Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[Unity][Tutorial]Usando a interface

Tutoriais, videoaulas, guias e downloads para te ajudar nos estudos.
Avatar do usuário
Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 273

[Unity][Tutorial]Usando a interface

Mensagem por Rodrigo Santiago » Ter Mai 24, 2016 8:43 am

Usando a Interface
A janela principal do unity é bem volátil , você poderá deixar ela do jeito que mais lhe agradar. É possível ocultar e mostrar vários tipos de janelas, e cada uma tem uma função muito importante, aqui será explanado as principais delas:

Project :
 Essa janela serve para gerir os recursos que você tem em todo o projeto. Modelos, sprites, materiais, scripts, shaders, scenes, prefabs e mais um milhão de coisas. Os itens podem ser mostrados em miniatura, lista, e o tamanho pode ser modificado pela barrinha abaixo. Ele tem um sistema de pesquisa muito bom, bastando digitar o nome, ou escolher o tipo , permite também favoritar recursos. Uma coisa importante, antes de tudo, é que existem nomes reservados para pastas : Resources e Editor , elas são consideradas pastas especiais mas isso é assunto para outro dia.





Scene View:
 Aqui nessa janela, você poderá selecionar os objetos, modificar a posição , escala e rotação, é possível mudar de modo2d e modo3d, exibir em perspectiva ou ortogonal. Os Gizmos são pequenas miniaturas que representam coisas importantes do jogo ( como câmeras e  sons) já que não possuem uma imagem real, é possível usar "Gizmos 2D" , eles sempre ficaram do mesmo tamanho não importa a distancia ( eu uso assim ). Para se mover dentro da scene use o Mouse e o Scroll . 






Hierarchy :
 Essa janela mostra todas as instancias que você criou. É possível também ter objetos filhos de outros, ou seja, que herdam posição escala e rotação. Primeiramente, lembre-se que tudo , TUDO , TUDO MESMO são GameObjects. A câmera, é um GameObject com componente de câmera, um emissor de partículas é um GameObject com componente de emissor de partículas, um chão, uma luz, qualquer coisa que esteja ali na hierarquia é um GameObject. Você poderá criar vários tipos de GameObjects, mas lembre-se que cada scene deve ter pelo menos uma câmera . 

Se você abrir outra scene, a hierarquia será a daquela scene. É possível editar varias scenes ao mesmo tempo, mas isso também é conversa pra outro dia.


Inspector:
 O inspetor possui todos os componente do GameObject ou Asset selecionado, é possível editar vários ao mesmo tempo, mas apenas os 'componentes comuns a ambos' serão editáveis. Nele você poderá adicionar novos componentes ou excluir componentes, isso inclui o modelo , a sprite, o animador, a camera , os materiais, scripts, e todo o resto de recursos que o unity trás. O componente transform é impossível de ser excluído ( Componentes de UI usam uma transform diferente) . Se você tem duvida no que significam os valores , clique no livrinho azul com uma interrogação, ele vai abrir a página de ajuda sobre o componente atual.




Game  :
 Normalmente é uma aba junto ao SceneView, nesse modo, você pode ver e jogar o que você está fazendo. Basta clicar no botão de play. Mesmo com o jogo ativo você pode fazer alterações nos componentes em tempo real, mas, todas elas serão revertidas quando o jogo for finalizado.







No próximo tutorial : Criando uma cena

Me avisem de qualquer erro gramatical !
Editado pela última vez por Rodrigo Santiago em Seg Jun 06, 2016 8:53 am, em um total de 3 vezes.

Avatar do usuário
Riccardoric
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 24

Contato:

Re: [Unity][Tutorial]Usando a interface

Mensagem por Riccardoric » Ter Mai 24, 2016 4:52 pm

Ficou muito bom !!

Vou estar seguindo os seus tutoriais sobre o unity, pois já estava querendo há muito tempo. 
Única coisa é "distância" seria o correto nesse contexto, pois estamos falando de medida. Enquanto distancia é algo que vai se afastando, algo distante. Só falei porque tu avisou ali e por curiosidade mesmo xD.
[spoiler=Culpa de Redação!!]De tanta redação está me deixando louco, qualquer coisa eu preciso corrigir kk[/spoiler]


Ótimo trabalho, Até mais!

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [Unity][Tutorial]Usando a interface

Mensagem por guimaraf » Dom Nov 20, 2016 11:30 am

Para explicação dos blocos da engine, o tamanho das imagens não vai interferir, agora se quer alguma coisa de dentro dos blocos, pode utilizar o "
SPOILER: Clique para ver o conteúdo

Avatar do usuário
Denis Lemos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 49

Re: [Unity][Tutorial]Usando a interface

Mensagem por Denis Lemos » Dom Nov 20, 2016 4:22 pm

Uma das coisas mais legais da Unity é a forma que se trabalha com os GameObects através dos componentes e a facilidade que é para organizar tudo na cena.

Uma coisa que dá para fazer quando estiver em gameplay e editando um componente em tempo real, seria clicar com o botão direito do mouse na aba do componente e selecionar a opção "Copy Component". Depois quando sair do gameplay vai voltar os valores originais de cada propriedade e o que você ajustou em gameplay vai se perder, mas basta apenas clicar com o botão direito do mouse novamente na aba do componente e selecionar a opção "Paste Component Values". Isso vai aplicar no componente a configuração que você definiu e copiou em gameplay.

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Unity][Tutorial]Usando a interface

Mensagem por Superbomber » Seg Nov 21, 2016 12:21 pm

Conteúdo inútil abaixo, não leia!
SPOILER: Clique para ver o conteúdo
Excelente trabalho e iniciativa Sants.
Acho bem organizada a interface do Unity, nunca o cheguei a usar muito a sério mas já fiz uns testes a um bom tempo atrás. (Na versão 3.5)

Ótimo conteúdo, continue com o trabalho. :flw:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante