Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[CON] [ SIGI-TUTO ] CRIANDO UMA HISTÓRIA/ROTEIRO!!

Tutoriais, videoaulas, guias e downloads para te ajudar nos estudos.
Avatar do usuário
Tutoriais & Aulas
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 110

[CON] [ SIGI-TUTO ] CRIANDO UMA HISTÓRIA/ROTEIRO!!

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Sex Abr 29, 2016 11:49 am

Autor original: SIGILOSO



Pipolho:[/b] Era uma vez um cara mal que raptou a princesa. Vc deve salvá-la!
População brasileira: EEIIINNN???? O_o


Oh yeaahh!! Mais uma vez,por eu estar feliz e de bom humor,decidi criar um novo tuto.Não bem um tuto,e sim algumas dicas. Fugindo um pouco daqueles efeitos escabrosos,resolvi ajudar as pobres almas q se embolam um pouco na elaboração de uma das partes fundamentais dos jogos: a HISTÓRIA!!

Nome: CRIANDO UMA HISTÓRIA/ROTEIRO!!
Descrição: Iremos falar sobre a criação de enredos dos jogos.
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: Um cérebro funcional.

A IMPORTÂNCIA DE UMA HISTÓRIA

Já se perguntaram pq a história num jogo é tão importante?
A história serve para tornar o jogo mais agradável.Ela faz vc entender o jogo,
se envolver com ele.
O simples fato de saber que Mario arrisca sua vida para salvar a princessa Peach das garras do Bowser,já cria um ambiente legal para se jogar Super Mario,cria o objetivo a ser alcançado.Se não,vc estaria apenas controlando um maníaco comedor de cogumelos que odeia tartarugas.

Por esse motivo,os RPGs são tao famosos e aclamados.

Pipolho não terminou Chrono Trigger porque " as lutas eram legais! xD "
Não,Pipolho nao terminou por isso. Pipolho terminou Chrono Trigger pois se sentiu envolvido com a história,o desenrolar dos fatos...
É como ler um livro! Vc lê um livro até o fim,pois a história é interessante,vc sente como se estivesse ali. Junte isso ao fato de que,nos jogos, vc ESTÁ ali! =D

O ROTEIRO!!

Os jogos não precisam obrigatoriamente possuir um roteiro. Super Mario não possui roteiro,ele se basea apenas num fato,q serve de base pra todo o resto do jogo!
Mas...pq o roteiro tbm é tao importante?

É o roteiro que faz dos RPGs os mais cativantes. O roteiro muda o curso da história,então,o final pode ser o menos esperado!!
Imagine,ao chegar no terceiro mundo,descobrir que Peach sumiu do castelo do Bowser!! O que aconteceu?? Pra onde ela foi?? Será que finalmente Bowser percebeu q tipo de mulher ela é??
Então,fases depois,Mario encontra um novo inimigo! Que mais tarde,aparece com a princesa beijoqueira!!

Ou seja,um roteiro serve para movimentar um jogo de acordo com a história.
Ele prenderá a atenção do jogador,q fará de tudo pra descobrir como é o final feliz,ou o trágico fim...

Mas para que se torne algo bom de verdade,vc terá que pôr toda a sua concentração na elbaroração do roteiro. Os fatos,os acontecimentos,tudo deverá seguir uma lógica.


Pipolho: Felipe sensei!! Pode dar algumas dicas??
SIGILOSO: Calma Pipolho,ia fazer isso agora! =D


NADA ACONTECE SEM UM MOTIVO!!
Tudo o q acontece em seu jogo deverá ter uma razão natural pra acontecer. Até hj me pergunto o motivo de Bowser raptar a princesa... Ò_õ
Para isso,vc deve se apoiar na sua história! Ligue os fatos,pense nas consequências. Uma luta contra o chefe final fica mto mais emocionante quando vc sabe porque está lutando!

TUDO COMEÇA DO PRINCÍPIO!!
Vejo alguns roteiros que nao fazem o menor sentido,isso porque a história começa num ponto,sendo que vc nao sabe como ela chegou a esse ponto...
Claro,é perfeitamente normal um jogo começar num lugar misterioso,e logo depois vc descobrir que lugar era esse,como vc chegou até lá...
Mas e quando isso nao existe?? O_o
Sempre pense no começo dos fatos. Por que o protagonista nasceu com uma maldição?....
Por que a espada do castelo é a mais poderosa?.....
Por que os pais do Pipolho morreram quando ele era bebê?...


Pipolho: Meus....pais....? O_O
SIGILOSO: Haha!! Brincadera!!......:assobio:


Isso é crucial para criar uma história que faça sentido.


Pipolho: Felipe sensei! Você só explicou o q é uma história e o q é um enredo...mas como eu crio uma história legal?
SIGILOSO: Maldito pirralho...eu já ia chegar lá!! :tongue:


CRIANDO BOAS HISTÓRIAS!!!!!!

Se você entendeu tudo isso o que eu digitei,estará pronto para criar uma história envolvente e carismática. Vamos logo com isso,estou ficando com sono...SHAUHSA

Primeiramente,e obviamente...vc precisa ter pelo menos uma boa imaginação...
Que seja capaz de pensar em uma base para montar o cenário do jogo.
Nao estou falando em tilesets,mas sim onde a história se passa.
Egito antigo? Ano 3749? No interior de um teclado? Vai saber...
E...pelo amor de Deus... fuja dos glichês.....
Nao aguentamos mais garotos que querem se vingar pela morte dos pais...
Ou guerreiros indo atrás do rei malvado que está destruindo a cidade...

Isso acontece pq as pessoas tem um problema. Elas não conseguem apenas se inspirar em outras histórias,ao invés disso,elas criam algo exatamente igual,sem ao menos perceber que está plageando,msm sem a intenção,pois buscam idéias em apenas UMA FONTE!!

Sabiam que as melhores histórias surgem de coisas que acontecem em nossas vidas? SIM!!
A história do MEGAPONG ( o full que eu irei lançar ),foi inspirada num campeonatinho de pingpong que eu e os perturbados da minha escola fizemos!! xD

Pense no que ainda não foi pensado!! Parece impossível,mas é possível!!
Leia bastante e assista a diversos filmes!! Quando vc abre sua mente pra diferentes histórias,vc cria uma facilidade maior pra inventar coisas!

Lembre-se: a originalidade é o segredo...:blz:

Bem,eu diria que ainda faltam detalhes a serem lembrados,e mais coisas a serem ditas.
Mas irei encerrar o tuto por aki. Espero que tenham gostado,e principalmente,que eu tenha ajudado alguem. ^^


SIGILOSO: O que achou do tuto,Pipolho?
Pipolho: Um monte de lixo em forma de letras!! Você não passa de um gordo desocupado!! Você nao tinha que estar fazendo um seminário de biologia agora???
SIGILOSO: NÃO ME FAÇA CHAMAR MEUS NINJAS!!!! :evil:


Até a próxima...escovem seus dentes e não temam 2012.
:afro:

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes