Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Criando Jogos com Game Maker Studio - Super Mario Bros.

Tutoriais, videoaulas, guias e downloads para te ajudar nos estudos.
Avatar do usuário
didipimenta
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 106
Localização: São Paulo
Contato:

Criando Jogos com Game Maker Studio - Super Mario Bros.

Mensagem por didipimenta » Sáb Out 26, 2019 5:43 pm

Através dessas vídeos aulas, você irá aprender a criar um dos jogos mais famosos da Nintendo no Game Maker Studio. Assistam todas as aulas e pratiquem. Bons estudos e divirta-se!

Antes de assistir as aulas, clique nos links na descrição dos vídeos para baixar os recursos necessários para a criação do Jogo.

Aula 01
Nesse 1º vídeo, mostrarei os primeiros passos da criação do Jogo do Super Mario Bros. no Game Maker Studio.


Aula 02
Nesse 2º vídeo, vamos aprender a colocar os botões dos Players, o Tempo, as Moedas, entre outras configurações na Tela Inicial. Vamos utilizar a #GML ou Game Maker Language, que é uma linguagem de programação utilizada pelo #GameMakerStudio Em versões anteriores uma linguagem de script, mas agora uma linguagem compilada.


Aula 03
Nessa 3ª aula, vamos fazer as últimas configurações na Tela Inicial. Vamos adicionar a Sprite do personagem principal do jogo – o Mario Bros, a Sprite da Moeda e configurar o evento e as ações referentes ao controle do botão Select do jogo.


Aula 04
Nessa 4ª aula, vamos aprender a criar a segunda Tela do Jogo, a Janela que mostra a fase que estamos, e a quantidade de vidas que temos no game. Vamos também configurar um evento de teclado e adicionar uma ação para ir para a janela de Estágio.


Aula 05
Nessa aula, vamos vamos aprender a criar a Fase Inicial do Jogo do Super Mario Bros. Vamos trabalhar com as Rooms e ver como passar para a próxima janela do game através dos eventos de alarmes do Game Maker Studio.


Aula 06
Nessa aula, vamos aprender a colocar a música de fundo no Jogo.


Aula 07
Nessa aula, mostrarei como colocar o tempo do jogo. Vamos criar um contador regressivo usando a Linguagem GML e um código para passar para a Tela “Time Up”.


Aula 08
Nessa aula, mostrarei como criar o Controle de Vidas no Jogo usando a Linguagem GML. Assim que termina o tempo do jogo, perderemos uma vida.


Aula 09
Agora, vamos aprender a criar a Tela Game Over do Jogo do Super Mario Bros. Também vamos adicionar o som “game over” e alterar parte do código #GML para finalizar as telas ou janelas do jogo no #GameMakerStudio


Aula 10
Nessa aula, mostro passo a passo como criar a movimentação do personagem principal do jogo – o Mario Bros, sem uso de códigos ou scripts no Game Maker Studio. Vamos também aprender a utilizar o Sprite Editor do próprio programa para a edição das imagens do Mario no jogo.


Aula 11
Nessa aula, mostro passo a passo como criar a movimentação do personagem principal do jogo – Mario, com o uso da Linguagem de Programação #GML ou Linguagem de Scripts no #GameMakerStudio


Aula 12
Nesse vídeo, vou mostrar passo a passo como criar Grupos ou Pastas e organizar as Sprites e os objetos dentro das mesmas no Game Maker Studio.


Aula 13
Nessa aula, explico como adicionar o Som do Mario pulando no script #GML no #GameMakerStudio


Aula 14
Nessa aula vou mostrar passo a passo como fazer a câmera seguir o personagem principal no Game Maker Studio.


Aula 15
Nessa aula vamos aprender passo a passo como aumentar o tamanho do cenário da Fase 1 e como ter uma visão ampliada da Room. Vamos trabalhar com o recurso View da Room no Game Maker Studio.


