Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Gerador de "teclas aleatórias"

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
BloodStep
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 9

Gerador de "teclas aleatórias"

Mensagem por BloodStep » Qua Nov 30, 2016 12:35 pm

Estou criando um jogo em que o personagem, logo quando nasce, iria randomizar uma tecla aleatória para se uma determinada ação, fazendo com que a cada vez que fosse aberta a partida seria uma nova tecla, qualquer tecla, tanto "vk's" quanto "ord's", por favor me ajudem, sério :/

Avisem-me caso a dúvida foi dúbia demais. :fight:

Avatar do usuário
Dust
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 109
Localização: Santa Catarina

Re: Gerador de "teclas aleatórias"

Mensagem por Dust » Qui Dez 01, 2016 4:11 pm

Bem... eu não processei sua pergunta direito, mas para gerar uma coisa ou função aleatória use "choose(a,b,c)".
Porém toda vez que o jogo iniciar, essa função não vai escolher um valor aleatório, ele vai sempre iniciar com a mesma sequencia.
Para evitar isso use um "randomize();"
Ficaria mais ou menos assim no step:

Código: Selecionar todos

randomize();
variavel=choose(1,2,3)
O choose tem um limite de seila das quantas, para evitar isso pode ser usado varios choose dentro de outros, por exemplo: choose(1,2,3,choose(4,5,6,choose(7,8,9)))
Isso ai vai te ajudar um pouco. Flw!

Avatar do usuário
BloodStep
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 9

Re: Gerador de "teclas aleatórias"

Mensagem por BloodStep » Qui Dez 01, 2016 6:42 pm

Obrigado pela resposta! Eu estava aqui testando e consegui usar o randomize, que era o que eu queria, pois eu quero sempre iniciar com uma tecla diferente, agora eu só gostaria de impor um limite no randomize, ou algo que fizesse randomizar até um número desejado, é que eu estava testando e cada tecla tem um número, só gostaria de saber qual é a tecla com esse "número" mais alto!

VLW AI MERMÃO! Não sabia q dava pra botar choose no choose

Avatar do usuário
Willy
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 18

Re: Gerador de "teclas aleatórias"

Mensagem por Willy » Qui Dez 01, 2016 7:29 pm

Minha nossa, que pergunta confusa hushusaae
Mas vem cá... Suponhamos que você queria uma tecla aleatória que vá de A à Z, você pode usar irandom_range(65, 122) para retornar um caractere ASCII, e então, usar esse resultado como a tecla desejada. 

tecla = irandom_range(65, 122);
if keyboard_check_pressed(tecla){
//Ação
}

Obs: Eu não me recordo que dá pra usar o número direto ou se precisa dar uma "ajeitada" nele pro keyboard_check aceitar o valor. Talvez tu precise passar pelo "char" ou pelo "ord", sinceramente, eu não sei te dizer com exatidão. Mas tá né... Tenta a sorte c:

Flws

Avatar do usuário
BloodStep
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 9

Re: Gerador de "teclas aleatórias"

Mensagem por BloodStep » Qui Dez 01, 2016 7:33 pm

Obrigadddoooooou!!!!!!!!! MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS alguém qual seria o número do teclado mais alto? Tipo, o end é 1, tab é 9, z é 90, etc, já vi uma até o 123, eu só queria saber agora qual seria o número mais alto entre esses.

Avatar do usuário
Willy
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 18

Re: Gerador de "teclas aleatórias"

Mensagem por Willy » Qui Dez 01, 2016 7:58 pm

A "tecla mais alta" seria o 255, representado por esse caboclo aqui: " ÿ ".
Eu não sei como é a mecânica do seu game, mas eu recomendo que fique de A à Z e/ou de 0 à 9. Outras teclas (principalmente as de função) podem fazer caquinhas durante o jogo.

Avatar do usuário
BloodStep
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 9

Re: Gerador de "teclas aleatórias"

Mensagem por BloodStep » Qui Dez 01, 2016 8:03 pm

Obrigado! Não achava em lugar nenhum :3

Avatar do usuário
Willy
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 18

Re: Gerador de "teclas aleatórias"

Mensagem por Willy » Qui Dez 01, 2016 8:06 pm

Podia ter achado no próprio GMS! Crie uma fonte e verá o que cada caractere representa.
Se bem que é mais fácil você procurar pela tabela ASCII no google.

Flws e boa sorte! :v

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 10 visitantes