Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[JAM#001] Arkajam Open Source

Jogos, Projetos e Formação de Equipes
Avatar do usuário
Denis Lemos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 49

[JAM#001] Arkajam Open Source

Mensagem por Denis Lemos » Dom Nov 13, 2016 6:33 am

Nome: Arkajam
Versão: Game Maker Studio v1.4.1763
Plataforma: Windows PC

Descrição: Joguinho que fiz para o concurso Jam #001 no estilo Arkanoid, por regra do concurso só tem duas teclas de controle("A" e "D") que movimenta a plataforma do jogador. Basta apertar qualquer tecla para começar a jogar. A bolinha vai sair na direção em que está apontada a seta. Tem alguns(poucos) PowerUps que aparecem aleatoriamente quando um bloco é destruído. Esses power ups devem ser coletados para que façam efeito.

O objetivo é apenas limpar a fase destruindo todos os blocos, não tem pontuação. Quando limpar o nível, vai pular pra fase seguinte, ao passar todas as fases(que são 6 no total) começa novamente. Tem 3 vidas extras em cada fase, ao perder todas as vidas o jogo começa novamente.

Power Ups:
  • Com o desenho de uma bolinha no meio: Dura 10 segundos. Faz a bola principal ficar gigante e destruir tudo o que encontra pela frente, quando esse power up estiver ativo a bolinha só é rebatida pela plataforma do jogador e as laterais da tela, caso contrário nada muda a sua direção.
  • Com o desenho de três bolinhas: Faz aparecer mais duas bolinhas no jogo de cor amarela. Essas bolinhas amarelas não tem problema em deixar passar pro lado de baixo ou de cima da tela, elas apenas são destruídas se isso acontecer. Por isso sempre mantenham os olhos na bolinha principal, porque se essa passar pela plataforma do jogador vai fazer perder uma vida.
  • Com o desenho de um coração: Recupera uma vida na fase, caso já tenha as 3 vidas cheias, não vai acrescentar nenhuma vida extra.

Imagens:
Com exceção do áudio, tudo foi feito por mim do zero depois da hora de abertura do concurso. Com exceção de uma sprite que fiz no Photoshop, todo o resto foi feito no próprio GM(dá para se notar a simplicidade e amadorismo dos gráficos). O joguinho ainda está com muitos bugs, principalmente de colisão, porque para tornar o desenvolvimento rápido eu usei o sistema padrão de colisão do GM:S.

O jogo foi feito em poucas horas, eu vou entregá-lo assim mesmo e possivelmente não farei nenhuma melhoria até o fechamento do concurso, porque não vou ter tempo suficiente e preciso fazer outros trabalhos.


DOWNLOAD:
Executável do jogo: http://www.mediafire.com/file/44c4e7vglp7bs5r/Arkajam.exe
GM:s Projeto: http://www.mediafire.com/file/41glyz3i36jyz0y/Arkajam.gmx.rar

Avatar do usuário
Aclive
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 34

Re: [JAM #001] Arkajam Open Source

Mensagem por Aclive » Dom Nov 13, 2016 11:51 am

Parabens Denis,
Baixei o game e joguei, ficou muito bom. Realmente senti falta da música. Mesmo para um jogo feito em poucas horas, ele esta muito bem acabado. Durante a votação, quando percebi que duas teclas iria ganhar, a primeira coisa que me veio a mente seria fazer o arkanoid. Como ainda estou aprendendo o GMS e o GML, um dos tutoriais que fiz foi exatamente o do programando arkanoid. So que pensei: "alguém vai fazer arkanoid e se todos partirem para um mod deste tutorial do GMS então teremos uma votação com varios arkanoids". Dai tive que pensar em outra coisa. Você pode continuar trabalhando nele, depois da JAM. Parabéns pelo trabalho.

Avatar do usuário
Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 273

Re: [JAM#001] Arkajam Open Source

Mensagem por Rodrigo Santiago » Qui Nov 17, 2016 3:20 pm

A jogabilidade ficou muito limpa, e adicionar o efeito de rotação na base fez uma grande diferença, embora o jogo ainda permaneça clássico. Não posso dizer que haja campo para melhora porque esse estilo do jogo só permite algumas coias, mas eu acho que os gráficos mais trabalhados poderiam  melhorar tudo.

Parabéns!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes