Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Animação reversa do sprite Tópico resolvido

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
DarlesLSF
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 107
Localização: Humaitá - RS

Animação reversa do sprite

Mensagem por DarlesLSF » Qua Out 31, 2018 10:37 pm

Boa noite, eu fiz uma animação quando eu clico na parte das "magias" do meu menu na batalha:
Imagem

Feito isso, eu criei a opção de voltar ao menu inicial, caso o jogador não queira utilizar nenhuma magia. E é nessa parte que eu quero fazer a animação reversa do gif acima. Tentei usar esse código:

Código: Selecionar todos

with (obj_menumagias)
        {
            var i;
            for (i = 13;i > 0;i -= 1)  // o sprite do objeto possui 14 imagens (0-13)
                {
                    image_index = i;
                }
            if (i <= 0)
            {
                instance_destroy();
            }
        }
Porém o objeto é simplesmente destruído. Não sei se o código é executado muito rápido a ponto de nem conseguir ver a animação ou se eu fiz algo errado (provavelmente).
Se alguém puder me ajudar ou tiver alguma outra ideia de como fazer isso, agradeço desde já.

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: Animação reversa do sprite

Mensagem por None » Qui Nov 01, 2018 12:56 am

A sua ideia não é ruim (use o imagem number ao invés de usar o número 13), o único problema nela é que você usou um laço de repetição, e ele roda tudo dentro de apenas 1 step.

Eu poderia mostrar como programar isso, mas creio ser mais fruitivo se você tentar fazer sozinho.
Sua lógica não está ruim, só tente fazê-la sem usar o laço de repetição.

Se você já está de saco cheio de tentar é só falar que eu mostro como fazer ^^'
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Avatar do usuário
DarlesLSF
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 107
Localização: Humaitá - RS

Re: Animação reversa do sprite  Tópico resolvido

Mensagem por DarlesLSF » Qui Nov 01, 2018 7:08 am

Bem, eu fiz isso e deu certo:

Código: Selecionar todos

with (obj_menumagias)
        {
            if (image_index > 0)
            {
                image_speed = -1;
                alarm[1] = .22 * room_speed;
            }
        }
Dentro do alarm coloquei pro objeto se destruir.

Imagem

Se tu tiver uma maneira mais fácil, por favor me diga kkk

Avatar do usuário
DarlesLSF
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 107
Localização: Humaitá - RS

Re: Animação reversa do sprite

Mensagem por DarlesLSF » Qui Nov 01, 2018 7:18 am

E já aproveitando o tópico (pra não ter que criar outro): agora tô na parte de fazer as animações das magias e tô pensando em fazer paths pra isso. Tem alguma maneira de eu controlar a velocidade do path? Ex.: no começo do path ir rápido, mas da metade dele em diante eu quero que vá mais devagar.
Imagem

Eu vi algo sobre o path_speed, mas esse comando não altera toda a velocidade do path?


Edição: consegui.
Editado pela última vez por DarlesLSF em Qui Nov 01, 2018 3:58 pm, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Foxy Of Jungle
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 153
Localização: Brasil
Contato:

Re: Animação reversa do sprite

Mensagem por Foxy Of Jungle » Qui Nov 01, 2018 9:54 am

DarlesSF, como você grava o jogo e transforma em gif? qual programa você usa? eu sei que não tem nada a ver com seu post mas eu vi isso e gostaria de saber, obrigado :)

Avatar do usuário
DarlesLSF
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 107
Localização: Humaitá - RS

Re: Animação reversa do sprite

Mensagem por DarlesLSF » Qui Nov 01, 2018 12:05 pm

Foxy Of Jungle escreveu:DarlesSF, como você grava o jogo e transforma em gif? qual programa você usa? eu sei que não tem nada a ver com seu post mas eu vi isso e gostaria de saber, obrigado :)
Pra gravar, eu uso o OBS. Pra fazer gif, eu uso esse site: https://giphy.com/, no canto superior direito tem a opção "Create", dai ali eu escolho o video que eu gravei e faço o gif. Depois é só seguir os passos do site e tá pronto :D

Avatar do usuário
Foxy Of Jungle
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 153
Localização: Brasil
Contato:

Re: Animação reversa do sprite

Mensagem por Foxy Of Jungle » Qui Nov 01, 2018 9:09 pm

DarlesLSF escreveu:
Foxy Of Jungle escreveu:DarlesSF, como você grava o jogo e transforma em gif? qual programa você usa? eu sei que não tem nada a ver com seu post mas eu vi isso e gostaria de saber, obrigado :)
Pra gravar, eu uso o OBS. Pra fazer gif, eu uso esse site: https://giphy.com/, no canto superior direito tem a opção "Create", dai ali eu escolho o video que eu gravei e faço o gif. Depois é só seguir os passos do site e tá pronto :D
Muito obrigado! :D

Avatar do usuário
Cheguevara
Game Designer
Game Designer
Reações: 0
Mensagens: 44

Re: Animação reversa do sprite

Mensagem por Cheguevara » Sáb Nov 03, 2018 12:41 pm

Fugindo um pouco do seu tópico, por quê não usar a engines RPG MAKER VX/ACE/MV que já contêm todos esses sistemas e é moldado para esse estilo que vc esta criando

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes