Nesse tutorial vou explicar como fazer uma sombra que segue o jogador e que sempre ficará no local "correto".
Como ex: se o personagem subir em uma plataforma a sobra ir para cima também.
Nível: Fácil
Requerimentos: GM7 LITE ou PRO
Vamos ao tutorial então?
1º Criando os objetos e sprites
Crie 2 objetos, e 3 sprites:
objetos:
chao
jogador
Sprites:
spr_sombra
spr_jogador
spr_chao
Para os objetos altere seus respectivos sprites (acredito que você saiba fazer isso!).
Marque o objeto chao como SOLID.
2º Iniciando o objeto jogador
No objeto jogador
Crie um evento CREATE e arraste um EXECUTE A PIECE OF CODE, escreva o seguinte código:
Código: Selecionar todos
gravity = 0.6;
gravity_direction = 270;
friction = 0.03;
Explicando:
gravity = 0.6 Seta a gravidade para 0.6
gravity_direction = 270 Seta a direçao da gravidade para BAIXO
friction = 0.03 Adiciona um atrito para o personagem parar.
3º Colisão do Player
Crie um evento de colisão com o obstaculo e arraste o ícone:
move to contact
Deixe os valores:
direction
12
solid objects
Em seguida adicione: start moving in a direction selecione o quadrado do centro deixe speed em 0 e NÃO marque relative.
arraste o set gravity
e coloque la:
Código: Selecionar todos
270
0
Para zerar a gravidade e evitar bugs.
4º Movimentando o player
Adicione um evento de pressionar a tecla para esquerda arraste o ícone start moving in a direction, selecione a seta para a esquerda, deixe "speed" em 3 e NÃO marque relative.
Adicione um evento de pressionar a tecla para direita arraste o ícone start moving in a direction, selecione a seta para a direita, deixe speed em 3 e NÃO marque relative.
Para fazer o salto do personagem, adicione um evento de pressionar a tecla para cima arraste um execute a piece of code e escreva:
Código: Selecionar todos
vspeed = -10;
gravity = 0.6;
Altere o valor vspeed para um menor para um pulo maior (Lembre-se, são números negativos!).
5º Fazendo o efeito da sombra!
Adicione um evento DRAW
Código: Selecionar todos
//desenhar o jogador
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha); //Função apenas para o GM PRO, se quiser para o LITE, use a função draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
//Script para fazer sombra feito por Janx
var sombray;
sombray = y
while(place_free(x,sombray))
{
sombray += 1
if sombray > room_height+15 //Evitar um loop infinito
{break;}
}
draw_sprite_ext(spr_sombra,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha); //Função apenas para o GM PRO, se quiser para o LITE, use a função draw_sprite(spr_sombra,image_index,x,y);
Explicando:
Código: Selecionar todos
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
Apenas para desenhar o personagem, não mude nada aqui a menos que você use o GM lite!
Código: Selecionar todos
var sombray;
sombray = y
Cria uma variável temporária (sombray) e seta ela para o valor y do personagem (posiçao Y do personagem)
Código: Selecionar todos
while(place_free(x,sombray))
{
sombray += 1
if sombray > room_height+15 //Evitar loops infinitos... e que o jogo trave...
{break;}
}
Esse é um loop para checar a partir da posição do personagem até a parte mais baixa da room se existe algum obstáculo.
Caso exista algum o loop para guardando a posição y do obstaculo na variável sombray.
Depois para fazer a nossa sombra adicionamos o código:
Código: Selecionar todos
draw_sprite_ext([b]spr_sombra[/b],image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,0.6)
Esse aqui desenha a sombra na posição x do player e posição Y do objeto.
A se caso estiver tendo problemas quanto a sombra ficar na frente do personagem apenas faça a seguinte modificação:
No evento draw:
Código: Selecionar todos
//Script para fazer sombra feito por Janx
var sombray;
sombray = y
while(place_free(x,sombray))
{
sombray += 1
if sombray > room_height+15 //Evitar loops infinitos
{break;}
}
draw_sprite_ext(spr_sombra,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
//desenhar o jogador
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
Apenas inverta a ordem de quais objetos são desenhados primeiro. Repare que coloquei para desenhar a sombra antes.
Agora crie uma room, adicione o player, e monte uma mini faze com o chao para testar!
FIM!
Espero que tenham gostado.
VLW!!