas, se a ideia é ser genérico, creio que os nomes das seções devam abolir a citação de engines em seus nomes. Por exemplo, a seção "Game Engines" deveria deixar de ter todas aquelas subcategorias e ser apenas "Game Engine"
"Ah Willy, mas ai as game engines vão ficar todas misturadas"
Sim, vão. Mas vem cá, seja sincero: Você REALMENTE entra nessas seções ou você se limita à nossa querida barra de últimos assuntos?
De todo modo, podemos fazer o uso de ferramentas que filtrem o conteúdo desse fórum e exiba apenas o que usuário deseja ver.
[x] Game Maker [x] Unity [ ]Construct2 [ ]Godot
É importante ressaltar que o uso de fóruns está ficando cada vez menos popular, por isso não esperem que a manobra mais audaciosa e bem bolada vá fazer o fórum ficar repleto de novos membros e conteúdos de todas as engines imagináveis.

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por guimaraf » Ter Abr 25, 2017 8:14 am

Eu não posso falar que um costume meu seja padrão, sim, eu entro  na sessão, procuro o conteúdo específico, etc. 
Se a pessoa precisar de dar 4 a 6 cliques para encontrar um conteúdo dentro de um forum, normalmente ela pode desistir, acho que por isso que o modelo forum está morrendo.

Organização mínima, pelo menos em relação a tutoriais, jogos em produção/lançados, é necessário, caso contrário realmente o que for postado entra no limbo.

Avatar do usuário
jozgamer
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 116
Localização: São paulo

Contato:

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por jozgamer » Ter Abr 25, 2017 8:36 am

Vou dar o exemplo do condado braveheart
http://www.condadobraveheart.com/forum/ ... tion=forum


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

É simples e objetiva, você vai direto no que quer
Na tgmbr eu quero ver um jogo dai eu tenho que entrar em game maker, depois projetos, depois projetos completos, depois ir nos jogos, dai se eu quiser ver de outra engine tenho que voltar ao indice e ver, construct, projetos, projetos completos, e ver os projetos

la você quer ver os projetos você clica em jogos completos e pronto ve todos, muito mais pratico

Depois vocÊs ficam chorando que os jogos não tem alcance 

É claro que não tem!

Eles estão escondidos, dai o forum tem tanto forum e subforum que ninguém se da ao trabalho de ficar garimpando coisas e só ve os últimos assuntos, logo os últimos assuntos só vão ser topicos recentes e discussões (discussões que inclusive são o foco principal da ideia de um forum)

Querem dar foco aos jogos, coloquem eles em evidencia, ué
É dificil fazer um wildget "JOGOS RECENTES"?

O ultimo forum tinha uma barra de destaques em cima, uma aba de projetos, um rank de karma que incentivava o pessoal a postar e um monte de coisas que funcionavam muito bem, dai voltaram para o basicão que todo mundo sabe que não funciona mais

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por guimaraf » Ter Abr 25, 2017 10:33 am

Realmente bem organizado o forum, simples de achar as coisas.

No segundo clique já posso entrar na página do seu projeto.

Avatar do usuário
FabioDev
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 14

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por FabioDev » Ter Abr 25, 2017 11:10 am

jozgamer escreveu:Querem dar foco aos jogos, coloquem eles em evidencia, ué
Não, eles não querem.

Vale lembrar que em dado ponto (antes da 2° migração que não era migração mas melhoria) foi defendido (pela Administração) que publicar jogos em uma comunidade de desenvolvedores era o mesmo que vender feijão para quem cultiva feijão.

Na visão destas pessoas, a GMBR deveria se limitar a ser um tipo de help desk e os projetos acabam representando um contratempo (tem de organizar eventos, puxa vida, que saco).
jozgamer escreveu:É dificil fazer um wildget "JOGOS RECENTES"?
Mais fácil ainda é tirar quando já haviam colocado xD

Avatar do usuário
Mr.Rafael
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 52

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por Mr.Rafael » Ter Abr 25, 2017 1:11 pm

guimaraf escreveu:Em relação a sessão de Construct2 "engine que tenho mais experiência no momento", publiquei alguns tutoriais, alguns simples, outros medianos, além de diversos outros tópicos que movimentou "pelo menos em visitas" o forum na época, publiquei em grupos do facebook, porém devido a inatividade da sessão, acabei me desmotivando, como disse nosso amigo acima "publicar um conteúdo para 2 ou 3 pessoas lerem, ficar dias sem nenhum feedback", sinceramente penso como ele que as vezes da vontade de deletar, porém não o faço por saber o trabalho que deu e que posso reaproveitar o conteúdo "as vezes não".
Vejo que evidenciou na prática os problemas mencionados no tópico, que aliás, já estava enterrado há meses (e tem muito mais nas outras páginas).

Pode parecer exagero, mas talvez a falta de interesse dos membros tenha se dado justamente pela sua ferramenta. Por mais que se diga que tenha sido considerado livre para qualquer linguagem/ferramenta, o fórum sempre foi visto por praticamente todo mundo como um fórum de Game Maker disfarçado. Desde a Forumeiros, muitos costumavam desencorajar outros de tentar buscar independência desta ferramenta, com respostas que variavam do "Que inútil aprender isso se no GM já tem tudo" até "Para de ficar insistindo, daqui a 1 mês você desiste e volta pro GM". O caso do Construct 2 ainda consegue ser menos pior graças aos exports HTML5, que provavelmente devem estar irritando os "game makers" por sentirem que as pessoas estão mais dispostas a jogar webgames exibidos nos tópicos do que baixar (e testar por mais de 30 segundos) seus jogos em formato executável, graças à facilidade e praticidade de testá-los na própria página. Torça para que futuramente não acabe encontrando concursos com regras como "sem webgames" sob qualquer justificativa conveniente ou parcial aos usuários de Game Maker, como "Ah, mas é que é injusto com quem não tem módulo HTML5".

Sendo assim, o único foco notável é dúvidas de Game Maker. As 4 seções juntas não possuem nem 10% da seção de Game Maker, com 937 tópicos. E a diferença da área de dúvidas para a área de jogos é gigante: é muita pergunta para pouco jogo.
Willy escreveu:Conforme citado aqui, a TGMBR continua sendo a GMBR, o que significa que por mais que existam N seções que abram espaço para outras engines, ainda teremos o foco com Game Maker, independente da quantidade de usuários de outras engines que frequentam nosso site.
Grato por esta frase, ajudou a reforçar melhor o texto acima. Isso também me deixa ainda mais feliz por nunca ter feito tutorial nenhum, já que o foco é Game Maker. Digo... eu teria apenas perdido meu tempo em um fórum quase que completamente voltado a essa ferramenta, certo? :shrug:
guimaraf escreveu:Faz bastante sentido ter apenas 1 forum, do que 5, o problema seria organizar alguma coisa, querendo ou não separado por engines, uma pessoa pode ficar responsável por manter organizado, as vezes vejo postagens espalhadas, o que não é nada bom para quem não conhece bem como funciona forum.
Corrija-me se estiver errado, mas não era justamente para isso que servia o cargo de coordenador?

Não, pera... os cargos devem ser de enfeite. Nesse caso, seria necessário que alguém da staff tomasse conta dessa organização. No entanto, alguém havia mencionado que a staff era composta por apenas 3 pessoas, que por sinal também são administradores. Um deles eu acredito que até tenha lido esse tópico e pensado um pouco no assunto, mas deve ter "tacado o foda-se" logo em seguida.

Assim fica difícil... enquanto a staff continuar ignorando convenientemente discussões como essa, não importando o tempo em que foram iniciadas, não adianta nada.

o/

Avatar do usuário
jozgamer
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 116
Localização: São paulo

Contato:

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por jozgamer » Ter Abr 25, 2017 1:33 pm

FabioDev escreveu:
jozgamer escreveu:Querem dar foco aos jogos, coloquem eles em evidencia, ué
Não, eles não querem.

Vale lembrar que em dado ponto (antes da 2° migração que não era migração mas melhoria) foi defendido (pela Administração) que publicar jogos em uma comunidade de desenvolvedores era o mesmo que vender feijão para quem cultiva feijão.

