Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Sobre surfaces

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
DarlesLSF
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 107
Localização: Humaitá - RS

Sobre surfaces

Mensagem por DarlesLSF » Seg Mar 04, 2019 5:04 pm

Boa tarde, eu estava vendo uns videos/streams e vejo que o pessoal usa surfaces nos seus projetos. Alguém poderia me dizer algumas utilidades para surfaces ou como usa-las? Lendo o que diz no manual do GM, não consegui entender direito.

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: Sobre surfaces

Mensagem por None » Seg Mar 04, 2019 5:14 pm

Surfaces são basicamente superfícies onde você pode desenhar em cima, simples assim.
Dá para usar para fazer todo tipo de coisas, no meu canal tem um efeito de sangue feito assim, você pode fazer efeito de dia/noite, o efeito de Shockwave postado no tópico abaixo do seu foi feito com elas, no meu curso eu crio um terreno que pode ser destruído em qualquer forma com elas, tudo depende da sua criatividade.

O vídeo abaixo mostra um efeito bem bonito feito usando Surface, basta ver quando o dinossauro entra na "caverna" os efeitos de luz são surfaces.

https://youtu.be/a2jbNWL_NHM
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Avatar do usuário
Foxy Of Jungle
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 153
Localização: Brasil
Contato:

Re: Sobre surfaces

Mensagem por Foxy Of Jungle » Ter Mar 05, 2019 9:51 am

Além do mais (completando o que o None falou), você pode criar terrenos destrutíveis, igual ao "Lemmings", criar diálogos com scroll bar.
sempre que criar uma surface, você precisa eliminar os "ruídos", pois ela é criada na memória.

Pode-se dizer que surface é uma "View".

Exemplo:

Código: Selecionar todos

CREATE EVENT:
surf=-1;

STEP EVENT:
if !surface_exists(surf)
{
   surf = surface_create(1024, 1024);
   surface_set_target(surf);
   draw_clear_alpha(c_black, 0);
   surface_reset_target();
   view_surface_id[0] = surf;
}
No código acima eu criei uma surface a ser utilizada na View do jogo, deixando de usar a application_surface, é mais útil criar a própria se quiser usar um shader na tela, tem vários no Marketplace.

Avatar do usuário
DarlesLSF
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 107
Localização: Humaitá - RS

Re: Sobre surfaces

Mensagem por DarlesLSF » Ter Mar 05, 2019 12:02 pm

Eu tô querendo fazer uns efeitos de iluminação (luzes, efeito dia/noite, etc), então basicamente posso fazer tudo isso utilizando surfaces?

Avatar do usuário
Foxy Of Jungle
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 153
Localização: Brasil
Contato:

Re: Sobre surfaces

Mensagem por Foxy Of Jungle » Ter Mar 05, 2019 7:16 pm

DarlesLSF escreveu:Eu tô querendo fazer uns efeitos de iluminação (luzes, efeito dia/noite, etc), então basicamente posso fazer tudo isso utilizando surfaces?
Sim, mas se quiser um efeito melhor, pode utilizar shaders.

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: Sobre surfaces

Mensagem por None » Ter Mar 05, 2019 8:44 pm

Aqui um exemplo simples

zackbellgames.com/2015/01/19/simple-lighting-surfaces/amp/

Aqui um exemplo ninja

https://www.yoyogames.com/blog/419/real ... o-2-part-1
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 8 visitantes