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[GEN-PLAT] TUTORIAL: como fazer sombras em jogos de plataforma!

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Tutoriais & Aulas
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[GEN-PLAT] TUTORIAL: como fazer sombras em jogos de plataforma!

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Qui Abr 28, 2016 6:47 pm

Autor original: Janx
Nesse tutorial vou explicar como fazer uma sombra que segue o jogador e que sempre ficará no local "correto".
Como ex: se o personagem subir em uma plataforma a sobra ir para cima também.

Nível: Fácil
Requerimentos: GM7 LITE ou PRO

Vamos ao tutorial então?

Criando os objetos e sprites
Crie 2 objetos, e 3 sprites:
objetos:
chao
jogador

Sprites:

spr_sombra
spr_jogador
spr_chao

Para os objetos altere seus respectivos sprites (acredito que você saiba fazer isso!).
Marque o objeto chao como SOLID.

Iniciando o objeto jogador
No objeto jogador
Crie um evento CREATE e arraste um EXECUTE A PIECE OF CODE, escreva o seguinte código:

Código: Selecionar todos

gravity = 0.6;
gravity_direction = 270;
friction = 0.03;
Explicando:
gravity = 0.6  Seta a gravidade para 0.6
gravity_direction = 270 Seta a direçao da gravidade para BAIXO
friction = 0.03 Adiciona um atrito para o personagem parar.

Colisão do Player
Crie um evento de colisão com o obstaculo e arraste o ícone:
move to contact
Deixe os valores:
direction
12
solid objects

Em seguida adicione: start moving in a direction selecione o quadrado do centro deixe speed em 0 e NÃO marque relative.

arraste o set gravity
e coloque la:

Código: Selecionar todos

270
0
Para zerar a gravidade e evitar bugs.

Movimentando o player
Adicione um evento de pressionar a tecla para esquerda arraste o ícone start moving in a direction, selecione a seta para a esquerda, deixe "speed" em 3 e NÃO marque relative.

Adicione um evento de pressionar a tecla para direita arraste o ícone start moving in a direction, selecione a seta para a direita, deixe speed em 3 e NÃO marque relative.

Para fazer o salto do personagem, adicione um evento de pressionar a tecla para cima arraste um execute a piece of code e escreva:

Código: Selecionar todos

vspeed = -10;
gravity = 0.6;
Altere o valor vspeed para um menor para um pulo maior (Lembre-se, são números negativos!).

Fazendo o efeito da sombra!
Adicione um evento DRAW

Código: Selecionar todos

//desenhar o jogador
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha); //Função apenas para o GM PRO, se quiser para o LITE, use a função draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);

//Script para fazer sombra feito por Janx
var sombray;
sombray = y

while(place_free(x,sombray))
{
sombray += 1
 if sombray > room_height+15 //Evitar um loop infinito
 {break;}
}
draw_sprite_ext(spr_sombra,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha); //Função apenas para o GM PRO, se quiser para o LITE, use a função draw_sprite(spr_sombra,image_index,x,y);
Explicando:

Código: Selecionar todos

draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha) 
Apenas para desenhar o personagem, não mude nada aqui a menos que você use o GM lite!

Código: Selecionar todos

var sombray;
sombray = y
Cria uma variável temporária (sombray) e seta ela para o valor y do personagem (posiçao Y do personagem)

Código: Selecionar todos

while(place_free(x,sombray))
{
sombray += 1
 if sombray > room_height+15 //Evitar loops infinitos... e que o jogo trave...
 {break;}
}
Esse é um loop para checar a partir da posição do personagem até a parte mais baixa da room se existe algum obstáculo.
Caso exista algum o loop para guardando a posição y do obstaculo na variável sombray.

Depois para fazer a nossa sombra adicionamos o código:

Código: Selecionar todos

draw_sprite_ext([b]spr_sombra[/b],image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,0.6)
Esse aqui desenha a sombra na posição x do player e posição Y do objeto.

A se caso estiver tendo problemas quanto a sombra ficar na frente do personagem apenas faça a seguinte modificação:

No evento draw:

Código: Selecionar todos

//Script para fazer sombra feito por Janx
var sombray;
sombray = y

while(place_free(x,sombray))
{
sombray += 1
 if sombray > room_height+15 //Evitar loops infinitos
 {break;}
}

draw_sprite_ext(spr_sombra,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)

//desenhar o jogador
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
Apenas inverta a ordem de quais objetos são desenhados primeiro. Repare que coloquei para desenhar a sombra antes.

Agora crie uma room, adicione o player, e monte uma mini faze com o chao para testar!

FIM!

Espero que tenham gostado.

VLW!!

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