Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

GameMaker Studio 2 - Download do Beta liberado

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

GameMaker Studio 2 - Download do Beta liberado

Mensagem por All-x » Qua Nov 02, 2016 1:39 pm

APRESENTANDO GAMEMAKER STUDIO 2

Imagem

Ele está aqui! Estamos muito orgulhosos de anunciar oficialmente o GameMaker Studio 2, a próxima evolução da nossa ferramenta de desenvolvimento do jogos. O GMS 2 não é apenas uma nova versão do GameMaker: Studio, ele foi reescrito do zero para melhorar e expandir as bases estabelecidas por seu antecessor. Toda uma nova base de código, toda uma nova interface, um novo GameMaker!

O QUE HÁ DE NOVO?

Confira esta lista de reprodução de vídeos de recursos para uma quebra de alguns dos novos recursos mais interessantes:









Clique aqui agora para ver os novos recursos do GameMaker Studio 2.

QUANTO VAI CUSTAR?

Ao invés de comprar módulos, você será capaz de comprar um grupo de licenças para uma plataforma base. Por exemplo, se você só está desenvolvendo para web, você só precisa comprar uma licença web.

No lançamento, a GameMaker Studio 2 de licença para desktops (que permite exportação para Windows, Linux e Mac) estará disponível para a compra por US $ 99,99.

Uma versão experimental do GameMaker Studio 2 estará disponível gratuitamente, para permitir que você explore todas as inovações na oferta. A versão de teste virá com a limitação do número de recursos de um único projeto e não permite exportar executáveis.

SERÁ QUE VOU SER CAPAZ DE ATUALIZAR?

Sim, você pode - por um tempo limitado usuários profissionais e que tenham módulos terão 40% de desconto no produto equivalente no Studio 2 e os usuários da versão Master Collection terão 50% de desconto em cada produto. Por favor, visite esta página para mais informações.

REQUERIMENTOS DO SISTEMA

No lançamento, o próprio IDE irá funcionar inicialmente apenas no Windows, uma versão para Mac estará entrando em estágio beta em um futuro próximo. Para uma lista completa dos requisitos do sistema consulte esta página.

ONDE BAIXAR O GMS 2?

Hoje, 07/11/2016 a YoYo Games liberou o download do Beta para todos:

Download - GMS 2 Beta

Esperamos ver muitos de vocês experimentando o Beta e não podemos esperar para ouvir seus pensamentos sobre GameMaker Studio 2! Fique de olho em nossas redes sociais para obter mais informações.

YoYo Games

Retirado de: https://www.yoyogames.com/blog/397
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Alvaro I. Winck
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 50

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por Alvaro I. Winck » Qua Nov 02, 2016 1:42 pm

muito bom .. tava no aguardo dela a muito tempo kk. só não gostei da parte que não da pra exportar nem pra windows. sem ter que pagar algo.
tirando isto está muito bom. muitos D&D e interface avançada.

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por All-x » Qua Nov 02, 2016 1:55 pm

Alvaro I. Winck escreveu:muito bom .. tava no aguardo dela a muito tempo kk. só não gostei da parte que não da pra exportar nem pra windows. sem ter que pagar algo.
tirando isto está muito bom. muitos D&D e interface avançada.
Não exporta pra nenhuma plataforma nessa versão de testes, pois está em Beta. Alias ainda não da pra comprar ainda.

E uma noticia triste: as vagas para testar acabaram em menos de 20 minutos.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Alvaro I. Winck
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 50

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por Alvaro I. Winck » Qua Nov 02, 2016 2:02 pm

eu graças a deus consegui a versão teste
mas pelo que eu li nem no beta e nem em outra versão vai dar pra exportar. somente se comprar o modulo (li no fórum oficial)
espero que seja mentira. vai ser muito desanimador

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por All-x » Qua Nov 02, 2016 2:10 pm

Alvaro I. Winck escreveu:eu graças a deus consegui a versão teste
mas pelo que eu li nem no beta e nem em outra versão vai dar pra exportar. somente se comprar o modulo (li no fórum oficial)
espero que seja mentira. vai ser muito desanimador
A versão mais básica vai ser a Desktop que vai exportar para Windows, Mac e Linux e custará $ 99 e a versão TRIAL não vai exportar nem para Windows.

Realmente, fiquei desapontado também.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Golden Bunny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 44

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por Golden Bunny » Qua Nov 02, 2016 2:12 pm

A IDE está com um consumo muito grande da CPU, a interface ficou bonitinha, odiei o fato de ter que pagar novamente, mesmo já tendo a licença do Professional, isso acabou fazendo dessa nova versão uma idiotice, além de que as licenças continuam com preços extremamente grandes, agora vem a pior parte: não deixar exportar nem para Windows, me pergunto o que essa YoYoGames tem na cabeça, imagino todos fumando alguma droga ou coisa do tipo.
Enfim, o fato de ter que pagar de novo e o preço não ter diminuído estragaram esse GMBugs 2.0(do meu ponto de vista). Ainda bem que uso mais C++ com a SDL, não dou um tostão para essa YoYoGames.

Resumindo, YoYoGames "caga" para quem compra o software deles, "Comprou a nossa Game Engine e a IDE dela está um lixo? Dane-se, vai ter que pagar por outra.".

Melhor esperar sair no ThePirateBay.
"Nunca morra virgem, os unicórnios morreram virgens, por isso não existem mais" < Gonzo, o eterno filósofo.

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por All-x » Qua Nov 02, 2016 2:33 pm

Hyreos escreveu:A IDE está com um consumo muito grande da CPU, a interface ficou bonitinha, odiei o fato de ter que pagar novamente, mesmo já tendo a licença do Professional, isso acabou fazendo dessa nova versão uma idiotice, além de que as licenças continuam com preços extremamente grandes, agora vem a pior parte: não deixar exportar nem para Windows, me pergunto o que essa YoYoGames tem na cabeça, imagino todos fumando alguma droga ou coisa do tipo.
Enfim, o fato de ter que pagar de novo e o preço não ter diminuído estragaram esse GMBugs 2.0(do meu ponto de vista). Ainda bem que uso mais C++ com a SDL, não dou um tostão para essa YoYoGames.

Resumindo, YoYoGames "caga" para quem compra o software deles, "Comprou a nossa Game Engine e a IDE dela está um lixo? Dane-se, vai ter que pagar por outra.".

Melhor esperar sair no ThePirateBay.
Tenho que concordar, leio isso aqui e da uma baita tristeza:

http://help.yoyogames.com/hc/en-us/articles/230407528-GameMaker-Studio-2-Trial-Limitations

Se ficar assim mesmo (E muito provavelmente vai) vou colocar meus esforços na Unity ano que vem.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Alvaro I. Winck
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 50

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por Alvaro I. Winck » Qua Nov 02, 2016 2:45 pm

Alex FC escreveu:
Hyreos escreveu:A IDE está com um consumo muito grande da CPU, a interface ficou bonitinha, odiei o fato de ter que pagar novamente, mesmo já tendo a licença do Professional, isso acabou fazendo dessa nova versão uma idiotice, além de que as licenças continuam com preços extremamente grandes, agora vem a pior parte: não deixar exportar nem para Windows, me pergunto o que essa YoYoGames tem na cabeça, imagino todos fumando alguma droga ou coisa do tipo.
Enfim, o fato de ter que pagar de novo e o preço não ter diminuído estragaram esse GMBugs 2.0(do meu ponto de vista). Ainda bem que uso mais C++ com a SDL, não dou um tostão para essa YoYoGames.

Resumindo, YoYoGames "caga" para quem compra o software deles, "Comprou a nossa Game Engine e a IDE dela está um lixo? Dane-se, vai ter que pagar por outra.".

Melhor esperar sair no ThePirateBay.
Tenho que concordar, leio isso aqui e da uma baita tristeza:

http://help.yoyogames.com/hc/en-us/articles/230407528-GameMaker-Studio-2-Trial-Limitations

Se ficar assim mesmo (E muito provavelmente vai) vou colocar meus esforços na Unity ano que vem.

FLWS!
se continuar vou ter que concordar com vocês. esse novo GMS2  não vai ser nada útil com todas essas limitações.
ou juntamos uma graninha. ou esperamos o pirata que demorara muito. ou migramos para outra plataforma.
yoyo vai perder muito seu publico se essas limitações continuarem na versão final sem modulo algum. eu espero que isto seja apenas na versão teste. e depois esteja liberado quantos spr, objs. Etc os usuários quiserem.
mesmo sendo teste isso desanimo. essas limitações todas. e mesmo eu estando empolgado. isso ja deixou a desejar mais da yoyo

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por banny » Qua Nov 02, 2016 4:45 pm

Prezados, realmente é preciso ser muito obtuso para cair em uma ação "caça niqueis" de tamanha magnitude, sobretudo quando a pessoa sequer faz uso real da ferramenta (leia-se não produzir jogos, caso da grande massa aqui).
Talvez pior ainda é saber que dentro de alguns meses (ou mais tardar em 1 ano) surgirão aquelas promoções Humble Bundle com custos totalmente distópicos. Neste ponto, todos os que tiverem comprado (e possivelmente ainda pagando prestações no cartão) sairão basicamente lesados.
Assim como em qualquer software "novo", o mais importante é se questionar- Será que preciso disso? O que poderei fazer com ele que não posso com a versão/etc. que uso atualmente?
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
itallo
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 22

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por itallo » Qua Nov 02, 2016 5:47 pm

Pelos vídeos ficou top!
Concordo com o banny em partes, acredito que eu não preciso desta nova versão, afinal não utilizo esta ferramenta como fonte de renda nem nada do tipo, é apenas um hobby.
Penso na promoção da humble bundle como uma oportunidade, tive a oportunidade de pagar apenas $25 em um software de qualidade, mesmo que seja "ultrapassado" ele ainda tem o seu espaço no mercado.

Gostei muito deste editor de sprites... se tivesse ele como um software separado eu com certeza compraria :)))))))

Avatar do usuário
marquinhossm
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 70

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por marquinhossm » Qua Nov 02, 2016 9:30 pm

Pois é pessoal, eu sou iniciantes no game maker studio, e sinceramente acho que a única coisa que teve grande melhora mesmo, foi o sprite editor, achei legal a parte de fazer a animação e tall.

Mas uma pergunta que vem a minha mente é a seguinte, ainda serão lançadas atualizações para o GM: Studio, pois comprei no humble, licenças para o windows, android, html5 e tall.. 

Acredito que o gms ainda vá ficar um bom tempo no mercado, o que vocês acham ??

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por All-x » Qua Nov 02, 2016 11:15 pm

marquinhossm escreveu:Pois é pessoal, eu sou iniciantes no game maker studio, e sinceramente acho que a única coisa que teve grande melhora mesmo, foi o sprite editor, achei legal a parte de fazer a animação e tall.

Mas uma pergunta que vem a minha mente é a seguinte, ainda serão lançadas atualizações para o GM: Studio, pois comprei no humble, licenças para o windows, android, html5 e tall..

Acredito que o gms ainda vá ficar um bom tempo no mercado, o que vocês acham ??
Imagem

Como a própria YoYo disse acima, o suporte para o GM:S 1.x vai continuar. O GMS 2 é um novo produto feito do zero.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Zero
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 19

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por Zero » Qui Nov 03, 2016 4:34 am

Nossa, que precinho salgado! KKkk
Acho que ficarei no meu bom GMS msm, ele supre o que preciso até o momento tranquilamente.
Para o amigo ai que disse que queria uma ferramenta para pixel art de qualidade como a do GMS2 eu recomendo procurar por aseprite, eu utilizo e recomendo bastante, é uma ótima ferramenta e paguei 10 doletas por ela.

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por banny » Qui Nov 03, 2016 9:10 am

Caros, dizer que isso é um "novo produto feito do zero" é deveras exacerbado. Vejo ali nada além de uma INTERFACE redesenhada, contando com pequenas adições (tiles animados, auto-tiling, editor de rooms baseado em "pincel" e etc.) que já figuram à muito tempo em outras ferramentas do gênero.
Não há qualquer menção a uma única novidade sequer no que tange à programação, ou seja, o que você faz hoje no GMS 1.x será o que fará amanhã no GMS 2.x, apenas olhando para uma tela um pouco diferente!
Para quem esperava suporte avançado ao 3D ou OOP, sugiro mirar outros caminhos pois toda a apresentação (e até mesmo o showcase no site da YoYo) reflete um direcionamento ao público "casual" (maior mudança é senão no DnD).
Tanto o Fusion (Clickteam) quanto o Construct 2 (Scirra) estão mais em conta que o valor anunciado para este GMS 2, sendo que ambos possuem uma base (usuários e pessoas em geral que conhecem ou já ouviram falar) várias vezes maior que o Game Maker, e isto desde os tempos do GM 7.
A única vantagem óbvia até aqui era a versão standard ser gratuita, o que permitia uma aceitação muito mais abrangente, mas em uma disputa direta com as demais opções pagas não vejo a mais remota chance do GMS 2 se tornar uma referência no mercado (sobretudo com a fama de ser um produto mal acabado e cheio de bugs).
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por Superbomber » Qui Nov 03, 2016 12:27 pm

Agora e aminha vez de meter o pau no GM...

Quando eu era (muito) inexperiente com programacao, o GM 8 parecia otimo. Eu nem sequer sabia que o GM8 nao compilava o jogo. :zangado:

Fui obtendo experiencia e cada vez mais me afastando desse sonho/delirio de criar um jogo, estava/estou indo para um caminho completamente separado.(Softwares / Programacao WEB)
Com a experiencia que obtive percebi como o GM era mal feito, e sua linguagem de programacao uma droga.

Como eu ja disse, teve uma grande melhora com o GMS. Mas nao ficou bom, e esse GMS 2 talvez realmente tenha sido refeito... Mas continua a mesma m*rda, no fim das contas.

Basicamente querem que pagem novamente pelo mesmo (lixo de) produto "repaginado".

Recomendo seguirem o exemplo do Hyreos, e nao usarem game engines. :no:

Bye. :flw:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
Denis Lemos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 49

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por Denis Lemos » Qui Nov 03, 2016 2:59 pm

Pra quem desenvolve jogos pra PC é um grande negócio, pois vai poder pegar a nova versão por apenas $59(dólares). Eu achei muito exagerado o preço dos módulos, ainda mais pra quem tinha comprado o GMS1x antes do Humble Bundle. Na minha opinião se fosse $50(dólares) por cada módulo estaria muito bem pago, tendo em vista que outras engines como Unity, Unreal 4 e Cryengine disponibilizam a engine praticamente completa de graça.

Prós:
  • Sprite Editor: Pra quem gosta de fazer pixel arts, o novo editor é um prato cheio.
  • Tile Editor: Aqui teve uma melhoria considerável, não tenho o GMS2 em mãos, mas parece que isso vai facilitar bastante.
  • Room Editor: É praticamente o que eu sempre pedi, esse quesito melhorou bastante e vai nos dar muitas novas possibilidades e facilidades.
  • D&D: Eu particularmente não uso e nunca usei, mas pra quem é iniciante acha mais fácil de usar e também vai incentivar bastante novos usuários, agora sim o D&D parece algo viável e organizado.
  • Object Editor: Melhorou bastante e parece muito mais organizado e prático.
  • Docking: Pra quem se importa com essas coisas como eu, é muito bom poder organizar o layout do programa como quisermos.
  • Layers: Agora em vez de depth usaremos camadas, podendo criar grupos e muito mais.
  • Fast Collision: Novo sistema de colisão mais rápido que o GMS1x.
  • Ternary Operators: Agora isso é possível: var a = (b == 0) ? 10 : 11;
  • Arrays: Arrays agora podem ser inicializadas assim: var a = [1, 2, 3, 4];
  • Scripts: Parece que melhoraram a maneira de usar os scripts, mas não sei muito bem como ficou.
  • Script Editor: Não encontrei nenhuma informação falando do novo editor de script.
  • Sound Mixer: Também não consegui muita informação a respeito.
Contras:
  • Preço: O preço está muito alto, os desenvolvedores do Game maker tem que ter em mente que seus clientes são quase 100% desenvolvedores indies ou hobistas. Talvez eles tenham dado um tiro no próprio pé.
  • Linguagem: Já que fizeram tudo do zero, porque não implementaram C# ou alguma outra linguagem mais completa? Poderiam ter mantido as mesmas funções do GML que ninguém teria dificuldades em aprender, mas também temos que levar em consideração que com o GML é possível fazer praticamente tudo e até com certa facilidade.
  • Versão de Avaliação: A versão gratuita para avaliação será tão limitada que vai ser quase que inútil.
  • DirectX 11: Parece que um dos requisitos mínimos para rodar o GMS2 é ter uma placa de vídeo com suporte a DirectX 11, isso acho que vai impedir muitos desenvolvedores de usar a ferramenta. Se o mesmo requisito for para rodar os jogos criados com a ferramenta, então adeus Game Maker.
Como eu não pretendo desenvolver para dispositivos móveis, talvez eu compre a versão profissional pra PC, mas essa dúvida se os jogos só vão rodar com o DirectX 11 me deixou com um pé atrás.

Avatar do usuário
Mr.Rafael
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 52

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por Mr.Rafael » Qui Nov 03, 2016 4:04 pm

Bom... não utilizo mais essa ferramenta há um bom tempo, mas como todo mundo está se propondo a opinar, vou opinar também. :rsrs:

Meu último contato com esta ferramenta foi no GM8. Abandonei de vez quando quis desenvolver jogos para a web e vi que o preço dos módulos do GMS era absurdo (nem piratear vale a pena... dá menos dor de cabeça desenvolver direto em JS, que é gratuito), sem falar que muita gente criticou as limitações do export para HTML5 e a impressão forçada de "ambiente profissional" me fez perder de vez o interesse. Hoje consigo fazer meus jogos utilizando bibliotecas em Javascript (codificando a maioria das coisas na mão mesmo) e, para prototipações e jogos mais simples, vejo muito mais potencial no Construct 2, por ser voltado a projetos casuais e não esconder isto, ao invés de se auto-declarar uma "suite de desenvolvimento profissional". A maioria das coisas apresentadas nesse GMS2 me passam uma boa expectativa, mas nada que realmente me faça depender ou precisar deliberadamente dele, pelo menos não hoje.

O editor de sprites e de tiles parecem bons, mas espero que eles também entendam que muita gente prefere usar ferramentas externas por uma série de razões. Eu uso ASE Sprite para gráficos (criar sprites rápidos, organizar spritesheets, etc) e o Tiled para a maioria dos projetos que faço que exigem fases. Sendo assim, seria muito bom se eles permitissem importar/exportar arquivos TMX (mas implementado desde o início, nada de plugins).

Quanto às limitações da versão trial: se não oferecerem uma versão gratuita que pelo menos gere um executável para distribuição, eles vão perder muitos usuários. Praticamente todas as game engines oferecem atualmente uma versão gratuita com funcionalidades o suficiente para você testar e avaliar a ferramenta. E já imaginou se depois de comprar o resultado final ficar uma porcaria? (lento, incompatível com sistema X, etc) O pessoal pede o dinheiro de volta? :detetive:

Sem falar que, se você quer tanto focar para desktop e pode programar, pode usar libGDX ou Monogame e desenvolver para as 3 plataformas de uma vez só, sem pagar nada.

E finalmente, a linguagem. Ahhh, a linguagem... sabe, é meio engraçado saber que até o RPG Maker usa uma linguagem útil fora da ferramenta (Ruby) e o GameMaker não. Digo: se você abandona o RPG Maker, ainda pode usar o básico que aprendeu de Ruby para scripts utilitários, ou como base para o Rails. Agora, se você abandona o GameMaker, aonde tu vai usar esse incrível conhecimento em GML? :shrug:

Digo, não tenho nada contra o GML! Querem manter a linguagem? Tudo bem, podem manter. Mas eles deveriam então ao menos oferecer suporte a outra linguagem mais robusta, para quem quer desenvolver sem ao mesmo tempo se tornar dependente da ferramenta, ou para quem acha melhor implementar suas próprias funções sem necessariamente inventar a roda inteira. Tem várias outras vantagens de se usar uma linguagem úteis fora da ferramenta, como por exemplo: você não passar vergonha vendo um simples operador ternário e uma inicialização de array serem anunciados como "grandes novidades".

Bom, é essa a minha opinião. Apesar da minha crítica, espero que eles acertem nessa versão e que a ferramenta cumpra seu dever a todos que a usam. Afinal, o importante é desenvolver o jogo, certo? :u:

o/

Avatar do usuário
J_Marlon
Membro
Membro
Reações: 1
Mensagens: 41

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por J_Marlon » Qui Nov 03, 2016 6:01 pm

Eu acredito que a YoYo Games ainda esteja considerando o suporte à outras linguagens no GMS 2. Fuçando as configurações do programa, vi que agora há o menu expansível "Languages", em Preferences, e dentro dele a opção GML.

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por banny » Qui Nov 03, 2016 6:30 pm

Denis Lemos escreveu:DirectX 11: Parece que um dos requisitos mínimos para rodar o GMS2 é ter uma placa de vídeo com suporte a DirectX 11, isso acho que vai impedir muitos desenvolvedores de usar a ferramenta. Se o mesmo requisito for para rodar os jogos criados com a ferramenta, então adeus Game Maker.
De certo modo isso já aconteceu no GMS com o requerimento de uma placa gráfica de ao menos 128MB, tanto para a ferramenta quanto para o jogo. Quem desenvolvia retro games no GM 8 ou anterior viu um dos maiores atrativos da engine ir para o ralo.
Talvez, quem sabe, a empresa esteja agindo em prol de uma base de "clientes" mais refinada ao forçar o afastamento daqueles usuários que não produzem algo que justifique a compra dos módulos, ao mesmo passo em que elitiza o público alvo (jogadores em plataformas top de linha).
Apesar de já terem afirmado que não irão descontinuar o suporte ao GMS 1.x, não vejo como essa ambiguidade de versões irá funcionar na prática. Imagino que manterão os preços da licença e módulos do atual GMS apenas para criar uma falsa ideia de que o 2.x está "barato" na comparação.
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Aclive
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 34

Re: Apresentando o GameMaker Studio 2

Mensagem por Aclive » Qui Nov 03, 2016 11:59 pm

Quem comprou licença do GM8 e do GMS1.x, independente do tempo, pode desenvolver games a vontade com royalties free, certo? Pois a ferramenta pode, digamos, ficar "velhinha" mas se tem gente que gosta de desenvolver nelas e querem vender seus jogos, faz sentido manter-se (quem desejar), com direito as licenças.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes