Avatar do usuário
Mysterious Stranger
Membro
Membro
Autor
Mensagens: 54
Registrado em: Seg Set 21, 2015 6:55 pm
Localização: BH
Karma: 233

Contato:

Melhor maneira de otimização em mapas longos

Seg Out 05, 2020 4:06 pm

E ae, pessoal.

Seguinte, eu estou pensando em um jogo q tem um mapa só e é um mapa bem grande. Então eu fiquei com uma dúvida sobre como eu poderia otimizar o processamento de objetos nessa room.

Eu lembro de ter feito há muito tempo atrás uma room de tamanho normal: digamos... 720x480. E via código, eu posicionava os objetos a distâncias bem grandes. Aí o que se movia eram os objetos em volta, não o player. Só que eu carregava tudo na room. Incluindo coisas que estão fora da "view_port".

Então a minha questão é a seguinte: o game maker tem alguma função ou método para carregar instâncias, sons, tilesets dependendo do posicionamento da câmera? Aí quando a câmera estiver longe, o jogo descarrega aquele recurso da memória.

Eu sei q os computadores de hoje não passa aperto nenhum com jogos 2D, mas eu gostaria de manter a regra de otimizar as coisas.

Valeu qualquer toque!
2

Tags:
 
Chuaschinai
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 148
Registrado em: Dom Fev 14, 2016 9:19 pm
Karma: 918

Re: Melhor maneira de otimização em mapas longos

Seg Out 05, 2020 6:08 pm

Existe o instance_deactivate_region, que serve para desativar objetos em uma area pré-definida, na própria documentação do Gamemaker há um exemplo em que é desativado objeto que estão fora do alcançe da camera veja;Instance Deactivate

Desta forma você não precisa se procupar com nada, pois o Gamemaker salva o estado dos objetos.
2
 
Avatar do usuário
Mysterious Stranger
Membro
Membro
Autor
Mensagens: 54
Registrado em: Seg Set 21, 2015 6:55 pm
Localização: BH
Karma: 233

Contato:

Re: Melhor maneira de otimização em mapas longos

Ter Out 06, 2020 12:28 am

grononmc escreveu:
Existe o instance_deactivate_region, que serve para desativar objetos em uma area pré-definida, na própria documentação do Gamemaker há um exemplo em que é desativado objeto que estão fora do alcançe da camera veja;Instance Deactivate

Desta forma você não precisa se procupar com nada, pois o Gamemaker salva o estado dos objetos.


Ah blz. Vou ver aqui como funciona e testar. Valeu, Grononmc! :blz:
2