Na visão destas pessoas, a GMBR deveria se limitar a ser um tipo de help desk e os projetos acabam representando um contratempo (tem de organizar eventos, puxa vida, que saco).
jozgamer escreveu:É dificil fazer um wildget "JOGOS RECENTES"?
Mais fácil ainda é tirar quando já haviam colocado xD
só queria citar que o @gabrielsch vivia reclamando no discord que o forum não tem jogo e até por isso estão fazendo um portal para publicar os jogos, então isso que falou esta estranho

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por guimaraf » Ter Abr 25, 2017 3:09 pm

Rafa
O ressurgimento do tópico foi por ter 2 citações com meu nome, que não tinha lido.
Raramente os jogos postados no forum via HTML "direto", tem algum recurso para FullScreen, logo jogar em um monitor com resolução 1080p "comum hoje em dia", fica horrível. Sendo assim prefiro baixar e testar. 
Uma ponto a ser observado é. Quanto maior é a dificuldade para a pessoa interagir com os demais membros, maior é a desmotivação dos membros. "Digo sobre futuramente resolverem que não pode postar jogos em HTML, vale lembrar que a poucos meses teve um pacote do Humble Bundle com todos os módulos do GM, além de diversas outras ferramentas para desenvolvimento e edição por poucos dólares, logo, quem não comprou, perdeu uma excelente oportunidade.
A presença majoritária de usuários de Game Maker já era esperada. 
Em relação a dúvidas, muitas pessoas, não somente aqui, mas nos grupos de desenvolvimento no facebook, o mais comum é a pessoa nem sequer se dar o trabalho de pesquisar no google sobre uma dúvida que ele tenha, já vai no grupo e pergunta, acontece muito ainda de pessoas perguntando coisas básicas da engine, algo que usando em poucos minutos aprende, a pessoa nem se dá o trabalho e já sai pedindo ajuda, talvez isso seja mais o reflexo da educação brasileira do que a facilidade de interação. Em casos assim, eu costumo pegar um link de um vídeo básico e mando para a pessoa, deixando claro que ela pode se virar sozinha também.
Sobre organização, sim, modéstia a parte, como sou moderador de Construct 2 aqui, eu tentei trazer um bom material de consulta e mostrar trabalhos feitos em tópicos organizados, também organizei os jogos da engine postados no forum etc. Como disse o amigo jozgamer, como existem muitos foruns dentro de foruns, acaba que muita gente acaba não interagindo com os mesmos. Gosto do modelo forum, que serve também como depósito de informações para consultas.
Por fim, algo que desmotiva neste forum no meu ponto de vista, é saber que tem gente tirando dinheiro do bolso para pagar hospedagem e ao mesmo tempo deixando o forum "parado", tentando apenas coisas paliativas como Jams, "1 mês de movimento" depois volta.

Tira um pouco a agressividade desta mensagem, não é ofensa a ninguém, só entendam o núcleo da mensagem.

Avatar do usuário
FabioDev
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 14

Re: [sugestão] Investir mais nas plataformas que não o Game Maker

Mensagem por FabioDev » Ter Abr 25, 2017 4:34 pm

jozgamer escreveu:só queria citar que o @gabrielsch vivia reclamando no discord que o forum não tem jogo e até por isso estão fazendo um portal para publicar os jogos, então isso que falou esta estranho
Você pode tirar as próprias conclusões vendo todo o histórico de ações que foram tomadas ao longo dessa fase pós-forumeiros. Por outro lado, há uma promessa de que um portal maravilhoso irá resolver isso e muito mais... não diferente do que o tópico de anúncio da primeira migração fazia.

Parece que ainda existe uma ideologia de que features sortidos irão atrair desenvolvedores profissionais xD Apesar de ser um pouco repetitivo, cito mais uma vez o Jam 001 (Alex)... não foram os features do evento que o tornaram, de longe, o melhor concurso já feito por aqui.

Inclusive, na ocasião foi colocado um banner rotativo com os jogos participantes, mas olha só, tiraram pouco depois!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 5 visitantes