Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Problema com tela cheia Tópico resolvido

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
DarlesLSF
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 107
Localização: Humaitá - RS

Problema com tela cheia

Mensagem por DarlesLSF » Sáb Nov 10, 2018 5:53 pm

Boa tarde,
Estava eu testando algumas coisas no meu jogo, até que resolvi colocar ele em tela cheia e aconteceu algo que eu não esperava. Segue as imagens:
Modo janela:
Imagem

Tela cheia:
Imagem

Eu estou usando o Draw GUI para todos os graficos da batalha e somente essa parte que não fica no centro quando está em tela cheia. Alguém sabe o por quê disso?

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Problema com tela cheia

Mensagem por All-x » Sáb Nov 10, 2018 6:29 pm

A GUI tem tamanho de 1:1 com o monitor que está sendo executado o jogo. Ou seja 1 pixel da GUI equivale a 1 pixel na tela).

Ou seja, se meu jogo tem uma view de 640x480, a GUI terá o mesmo tamanho em modo janela (Caso o tamanho em Port on Screen, seja o mesmo da view).

Quando colocado em tela cheia em um monitor 1080p, a GUI terá uma resolução de 1920x1080.

No seu caso o monitor é 1366x768, então essa será a resolução da GUI.

A solução pro teu caso é redimensionar a GUI para o mesmo tamanho da view com a função display_set_gui_size:

Código: Selecionar todos

display_set_gui_size(640, 480);
Caso tenha utilizado a função surface_resize() na application_surface modifique para o mesmo tamanho que redimensionou.

A outra forma é utilizar o evento Draw e usar as variáveis view_xviewe view_yviewpara posicionar os elementos seguindo a view.

Abraços
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
DarlesLSF
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 107
Localização: Humaitá - RS

Re: Problema com tela cheia  Tópico resolvido

Mensagem por DarlesLSF » Sáb Nov 10, 2018 6:36 pm

Alex FC escreveu:A GUI tem tamanho de 1:1 com o monitor que está sendo executado o jogo. Ou seja 1 pixel da GUI equivale a 1 pixel na tela).

Ou seja, se meu jogo tem uma view de 640x480, a GUI terá o mesmo tamanho em modo janela (Caso o tamanho em Port on Screen, seja o mesmo da view).

Quando colocado em tela cheia em um monitor 1080p, a GUI terá uma resolução de 1920x1080.

No seu caso o monitor é 1366x768, então essa será a resolução da GUI.

A solução pro teu caso é redimensionar a GUI para o mesmo tamanho da view com a função display_set_gui_size:

Código: Selecionar todos

display_set_gui_size(640, 480);
Caso tenha utilizado a função surface_resize() na application_surface modifique para o mesmo tamanho que redimensionou.

A outra forma é utilizar o evento Draw e usar as variáveis view_xviewe view_yviewpara posicionar os elementos seguindo a view.

Abraços
Não sabia disso, obrigado. No caso da função display_set_gui_size, onde eu coloco ela? Dentro do próprio evento do Draw GUI?

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Problema com tela cheia

Mensagem por All-x » Sáb Nov 10, 2018 6:39 pm

DarlesLSF escreveu:No caso da função display_set_gui_size, onde eu coloco ela? Dentro do próprio evento do Draw GUI?
Não, coloque em um evento Create, Game Start ou Room Start. Senão teu processamento será todo sugado por ficar redimensionando a tela toda. O mesmo vale pro surface_resize().

Abraços
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
DarlesLSF
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 107
Localização: Humaitá - RS

Re: Problema com tela cheia

Mensagem por DarlesLSF » Sáb Nov 10, 2018 6:49 pm

Obrigado novamente, funcionou!

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot], Bing [Bot] e 5 visitantes