Aula 16
Nessa aula vou mostrar passo a passo como colocar as caixas e blocos na Fase 1. Vamos trabalhar com o Tile Set dentro do Game Maker Studio.


Aula 17
Nessa vídeo aula, vamos corrigir um “pequeno erro” referente ao objeto moeda dentro das Rooms. Também explicarei a importância do Evento Draw GUI dentro do Jogo.


Aula 18
Nessa aula, vamos adicionar as Sprites de 100 e 200 pontos, e a Sprite da caixa vazia. Depois, vamos criar os objetos correspondentes para cada sprite. E em seguida, vamos adicionar o som da moeda e o som da caixa vazia. Esses recursos são essenciais para a próxima aula.


Aula 19
Nessa aula, vamos aprender a criar a programação dos blocos, caixas, moedas e pontos. Usando a Linguagem #GML no #GameMakerStudio Essa aula é super importante para criar a lógica de elementos e itens essenciais dentro do cenário do Jogo.


Aula 20
Nessa aula, mostro como aumentar o cenário, adicionar os canos e outros itens do jogo.


Aula 21
Nessa aula, mostrarei como ficou os elementos adicionados ao cenário da fase 1. E também como trabalhar editando máscaras de colisão de algumas Sprites do jogo.


CORREÇÃO DA AULA 8
Nessa aula, mostro como corrigir a Aula 8 da Playlist do Super Mario Bros #GameMakerStudio #GML


Aula 22
Nessa aula, vamos aprender a programar a Pontuação do Jogo e a Quantidade de Moedas usando a Linguagem #GML no #GameMakerStudio Explicarei sobre o comando ou função FOR e como utilizá-lo dentro do Game Maker Studio.


Aula 23
Nessa aula, mostro como criar a programação do inimigo Goomba e a colisão dele com o Mario. Para isso, vamos usar a Linguagem #GML e também adicionar Sprites, Sons e Efeitos Sonoros. Depois vamos criar a Animação do Mario morrendo e adicionar o som correspondente no #GameMakerStudio


Aula 24
Nessa aula, mostro como Ativar e Desativar uma determinada região dentro da Room, e também como Ativar objetos, mesmo com a região desativada usando a Linguagem #GML no #GameMakerStudio


Aula 25
Nessa aula, mostro passo-a-passo como adicionar os famosos Power Ups do Jogo do Super Mario Bros, o Cogumelo e a Flor, e toda a programação da Caixa do Poder usando a Linguagem #GML no #GameMakerStudio


Aula 26
Nessa aula, mostro passo-a-passo como recortar as Sprites da Transformação do Mario pequeno para grande e do Mario grande para pequeno. Vamos também adicionar a movimentação do Mario Grande usando o Sprite Editor dentro do #GameMakerStudio Além disso, vamos colocar os sons, e os objetos necessários para a próxima vídeo aula que será a programação da transformação do Mario usando a Linguagem #GML no Game Maker Studio.


Aula 27
Nessa aula, mostro passo-a-passo como fazer a Programação da Transformação do Mario pequeno para o Mario grande e vice-versa. Usamos bastante a Linguagem #GML (Game Maker Language), a Linguagem própria do #GameMakerStudio Além disso, revisamos alguns Scripts, e criamos vários outros códigos para o Jogo rodar perfeitamente. No fim do vídeo, uma Dica super importante sobre Edição Correta das Sprites no Sprite Editor no Game Maker Studio.


Continua…


É isso aí, pessoal! Espero ter ajudado! Inscreva-se no meu canal para assistir e acompanhar as próximas vídeo aulas de Game Maker Studio. Espero que gostem e compartilhem com os amigos. Qualquer dúvida, é só deixar um comentário abaixo. Sugestões de aulas ou Tutoriais são sempre bem-vindas. ^^

Bons estudos e divirtam-se!
Um forte abraço.
Aprenda passo a passo como criar jogos 2D para PC no GameMaker Studio.
Acessem meu canal no Youtube → https://www.youtube.com/playlist?list=P ... Vzgqqcd6-J

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes