Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Várias armas Tópico resolvido

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
marquinhossm
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 70

Várias armas

Mensagem por marquinhossm » Dom Out 30, 2016 12:46 pm

Bom dia pessoal..

Seguinte.. eu tenho um personagem que é um arqueiro, por exemplo, e gostaria de ter vários arcos diferentes pra ele,, por exemplo, com mais dano, e tall.

Eu tenho como fazer diversas armas para um personagem, sem ter que desenhar para cada arma um sprite específico, assim como também, as roupas, existe essa possibilidade, de poder trocar de roupa ou de arma, sem ter que usar um sprite para cada tipo de item, como vemos em diversos tipos de rpg ?



Abraço!

Avatar do usuário
Chuaschinai
Colaborador
Colaborador
Reações: 5
Mensagens: 198

Re: Várias armas

Mensagem por Chuaschinai » Dom Out 30, 2016 2:20 pm

Você esta falando que mudar somente a cor?, se for isso da sim, da pra mudar utilizando image_blend: cor, ou no draw_sprite_ext tem essa opção de mudar a cor.
Caso não sobre a cor não intendi.

Avatar do usuário
JuBraz
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 31

Re: Várias armas

Mensagem por JuBraz » Dom Out 30, 2016 6:25 pm

Oii, eu acredito que você queira apenas mudar a força do arco, roupa, etc.. né? Isso é muito simples e da para fazer com programação mesmo, não precisa de mais sprites... Se precisar de ajuda só chamar
......∩____∩............_______...
......| (• ◡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)..
Jamais confunda conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.

Avatar do usuário
marquinhossm
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 70

Re: Várias armas

Mensagem por marquinhossm » Seg Out 31, 2016 10:48 am

Ok pessoal, acho que me expressei mal.

bom. vamos supor o seguinte, eu tenho um personagem que está usando uma roupa e ao andar pelo cenário, ele encontra por exemplo um par de asas, como um acessório, e ele equipa esse acessório.

A minha pergunta é a seguinte, eu tenho como apenas encaixar esse acessório no personagem, ou eu preciso por exemplo desenhar outro sprite do personagem com a roupa e mais o acessório que eu encontrei ?

Abraços!

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Várias armas

Mensagem por All-x » Seg Out 31, 2016 11:26 am

marquinhossm escreveu:Ok pessoal, acho que me expressei mal.

bom. vamos supor o seguinte, eu tenho um personagem que está usando uma roupa e ao andar pelo cenário, ele encontra por exemplo um par de asas, como um acessório, e ele equipa esse acessório.

A minha pergunta é a seguinte, eu tenho como apenas encaixar esse acessório no personagem, ou eu preciso por exemplo desenhar outro sprite do personagem com a roupa e mais o acessório que eu encontrei ?

Abraços!
Entendi, você quer desenhar uma imagem sobre outra.

Você pode fazer isso no evento Draw do player, por exemplo:

Código: Selecionar todos

// Desenha a sprite do personagem
draw_self()

// Desenha o arco
if (pegou_arco == true)
{
    draw_sprite(spriteArco, 0, x - 4);
}
Acho que deve ser isso, basta ajustar.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
cledson252010
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 11
Localização: Manaus

Re: Várias armas

Mensagem por cledson252010 » Qui Nov 03, 2016 1:46 pm

Há duas formas, desenhando sprites diferentes com itens diferentes ou unir os dois sprites. Seria bom fazer o seguinte:
A eclipse engine e suas derivadas sobrepõem  os sprites dos itens sobre os personagens, esse é o sprite que estou trabalhando no momento.
Imagem
Para criá-lo usei um molde de 40x40px para que o sprite ficasse centralizado. Como você quer que seu personagem equipe os itens vc deveria fazer um molde numa escala maior, como 64x64px, desse jeito.
Imagem
Na primeira linha vertical vermelha após a seta fica o eixo que corresponde ao item desejado e ele deve fica por trás da mão direita dele.
Isso vai de acordo com suas necessidades. No meu caso terei três trabalhos: desenhar o personagem normal(sem nada), desenhar o personagem segurando os itens e desenhar o personagem carregando os itens.
O que eu faço depois é só desenhar na tela um após o outro, assim:
1-Corpo do personagem;
2-Item
3-Resto do personagem(braço e perna)

Jogos como maplestory usam desta técnica.

Edit: 

Meus sprites ficariam assim:
Imagem
Com ele andando pelo cenário a espada fica nas costas, mas durante o combate ela fica animada. Dependendo da quantidade de armas como: espadas, machados, etc, você deve fazer outra animação do personagem atacando com esse determinado item, em seguida usar o que eu demonstrei acima. Só que complica um pouquinho

Tem como mostrar quais sprites está utilizando?
Editado pela última vez por cledson252010 em Qui Nov 03, 2016 1:53 pm, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
marquinhossm
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 70

Re: Várias armas

Mensagem por marquinhossm » Qui Nov 03, 2016 2:04 pm

Na verdade ainda não estou utilizando sprites, pois não sou bom com desenhos, então faço uns quadrados pra representar o personagem, e um traço para representar a arma.

Mas gostei muito de sua explicação para este caso.

Não seria mais simples se, por exemplo, eu tivesse o player e várias armas, e então ao pegar uma determinada arma, ela fosse desenhada junto ao player ??

Abraço!

Avatar do usuário
cledson252010
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 11
Localização: Manaus

Re: Várias armas  Tópico resolvido

Mensagem por cledson252010 » Sex Nov 04, 2016 1:41 pm

Foi Justamente isso que eu demonstrei.
Você deve criar o sprite do personagem indo para direita, esquerda, cima e baixo, então, criar os sprites dos itens nas mesmas direções do personagem.


Veja esse exemplo que eu fiz aqui usando três sprites:
Imagem

Imagem

Imagem
Se você sobrepor ,ou o escudo, ou a espada,  eles serão desenhados juntos com o personagem.
Segue o link:

https://mega.nz/#!FNpCRKRJ!Akm9-SDTa2xUd2RoExOh8qdnnGgaKpvNHmm8gcryLGs

Avatar do usuário
marquinhossm
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 70

Re: Várias armas

Mensagem por marquinhossm » Sex Nov 04, 2016 3:59 pm

Blz Cledson.. fiz um esquema aqui.. e deu certo.. como eu imaginava.. seguindo duas dicas.. assim que possível eu posto o protótipo para você dar uma olhada.

Obrigado pela atenção.

Edit:
Cledson.. ficou muito legal a forma como você fez.. aqui vai o exemplo.. de como eu fiz.. dê uma olhada.

https://mega.nz/#!O8YmBbqI!eYXXhERY9T3TuX9eAAr9qxlYQPFiSfLZOZnwjnZxMLc

Abraços!

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 8 visitantes