Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Número seguindo sprite Tópico resolvido

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
WILLYKOLHO
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 4

Número seguindo sprite

Mensagem por WILLYKOLHO » Sáb Fev 18, 2017 9:36 pm

Ola! pessoal, sou novato aqui no fórum e na programação GML, estou fazendo um jogo para meu afilhado que está aprendendo a tabuada, o jogo é de matemática onde a operação é apresentada aleatoriamente e o resultado aparece seguindo um personagem, será 3 com o resultados falsos e uma com resultado verdadeiro e o jogador terá que digitar o resultado certo para o alvo ser destruído, os números aleatórios e operações com resultado já conseguir fazer, mas o problema é o seguinte, não estou conseguindo fazer o numero(resultado) seguir o personagem, já que ela cai do topo até a base da tela, gostaria de fazer como a barra de vida que segue o personagem, só que não achei nenhum tutorial que explica como fazer um draw com números seguindo personagem, somente barras. podem me dar uma ideia qual função faz isto?
tipo pensei nesta lógica: draw_xx_xx(direcão_da sprite, nome da sprite, variável do resultado a ser apresentado na tela)
Para as caixas caírem usei, "set vertical speed" e criei uma variável com o numero 10 só para teste, esta variável será substituída pela variável com o resultado correto que aparecerá na tela, o movimento do canhão pra esquerda e direita e tiro também está funcionando.    
Muito obrigado.

Imagem
Editado pela última vez por gabrielsch em Dom Fev 19, 2017 3:42 pm, em um total de 2 vezes.
Razão: Formatação corrigida, mais atenção da próxima vez!

Avatar do usuário
garooc
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 25

Re: Número seguindo sprite  Tópico resolvido

Mensagem por garooc » Sáb Fev 18, 2017 11:02 pm

Não sei se é exatamente o que quer, mas fiz um modo de um valor de uma variável seguir um objeto: https://mega.nz/#!MFcmwBSJ!yiI7KdWhB8BxldFUT_y_8XdwtUI9YGUtEsQBF6Ouddg
Editado pela última vez por gabrielsch em Dom Fev 19, 2017 3:40 pm, em um total de 1 vez.
Razão: Link adicionado

Avatar do usuário
pedromenzani
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 8

Re: Número seguindo sprite

Mensagem por pedromenzani » Dom Fev 19, 2017 3:35 pm

Eu acho que você ta desenhando o barra de vida e o personagem no comando draw, certo?
Tipo:
draw_self()
draw_healthbar(valor_aqui)

Então, pra você desenhar a variável do resultado é só usar um draw_text.
Ficaria assim:
draw_text(x ,y , resultado) ou draw_text(x ,y , string(resultado))
Tem também o draw_colour().

Espero que era essa sua duvida.
Editado pela última vez por gabrielsch em Dom Fev 19, 2017 3:39 pm, em um total de 1 vez.
Razão: Formatação corrigida, utilize a tag [hl] para marcar códigos de uma linha.

Avatar do usuário
WILLYKOLHO
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 4

Re: Número seguindo sprite

Mensagem por WILLYKOLHO » Dom Fev 19, 2017 5:59 pm

garooc escreveu:Não sei se é exatamente o que quer, mas fiz um modo de um valor de uma variável seguir um objeto: https://mega.nz/#!MFcmwBSJ!yiI7KdWhB8BxldFUT_y_8XdwtUI9YGUtEsQBF6Ouddg
Obrigado! baixei e vou testar e posto aqui o rersultado
pedromenzani escreveu:Eu acho que você ta desenhando o barra de vida e o personagem no comando draw, certo?
Tipo:
draw_self()
draw_healthbar(valor_aqui)

Então, pra você desenhar a variável do resultado é só usar um draw_text.
Ficaria assim:
draw_text(x ,y , resultado) ou draw_text(x ,y , string(resultado))
Tem também o draw_colour().

Espero que era essa sua duvida.
Obrigado pela ajuda neste caso não é barra de vida e sim o numero que esta aparecendo na tela seguir os paraquedas, mas agradeço pela atenção.

Avatar do usuário
Dust
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 109
Localização: Santa Catarina

Re: Número seguindo sprite

Mensagem por Dust » Dom Fev 19, 2017 6:52 pm

Só para deixar comentado...
Qualquer que seja o comando executado no draw de um objeto irá substituir a sprite ou imagem por uma citada no evento, no caso como não foi selecionada nenhuma além de um draw_text o objeto perdera a sprite atual, ja que foi substituida por nenhuma, pra consertar isso é só jogar um draw_self() que ja foi citado, assim ele ira desenhar a propria sprite/frame do objeto atual e poderá adicionar qualquer outro comando sem perder a sprite, mas caso a versão do game maker seja 8.0/8.1 ou anterior, tera de ser feito com sprite_index() image_index(), ou até mesmo um draw_sprite_ext().

Avatar do usuário
WILLYKOLHO
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 4

Re: Número seguindo sprite

Mensagem por WILLYKOLHO » Ter Fev 21, 2017 3:51 pm

Olá pessoal, quero agradecer a todos que postaram as soluções, resolvi o meu problema agora posso dar continuidade ao projeto, usei a solução do garooc.

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes