bom dia.
Sou iniciante no game maker studio 2, e estou pensando em evoluir meu jogo de plataforma para um jogo de plataforma multiplayer. Gostaria de saber como eu posso fazer uma camera dividida no game maker studio 2, para ficar tipo aqueles jogos splitscreen.
Desde ja agradeço.
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Jogo multiplayer Tópico resolvido
Re: Re: Jogo multiplayer Tópico resolvido
Primeiro ative as Views na room:
Repare que podem ser feitos até 7 viewports, ou seja 7 câmeras diferentes.
Vamos testar para 2 câmeras (Viewport 0 e Viewport 1).
Um ponto importante é saber a diferença entre 'Camera Properties' e 'ViewPort Properties'.
Camera Properties: Você define a posição inicial (x, y) da câmera em relação à room e o tamanho dela (width, height).
ViewPort Properties: Aqui você define a posição (x, y) da câmera na janela do jogo. Pode ser confuso, mas entenda que a janela não é a mesma coisa que câmera, tanto que você vai posicionar 2 câmeras na mesma janela. O tamanho (width, height) será qual área você vai querer que ela ocupe na Janela. Ex: Pode ser que seu jogo tenha resolução baixa, mas tu queria que na janela tenha um tamanho maior, então basta aumentar esses valores.
Nas imagens abaixo está um exemplo de câmera dividida na metade em uma janela de 1024x768, ou seja então teremos duas câmeras de 512x768.
Repare que as únicas diferenças entre as duas são a posição x da ViewPort, sendo a primeira em 0 e a segunda em 512, e o objeto que cada câmera segue.
Você não é obrigado a manter a proporção da janela, se quiser aumentar a posição do ViewPort 1 para 720por exemplo, a janela vai se redimensionar sozinha.
Abraços
Repare que podem ser feitos até 7 viewports, ou seja 7 câmeras diferentes.
Vamos testar para 2 câmeras (Viewport 0 e Viewport 1).
Um ponto importante é saber a diferença entre 'Camera Properties' e 'ViewPort Properties'.
Camera Properties: Você define a posição inicial (x, y) da câmera em relação à room e o tamanho dela (width, height).
ViewPort Properties: Aqui você define a posição (x, y) da câmera na janela do jogo. Pode ser confuso, mas entenda que a janela não é a mesma coisa que câmera, tanto que você vai posicionar 2 câmeras na mesma janela. O tamanho (width, height) será qual área você vai querer que ela ocupe na Janela. Ex: Pode ser que seu jogo tenha resolução baixa, mas tu queria que na janela tenha um tamanho maior, então basta aumentar esses valores.
Nas imagens abaixo está um exemplo de câmera dividida na metade em uma janela de 1024x768, ou seja então teremos duas câmeras de 512x768.
Repare que as únicas diferenças entre as duas são a posição x da ViewPort, sendo a primeira em 0 e a segunda em 512, e o objeto que cada câmera segue.
Você não é obrigado a manter a proporção da janela, se quiser aumentar a posição do ViewPort 1 para 720por exemplo, a janela vai se redimensionar sozinha.
Abraços
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