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Mensagem por All-x » Sex Abr 29, 2016 3:30 pm

INTRODUÇÃO A JOGOS

Aula 02 - Tiro Top Down

(Atualizado 08/02/2015)



Antes de começar esta aula você precisa aprender a localizar um pixel em suas imagens. Abra a imagem no editor do GM e passe o mouse no pixel que você quer identificar e veja as posições na parte inferior esquerda da janela:

Imagem

Isso é necessário para criar outros objetos nas posições corretas sem complicações. Quando você abre uma sprite no editor do GM, na parte origins tem duas opções: X e Y.

Imagem

Aqui você escolherá o x e o y inicial da sua sprite. Por padrão elas ja estão em 0, então quando for ver essas posições na sprite é o primeiro pixel da esquerda para direita e de cima para baixo. Então se mudar essas posições você estará mudando o x e y do objeto que usará esta sprite.

Usaremos a mesma engine da aula anterior com os códigos de movimentação.

[GM:S] DOWNLOAD DA ENGINE

[GM8] DOWNLOAD DA ENGINE

Crie um objeto chamado controle. Clique em Add event depois selecione others->Game Start e coloque:

Código: Selecionar todos

//setando o número de balas em 100
global.balas=100
Esse será o número de balas iniciais, que são setadas nesse evento uma vez. No mesmo objeto va ao evento draw e coloque o seguinte código:

Código: Selecionar todos

//setando cor branca para o próximo draw
draw_set_color(c_white)

//pintando texto
draw_text(10,10,"Balas: "+string(global.balas))

//voltando a cor padrão, preto.
draw_set_color(0)
Isso serve para pintar o número de balas que você tem.

Crie uma nova sprite. Importe a imagem abaixo:

Imagem

Salve ela em seu computador e a abra no GM. Clique na opção center em origins, para deixar seu x e y centralizados. Coloque um nome curto como spr_bala.

Agora crie um objeto chamado bala. Va no evento Collision com o objeto bloco:

Código: Selecionar todos

//Destrói objeto
instance_destroy()
Agora vamos ao step do player. La adicione o seguinte código:

Código: Selecionar todos

//Se pressionar <espaço> e global.balas é maior que zero
if keyboard_check_pressed(vk_space) && global.balas>0
{
    //Se a sprite é direita
    if sprite_index=direita 
    {
        //Gasta uma bala
        global.balas-=1
        
        //Com a bala criada
        with(instance_create(x+32,y+16,bala))
        {
            //Move a bala na direção 0 (direita), na velocidade 20
            motion_set(0,20)
        }
    }
}
Tradução:

Código: Selecionar todos

se tecla_pressionada(espaço) e global.balas maior que 0
{
    se sprite é direita 
    {
        global.balas-=1 retira uma bala

        com(criar_instancia(x+32,y+16,bala))
        {
            direção_velocidade(0,20)
        }
}
}
Esse código é para atirar para direita quando tiver balas e sprite édireita.

Explicação:


-O evento keyboard_check_pressed, verifica se a tecla foi pressionada. Só ocorre uma vez, e para ocorrer novamente tem que soltar e pressionar a tecla novamente.

- && é o mesmo de and que em português significa "e".

- global.balas é uma variavel que estamos usando para contar o número de balas.

- with, nesse caso faz o que esta entre colchetes acontecer, mas com o objeto que foi criado.

- motion_set(direção, velocidade) seta a direção (de 0 a 359 graus) e velocidade do objeto.
Agora que você sabe como cada parte funciona, você deve conseguir fazer nas outras três direções. Se não conseguir, baixe a seguinte abaixo:

[GM:S] DOWNLOAD DA ENGINE

[GM8] DOWNLOAD DA ENGINE

Até mais!

Próxima aula: Saude do player e Inimigo Top Down

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