Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Contador de Mortes no Game Maker

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
JustBlackFox1
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 4

Contador de Mortes no Game Maker

Mensagem por JustBlackFox1 » Seg Out 19, 2020 10:34 am

Olá, eu tenho uma duvida que é de como criar um contador de mortes no Game Maker Studio 2 e eu sou iniciante nessa engine então, será que alguém pode tirar essa dúvida minha por favor?
Desista de Desistir - Fox1, JustBlack

Avatar do usuário
Chuaschinai
Colaborador
Colaborador
Reações: 5
Mensagens: 198

Re: Contador de Mortes no Game Maker

Mensagem por Chuaschinai » Seg Out 19, 2020 9:14 pm

Bom, você pode fazer assim, crie um script qualquer, e coloque uma variável global assim:

Script qualquer
Essa será sua variável global que pode ser acessada por qualquer objeto ou script do seu jogo.

Código: Selecionar todos

global.Mortes = 0;
Create player
Define a variável vida do player no create dele.

Código: Selecionar todos

vida = 100;
Step player
Quando seu player morrer exemplo:

Código: Selecionar todos

if(vida <= 0) {
    global.Mortes++;
    room_restart();
}
A room vai reiniciar e adicionar +1 no contador de mortes.

Recomendo que veja alguns tutorias que há no forum, Lista de Tutoriais, mesmo que sejam do GameMaker 1.4(versão antiga), ele servem da mesma maneira, pois o GameMaker não mudou em praticamente nada a sua lógica, qualquer dúvida estamos ae.

Avatar do usuário
JustBlackFox1
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 4

Re: Contador de Mortes no Game Maker

Mensagem por JustBlackFox1 » Ter Out 20, 2020 9:47 am

Olá, eu conseguir fazer isso só que não aconteceu nada, na verdade e funcionou o restart da room mas, eu já tinha feito um sistema de room. O Contador de mortes não aparece e nem contou nada. Eu irei ver os tutorias, mas mesmo assim, obrigado!
Desista de Desistir - Fox1, JustBlack

Avatar do usuário
divin sphere hirosha
Membro
Membro
Reações: 1
Mensagens: 96

Re: Contador de Mortes no Game Maker

Mensagem por divin sphere hirosha » Ter Out 20, 2020 9:58 am

Para o contador de mortes aparecer você vai precisar de um código no draw event, algo como

Código: Selecionar todos

draw_text(200,200,global.Mortes)
confere o valor que vai ficar nele, se vai ficar subindo ou se vai ficar sempre no 0, se ficar sempre no 0, vc vai precisar colocar o global.Mortes = 0 em uma room que vem antes da room principal
Ei você! você que está do outro lado da telinha, Tudo ótimo? Venha conferir meus projetos na google play!

Cubow Racer Infinity
MineField
FishBreak
Bring The Block

Ver Todos os Projetos

Avatar do usuário
JustBlackFox1
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 4

Re: Contador de Mortes no Game Maker

Mensagem por JustBlackFox1 » Ter Out 20, 2020 10:30 am

divin sphere hirosha escreveu:Para o contador de mortes aparecer você vai precisar de um código no draw event, algo como

Código: Selecionar todos

draw_text(200,200,global.Mortes)
confere o valor que vai ficar nele, se vai ficar subindo ou se vai ficar sempre no 0, se ficar sempre no 0, vc vai precisar colocar o global.Mortes = 0 em uma room que vem antes da room principal
Olá divin sphere, desculpe lhe perguntar isso mas, como eu coloco o "global.mortes = 0" na primeira room? (Desculpe novamente pela pergunta, eu sou iniciante no Game Maker Studio 2)
Desista de Desistir - Fox1, JustBlack

Avatar do usuário
divin sphere hirosha
Membro
Membro
Reações: 1
Mensagens: 96

Re: Contador de Mortes no Game Maker

Mensagem por divin sphere hirosha » Ter Out 20, 2020 11:00 am

Sem problemas jovem xD, você pode criar um objeto "obj_controle" e no create dele você coloca o código "global.mortes = 0" deixando ele na primeira room do projeto, e na segunda room você vai conseguir utilizar o global.mortes tranquilamente
Ei você! você que está do outro lado da telinha, Tudo ótimo? Venha conferir meus projetos na google play!

Cubow Racer Infinity
MineField
FishBreak
Bring The Block

Ver Todos os Projetos

Avatar do usuário
JustBlackFox1
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 4

Re: Contador de Mortes no Game Maker

Mensagem por JustBlackFox1 » Ter Out 20, 2020 11:53 am

divin sphere hirosha escreveu:Sem problemas jovem xD, você pode criar um objeto "obj_controle" e no create dele você coloca o código "global.mortes = 0" deixando ele na primeira room do projeto, e na segunda room você vai conseguir utilizar o global.mortes tranquilamente
Eu tentei fazer só que deu errado mas eu acho que foi eu, me acabei me confundindo e estragando tudo mas mesmo assim muito obrigado a todos que tentaram me ajudar, esse tópico vai ajudar a todos que tiverem a mesma duvida!
Desista de Desistir - Fox1, JustBlack

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 11 visitantes