Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[GML] Spline Curves

Sprites, Modelos 3D, Exemplos, Áudios, Extensões e outros Recursos
Avatar do usuário
lukbebalduke
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 44
Localização: Curitiba

Contato:

[GML] Spline Curves

Mensagem por lukbebalduke » Dom Ago 07, 2016 9:40 am

Fala aí pessoal! Bom, estava navegando pelos mares do youtube quando encontrei um vídeo de alguém tentando fazer algo chamado de 'Spline Curves' no GM. Porém o sistema não funcionava com mais de quatro pontos. Confesso que fiquei curioso e resolvi fazer minha própria versão de Spline Curves com infinitos pontos.




Imagem
Confesso que não pensei em nenhuma utilidade para isso, mas foi muito divertido montar meu próprio sistema, bom, deixo o link aqui caso alguém queira dar uma olhada ou encontrar uma aplicação DOWNLOAD

Abraço!
Editado pela última vez por gabrielsch em Dom Ago 07, 2016 2:04 pm, em um total de 2 vezes.
Razão: Adicionado o ícone da Engine

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [GML] Spline Curves

Mensagem por Superbomber » Dom Ago 07, 2016 10:04 am

Isso é um calculo de Bezier?
Há sim utilidade além do que imagina. Por exemplo, um sistema de mira que mostra a trajetoria do disparo. Ou efeitos de rastro, vento, ondas...
Há enormes possibilidades.
Então você basicamente incrementou o sistema apresentado no vídeo, certo? Ótimo trabalho. ^^

Mas a formatação do tópico ficou muito confusa. Retira essa incorporação do vídeo e apenas deixa um link indicando o nome do canal. (está cortando o texto)
Uma descrição prévia no topo do que será apresentado é recomendável. Assim a pessoa se interessará em ler o resto, já sabendo do que se trata.

Enquanto ao sistema de curva, recomendo que use para fazer alguma engine e poste no fórum. Assim você exemplifica o uso.
Algo como a mira que falei, ou efeito gráfico.
Bye. :flw:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: [GML] Spline Curves

Mensagem por gabrielsch » Dom Ago 07, 2016 2:18 pm

Bom trabalho!
Uma aplicação muito boa para essa engine é interpolar valores para suavizar movimentos etc.
Imagem

Avatar do usuário
7f55842f
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 33

Re: [GML] Spline Curves

Mensagem por 7f55842f » Dom Ago 07, 2016 2:40 pm

Rapaz, muito bom trabalho, confesso que tive uma certa dificuldade à alguns anos atrás, quando tentei programar um chefão de um jogo estilo Zelda, na ocasião, eu tentei fazer uma espécie de um dragão de pedra composto de várias partes (com aspecto similar ao Pokémon Onix), lembro que 'apelei' pra outras alternativas, não muito convencionais (cof.. gambiarra... cof)...

Com esse sistema o movimento ficaria bem uniforme, é outro exemplo de aplicação da sua engine.

É impressão minha ou exala invídia de um certo membro? Que veio reclamar da primeira coisa que percebeu...

Avatar do usuário
Led
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 51

Re: [GML] Spline Curves

Mensagem por Led » Dom Ago 07, 2016 3:13 pm

Ótimo trabalho!
Não faz ideia de a quanto tempo estou procurando implementar isso aqui no Game Maker.
Certamente existem muitas outras utilidades pra essa engine, como as que os membros acima listaram.
Até mais o/

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [GML] Spline Curves

Mensagem por Superbomber » Seg Ago 08, 2016 12:18 am

É garoto banny(ou 7f55842f), pelo menos para nos ensinar palavras novas você serve. Mas acabas de misturar as personagens, o "banny" que utiliza de termos pouco convencionais.

Dar dicas para melhorar a formatação do tópico não é o mesmo que reclamar.
Além disso, de que teria inveja? Ele não ganhou uma competição ou medalha de ouro, postou uma engine.
Pelo menos seja coerente em seus comentários chulos.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes