Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[Discussão] O que esperar do GM:S 2.0?

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

[Discussão] O que esperar do GM:S 2.0?

Mensagem por All-x » Dom Out 23, 2016 12:22 pm

Eae galera! Tudo tranquilo?

Fiz um vídeo pra discutir as novidades sobre o novo GameMaker: Studio.



O que você acha? Deixe seu comentário.

EDIT:

Acabou de sair mais uma imagem (25/10/2016):

Imagem

Tiles animadas? Editor de Pincel? Cortar automaticamente uma tile?

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: [Discussão] O que esperar do GM:S 2.0?

Mensagem por gabrielsch » Seg Out 24, 2016 1:51 pm

Eu espero que a nova versão traga mais funcionalidades para a linguagem GML como criação de métodos feitos pelo programador e um melhor suporte ao desenvolvimento de jogos 3D.
Imagem

Avatar do usuário
Gonzo
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 194

Re: [Discussão] O que esperar do GM:S 2.0?

Mensagem por Gonzo » Seg Out 24, 2016 8:18 pm

Eu espero que ela seja gratuita no primeiro mês de lançamento  :)
......∩____∩............_______...
......| (• ◡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)..
Não seja uma cabrita selvagem "tutankhamun"

Avatar do usuário
nicoca
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 107

Contato:

Re: [Discussão] O que esperar do GM:S 2.0?

Mensagem por nicoca » Seg Out 24, 2016 9:01 pm

se tiver 3d .......

Avatar do usuário
Aclive
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 34

Re: [Discussão] O que esperar do GM:S 2.0?

Mensagem por Aclive » Seg Out 24, 2016 10:47 pm

Espero vir melhorias, claro! Provavelmente vão melhorar o suporte ao 3D e afastar a interface cada vez mais da versão 8. Quem adquiriu a licença do Studio vai estar garantida a mesma licença para a 2.0?

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [Discussão] O que esperar do GM:S 2.0?

Mensagem por All-x » Ter Out 25, 2016 10:02 am

Gonzo escreveu:Eu espero que ela seja gratuita no primeiro mês de lançamento  :)
Aclive escreveu:Espero vir melhorias, claro! Provavelmente vão melhorar o suporte ao 3D e afastar a interface cada vez mais da versão 8. Quem adquiriu a licença do Studio vai estar garantida a mesma licença para a 2.0?
É o que vários estão perguntando. Porém a YoYo Games se mantém firme em não dar mais nenhum detalhe.
gabrielsch escreveu:Eu espero que a nova versão traga mais funcionalidades para a linguagem GML como criação de métodos feitos pelo programador e um melhor suporte ao desenvolvimento de jogos 3D.
nicoca escreveu:se tiver 3d .......
Eu acho difícil ter uma melhoria nessa parte de 3D, mas como as opções de exportação estão se esgotando e creio que por isso sobrou tempo paralelo para desenvolverem a nova interface do GM:S, pode ser que ao menos um importador de objetos e um editor simples venham.

EDIT:

Acabou de sair mais uma imagem:

Imagem

Tiles animadas? Editor de Pincel? Cortar automaticamente uma tile?

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Denis Lemos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 49

Re: [Discussão] O que esperar do GM:S 2.0?

Mensagem por Denis Lemos » Ter Out 25, 2016 3:06 pm

Eu gostaria que:

* Tivesse suporte a C# ou uma forma melhor de criar nossos próprios métodos, trabalhar com vetores e tudo que é possível com uma linguagem mais robusta.
* A interface deveria ser parecida com a Unity que tem a melhor interface de todas as engines, tanto que até a Unreal 4 deu uma imitada, essa interface atual do GM já está bem ultrapassada.
* Na hora de testar o jogo, deveria rodar diretamente na própria "room" dentro do editor, assim como é na Cryengine, Unity e Unreal4.
* A forma de editar e trabalhar com as rooms precisa urgente de uma boa melhorada, pois está horrível do jeito que é.

Somente esses itens já aumentaria o nível do GM:S em 1000%.

Acho que os "nodes" visto nas imagens, não serão do tipo de "nodes" que vemos em outras engines e ferramentas. Acho que será apenas para indicar de onde a janela foi aberta para evitar confusão e não editar o lugar errado quando várias janelas ou objetos estiverem abertos ao mesmo tempo.

E o novo editor de sprites parece que será incível, será que vai ter suporte a "bones"?

[Editado]
Agora vi a nova imagem disponibilizada e fiquei muito mais animado, meu pressentimento é de que coisas muito legais estão por vir.
* Pelo que observei do editor de tiles, parece que vai identificar os tiles automaticamente pegando as partes cercadas pela transparência da imagem. Super legal!
* Eu não entendi o esquema de pincel!
* Tiles animados. Reparem que a maioria das linhas horizontais da imagem dos tiles parece ser uma animação em forma de "strip", a fogueira está bem evidenciado isso. Eu estou achando que cada tile, sendo ele animado ou não vai ser guardado individualmente em algum local específico ou pasta para ser usado em qualquer room sem precisar estar selecionando a background toda hora.
Editado pela última vez por Denis Lemos em Ter Out 25, 2016 3:27 pm, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Discussão] O que esperar do GM:S 2.0?

Mensagem por Superbomber » Ter Out 25, 2016 3:25 pm

Alem das melhorias obvias ja citadas, tanto em relacao a linguagem GML quanto interface e funcionamento do programa...
A outra melhoria de extrema importancia: O compilador.

Espero que aja uma organizacao melhor do codigo, a forma como e construido o jogo. Uma melhoria na performance e no codigo resultante nao seria nada mal. :u:

GML deveria ser repensado, ela e muito mal organizada e nao tem resultados adequados. Na verdade, se desistissem do GML e usassem uma linguagem ja existente(Como por exemplo, C/C++) eu nao os condenaria.

Outra coisa interressante seria a pessoa ter maior liberdade ao construir o jogo. O GM:S obriga as pessoas a seguirem sua "estrutura de execucao", que convenhamos, nao e adequada.(Assim obrigando a fazer gambiarras)

O GML tem que parar de ser conhecido como a "linguagem facil de aprender" e se tornar a "linguagem versatil, facil de aprender e potente"

Creio que ter um "suporte" melhor a 3D seja uma perda d tempo, pois optarao por ferramentas melhores como o Unity.
E melhor o GM:S focar no 2D, e dar maior poder a este. Parar de facilitar e comecar a deixar mais poderosa.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 273

Re: [Discussão] O que esperar do GM:S 2.0?

Mensagem por Rodrigo Santiago » Ter Out 25, 2016 5:38 pm

Eu espero que ele não fique "preso" aos Gamemakers anterior, tentando fazer com que  tudo seja completamente compatível com a nova versão do Game Maker. 
Pra mim o mais importante seria a linguagem (C#) e um Framework descente , mas mudar completamente a GUI já faria uma grande diferença

Avatar do usuário
chicoweb
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 135

Re: [Discussão] O que esperar do GM:S 2.0?

Mensagem por chicoweb » Ter Out 25, 2016 6:37 pm

Gonzo escreveu:Eu espero que ela seja gratuita no primeiro mês de lançamento  :)
Até parece, vão é fazer agente gastar mais dinheiro alegando melhorias quer apostar?
Eu só queria que consertassem aquele bug do capeta que não deixa eu selecionar o o objeto que tá na frente do outro na room, não sei se alguém sabe do que se trata ou passou por isso, mas é uma coisa que me irrita bastante. Agente tem que arrastar o objeto pra fora da room para depois conseguir clicar no que estava sobrepondo ele. repetindo, é o objeto que está na FRENTE eu não consigo clicar, ele clica no de trás.
Meus games:
Jump James - Aventura/Estratégia/Robô
Freedom of Pala Pala - Aventura/Estratégia
Prisioneira - RPG/Bloco/Ação

Avatar do usuário
Gonzo
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 194

Re: [Discussão] O que esperar do GM:S 2.0?

Mensagem por Gonzo » Qui Out 27, 2016 8:34 pm

   Espero que o 3D seja mais fácil que o 2D, tipo como se já foce tudo pré definido, exemplo vai fazer um jogo por que não ter funções já pré definidas com a possibilidade de fazer pequenos ajustes pra diferenciar um do outro, a praticidade acelera o processo de desenvolvimento é só olhar outras engines e ver que é funcional e necessauro hehe
......∩____∩............_______...
......| (• ◡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)..
Não seja uma cabrita selvagem "tutankhamun"

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes