Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[PROG] [Tutorial] Loops

Tutoriais, videoaulas, guias e downloads para te ajudar nos estudos.
Avatar do usuário
Tutoriais & Aulas
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 110

[PROG] [Tutorial] Loops

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Qui Abr 28, 2016 8:55 pm

Autor original: Fuzenrad
Loops

Em algumas situações, vemos a necessidade de usar funções repetitivas, seja pra desenhar uma lista ou pra verificar objetos na tela e em algumas dessas não é possível fazer utilizando-se de comandos simples, como o popular IF. Visando dar uma base para novas tentativas, pretendo explicar como funcionam os principais comandos de repetição: For, While e Do Until (Para, Enquanto e Faça Até Que).

For: É mais usado quando sabemos a quantidade exata de vezes que será executado, é recomendado pra variáveis seqüênciais, responsável por localização na tela, mudança de variáveis entre outros.

O for comporta-se da seguinte maneira:
for (inicio; condição; inclemento) { comando }

Você inicia uma variável em início, como pos=1, condição é responsável por garantir que o loop continue (pode ser pos<=10), se for uma condição verdadeira (true) o for continua e inclementa (pos+=1), porém se for falso (false), não faz nada e reinicia a variável de início (pos=1).

No exemplo, vou desenhar na tela uma tabela com os 10 nomes do highscore:

for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}

Comentando:
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}

Aqui foi indicado que cada a posição vertical do texto varie conforme o valor de pos, evitando que o texto fique sobreposto.

for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}

Parte responsável por inserir a posição na lista, cada posição terá sua indicação, ficaria assim: "1.", "2.", "3." etc.

for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}

E finalmente aqui, o nome de cada posição é colocado na frente da sua respectiva colocação. O resultado final será uma tabela com os nomes dos 10 melhores jogadores em ordem e numerado de 1 a 10.

While: É bastante usado pra repetições grandes, ou até infinitas, usado para executar comandos enquanto uma determinada condição for verdadeira. O comando while não é muito recomendável quando se quer controle, como posição.

O comando While pode ser resumido com:
while condição { comando }

Por exemplo:

while instance_number(obj_inimigo)<100 {
instance_create(random(room_width),random(room_height),obj_inimigo) }

Nesse exemplo, sempre haverá 100 inimigos na room.

Do Until: É bastante similar ao comando While, porém funciona de forma diferente, ele executa funções até que a condição seja verdadeira.

Sua sintax é:

do {
comando
}
until condição

Por exemplo, eu tenho um jogo, onde a vida do meu personagem se regenera sozinha, porém, bastante lenta, eu poderia resolver com o Do, assim:

do {
vida+=0.01;
}
until vida<100

Nesse exemplo, será executado "vida+=0.01;" até que a condição "vida<100" seja falsa.

Boa sorte com seus jogos, espero que eu tenha me expressado de forma fácil, qualquer dúvida, perguntem.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes