Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Alguem me explica como funciona o Vector3 no unity ?

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
nicoca
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 107

Contato:

Alguem me explica como funciona o Vector3 no unity ?

Mensagem por nicoca » Ter Jul 12, 2016 7:48 pm

Alguem me explica como funciona o Vector3 no unity ? 
Ja procurei em todo lugar mai  achei 

Avatar do usuário
Denis Lemos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 49

Re: Alguem me explica como funciona o Vector3 no unity ?

Mensagem por Denis Lemos » Seg Jul 18, 2016 12:39 am

Vector3 é um tipo de variável até bem comum e muito usado na Unity. É composto por 3 componentes "(x,y,z)" e basicamente serve para guardar 3 valores, um valor para cada um de seus componentes. Você pode usar um Vector3 em diversos casos, mas é comumente usado para guardar ou setar posições dos objetos no espaço 3D.
Unity - Scripting API: Vector3

Ex: Vamos supor que tem um objeto na cena na posição (0,0,0) e quando começar a cena vamos fazer ele mudar para a posição (1,3,0). Para isso vamos criar uma variável do tipo Verctor3 e nomeá-la de "p" e guardar nessa variável o valor da nova posição que queremos dar para o objeto.

Código: Selecionar todos

public Vector3 p = new Vector3(1,3,0);

void Start()
{
   transform.position = p;
}
Eu gostaria muito que o Game Maker tivesse suporte para vetores, principalmente para alterar as posições dos objetos. É muito chato ter que alterar as coordenadas dos objetos x e y separadamente.

Avatar do usuário
saim
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 20
Localização: BH - Minas

Re: Alguem me explica como funciona o Vector3 no unity ?

Mensagem por saim » Ter Dez 20, 2016 9:13 am

Denis Lemos escreveu:Eu gostaria muito que o Game Maker tivesse suporte para vetores, principalmente para alterar as posições dos objetos. É muito chato ter que alterar as coordenadas dos objetos x e y separadamente.
É errado dizer que o uso de speed e direction correspondem a um vetor 2D? Eu considero que essa seja a versão "GM" do uso de vetores.
Agora, o vector3 também pode ser usado pra definir direções além de posições, não pode? Acho que dá pra aplicar uma velocidade num objeto usando uma variável tipo vector3...

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 11 visitantes