Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Escala pixel/metros em um mundo com física

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
Mysterious Stranger
Artista
Artista
Reações: 0
Mensagens: 62
Localização: BH

Contato:

Escala pixel/metros em um mundo com física

Mensagem por Mysterious Stranger » Ter Jun 09, 2020 4:05 pm

Boa tarde, pessoal.

Eu vou começar um projeto onde pretendo aplicar física. Vai ter carro, então eu fiz uma conta aqui pra tirar a média de tamanho de um carro. Calculei 3,5 metros.
Tem aquela propriedade physics_world_create(), onde colocamos a escale de pixels para metros. O padrão é 0.1(1 metro = 10 pixels). No meu caso eu quis aplicar que 1 metro = 20 pixels e coloquei 0.05.
Aí quando rodo o game, meu carro some. Eu voltei ao padrão e fui aumentando os pixels aos poucos e aí eu vi que o carro vai se afastando pra direita.

O que é que eu não estou entendendo? Eu pensei que era simplesmente para o jogo considerar a escala numérica para se aplicado em rotações, gravidades, atritos, etc. O que é que eu tenho que pensar antes de alterar esse valor?

Avatar do usuário
Dotto Meister
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 15

Re: Escala pixel/metros em um mundo com física

Mensagem por Dotto Meister » Ter Jun 09, 2020 5:56 pm

O help da função no site da YoYo dá como exemplo um mundo com 32 pixels por metro usando o seguinte:

physics_world_create(1/32)

Já tentou testar essa escala com um projeto "limpo" (apenas o objeto do carro e com o mínimo de código possível pra ele se mover/etc)? De repente tem alguma outra coisa interferindo.

Avatar do usuário
Mysterious Stranger
Artista
Artista
Reações: 0
Mensagens: 62
Localização: BH

Contato:

Re: Escala pixel/metros em um mundo com física

Mensagem por Mysterious Stranger » Qua Jun 10, 2020 2:05 pm

Dotto Meister escreveu: Já tentou testar essa escala com um projeto "limpo" (apenas o objeto do carro e com o mínimo de código possível pra ele se mover/etc)? De repente tem alguma outra coisa interferindo.
Dá o mesmo problema, camarada. Eu notei que esse problema só acontece quando eu seto essa escala no STEP de um objeto. Quando eu mudo na room funciona normalmente. Deve ter uma área em objetos para colocar código de física.
Quando tiver tempo eu vou dar uma olhada.

Valeus

Avatar do usuário
Dotto Meister
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 15

Re: Escala pixel/metros em um mundo com física

Mensagem por Dotto Meister » Qua Jun 10, 2020 5:35 pm

Mysterious Stranger escreveu:Deve ter uma área em objetos para colocar código de física.
No GMS 1.x, se não me engano, tem um box pra setar essa escala nas propriedades da room.

Avatar do usuário
Mysterious Stranger
Artista
Artista
Reações: 0
Mensagens: 62
Localização: BH

Contato:

Re: Escala pixel/metros em um mundo com física

Mensagem por Mysterious Stranger » Sex Jun 12, 2020 5:45 pm

Dotto Meister escreveu:
Mysterious Stranger escreveu:Deve ter uma área em objetos para colocar código de física.
No GMS 1.x, se não me engano, tem um box pra setar essa escala nas propriedades da room.
É esse box q eu estou usando mesmo pra funcionar. Estava dando errado pelo STEP. Vou setar a escala pela room mesmo. Não vai me atrapalhar pq não pretendo mudar ela durante o jogo mesmo.

Valeu!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot], Google [Bot] e 12 visitantes