Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[PROG] [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

Tutoriais, videoaulas, guias e downloads para te ajudar nos estudos.
Avatar do usuário
Tutoriais & Aulas
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 110

[PROG] [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Qui Abr 28, 2016 7:40 pm

Autor original: vinians
Nome Ordem dos Eventos
Plataforma Geral
Descricao Tutorial sobre a ordem exata dos principais eventos do Game Maker.
Nivel Iniciante
EVENTOS
Como todos sabemos, o Game Maker é um criador de jogos orientado a Eventos.
Muitos desses eventos são bem simples de entender porque acontecem imediatamente após algum fator  externo como Moventação e Click do Mouse, ou de alguma coisa importante como o Fim de uma Animação (Animation END), fim de uma path (End Of Path) etc.
Porém existem Eventos que são disparados por fatos da própria Engine como o Evento CREATE, o STEP, o DRAW etc. Saber a ordem EXATA disso é muito importante quando estamos criando algum projeto/game mais avançado.
Quantas vezes por exemplo você já tentou inicializar alguma coisa no Evento Game Start e depois deu problema no Evento Create dizendo que uma variável não tinha sido definida??? Isso é porque ao contrário do que parece o Evento CREATE acontece ANTES do evento Game Start!!.
Esse tutorial é um resumo gráfico dos principais Eventos de Engine do GM.  Na figura abaixo, resumi esses Eventos pra que você tenha conhecimento exato do que está acontecendo em seu jogo veja:
Imagem

Os outros Eventos como No More Lives, Outside Room, Intersect Bondary etc só acontecem quando ocorrem fatos especiais que os desencadeia.
Então é isso ai, boa sorte na criação do seu game!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes