Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[PROG] Aula 03 - Manipulando o arquivo.ini

Tutoriais, videoaulas, guias e downloads para te ajudar nos estudos.
Avatar do usuário
Tutoriais & Aulas
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 110

[PROG] Aula 03 - Manipulando o arquivo.ini

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Qui Abr 28, 2016 11:58 pm

Autor original: Willy
Manipulando o arquivo.ini
Aula 03/03


Finalmente chegamos na parte interessante das aulas sobre arquivos.ini,  agora você vai aprender como usar as funções aprendidas anteriormente. Antes de começar, crie um novo projeto e salve em algum lugar. Se você não sabe o que são INIs, significa que você pulou algumas aulas, seu danadinho... Se achar necessário, consulte a primeira aula e também a segunda aula.

Primeiro passo - Abrir/Criar um INI:
Sempre que formos trabalhar com um INI, a primeira coisa que devemos fazer é carregar/criar um. Para isso, usamos a função ini_open(“nome.ini”).
Usar esta função é muito simples, basta definirmos um nome e uma extensão desejada. Você pode colocar qualquer nome e qualquer extensão, pois o resultado vai ser o mesmo, como por exemplo, “NomeDoJogo.sav”. Note que, você sempre deve escrever entre aspas(""). Se você executar o jogo, você não encontrará o arquivo.ini que você criou. Mas por quê? Saberemos disso posteriormente...

Segundo Passo – Criando variáveis carregáveis.
Se você quisesse criar uma variável normal em um objeto, você procederia da seguinte forma:
Create:
Variável=Valor
Mas, se quisermos criar uma variável “carregável”, ou seja, que será carregado do ini, deveremos proceder de uma forma um pouco diferente.
Create:
Variável=ini_read_real("Seção","Chave",Default)
Como vimos na aula anterior, existem dois tipos de valor, a do tipo real e a do tipo string, então, sempre preste atenção quando for criar uma variável com INI. No caso acima, estamos definindo o valor da “Variável” através do arquivo.ini. Default é o valor inicial dele, ou seja:
Pontos=0
É o mesmo que:
Pontos=ini_read_real(“Progresso”,”Pontos”,0)
Note que, quando nos referimos a uma seção ou a uma chave, sempre escrevemos entre aspas.

Terceiro Passo – Salvando o novo valor:
Agora que já sabemos como criar as variáveis, devemos saber como gravar os valores delas, para que depois, possamos iniciar o jogo com as variáveis do jeito que deixamos!
O procedimento é semelhante ao de carregar, fazemos da seguinte forma:
ini_write_real(“Progresso”,”Pontos”,Pontos)
O que fizemos acima é bem simples. Chamamos a função ini_write_real() e salvamos o valor de “Pontos” na chave “Pontos” pertencente a seção “Progresso”. Cuidado para não confundir a chave “Pontos” com a variável “Pontos”. Embora a escrita seja a mesma, uma não possui aspas, logo, é uma variável.

Agora que você salvou algo no INI, adivinha o que aconteceu? O arquivo que abrimos que, antes não existia agora existe, e está no mesmo lugar que a sua gmk! Seu arquivo.ini só será criado depois que você gravar algo nele. Agora você já sabe responder a pergunta do primeiro passo!

Pronto, isto é tudo o que você precisa saber para manipular dados de um arquivo.ini! As outras funções você raramente irá usar. A lógica é a mesma, basta informar qual chave/seção você gostaria de manipular. Por exemplo, para checar a existência de uma chave e exclui-la.

Código: Selecionar todos

if ini_key_exists(“Perfil”,”Nome”){ //Checa se a chave existe...
ini_key_delete(“Perfil”,”Nome”)//...e a deleta!
}
Isto encerra as aulas sobre arquivos.ini. Agora, você já sabe como usar arquivos.ini! Seja criativo, bole soluções para seus problemas com save/load, tudo depende apenas de seu raciocínio. Duvidas, criticas e elogios são bem vindos!

Espero que tenha gostado!
:blz:

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes